Frameworks que facilitam o desenvolvimento com JSP e Servlets

Alguém pode me inidicar frameworks open-source que facilitarm o desenvolvimento de aplicações utilizando JSP e servlets? Alguma dica?

Sugestão: utilize um framework SpringMVC ou Struts2, ou ainda VRaptor para desenvolvimento pra Web… Servlets está em desuso, a não ser que você esteja dando manutenção em algum Sistema legado!

Abs!

[quote=ppro11]Sugestão: utilize um framework SpringMVC ou Struts2, ou ainda VRaptor para desenvolvimento pra Web… Servlets está em desuso, a não ser que você esteja dando manutenção em algum Sistema legado!

Abs![/quote]
Ótimas sugestões ppro11, eu só usei profissionalmente o Struts2 e foi uma feliz experiência. Sabe me dizer como está hoje o SpringMVC comparado com o Struts2? Qual está mais evoluído, mais valorizado nas empresas ou ambos estão relativamente no mesmo nível?

Steam, se for para freelance vale arriscar frameworks como Play para Java, que pelo que li e vejo comentários facilita bastante a vida, só fico com pé atrás por darem mais bola para a linguagem Scala. E para mercado parece que ainda não é amplamente utilizado. VRaptor e Mentawai também só vejo elogios, apesar de também não ser amplamente utilizados mundialmente.

Tudo vai depender dos seus objetivos e gostos (pois por exemplo, quem não gosta de lidar diretamente sempre com HTML e jquery prefere JSF, que inclusive é amplamente utilizado no mercado atual. Já quem gosta de sempre ter o controle do HTML, assim como eu, odeia ele). Então experimente o máximo que puder, que é uma coisa legal, e se aprofunde no que você se sentir mais confortável para seus objetivos.

Se for preparar para mercado de trabalho eu vejo SpringMVC e Struts 2 como sendo mais utilizados.
O VRaptor eu vejo todo mundo falando que é facil, mas não encontro muitas vagas que o requerem.

Se você realmente quer aprender leia o livro Servlet e JSP. Todos os frameworks tem o servlet/jsp como base. Entendendo seu funcionamento você terá uma boa base para qualquer framework web.

[quote=Hebert Coelho]Se for preparar para mercado de trabalho eu vejo SpringMVC e Struts 2 como sendo mais utilizados.
O VRaptor eu vejo todo mundo falando que é facil, mas não encontro muitas vagas que o requerem.

Se você realmente quer aprender leia o livro Servlet e JSP. Todos os frameworks tem o servlet/jsp como base. Entendendo seu funcionamento você terá uma boa base para qualquer framework web.[/quote]
Falai, se você fosse usar action-based em um projeto do zero usaria qual SpringMVC ou Struts2? Teria algum motivo?

[quote=javaflex][quote=Hebert Coelho]Se for preparar para mercado de trabalho eu vejo SpringMVC e Struts 2 como sendo mais utilizados.

Se você realmente quer aprender leia o livro Servlet e JSP. Todos os frameworks tem o servlet/jsp como base. Entendendo seu funcionamento você terá uma boa base para qualquer framework web.[/quote]
Falai, se você fosse usar action-based em um projeto do zero usaria qual SpringMVC ou Struts2? Teria algum motivo?[/quote]Eu escolheria SpringMVC se fosse utilizar mais módulos do Spring. Utilizaria Struts se fosse integrar com tecnologias JEE, EJB por exemplo. [=

[quote=Hebert Coelho][quote=javaflex][quote=Hebert Coelho]Se for preparar para mercado de trabalho eu vejo SpringMVC e Struts 2 como sendo mais utilizados.

Falai, se você fosse usar action-based em um projeto do zero usaria qual SpringMVC ou Struts2? Teria algum motivo?[/quote]Eu escolheria SpringMVC se fosse utilizar mais módulos do Spring. Utilizaria Struts se fosse integrar com tecnologias JEE, EJB por exemplo. [=[/quote]
Interessante sua resposta. Mais pra frente quero aprender outro framework web de mercado p/ Java, vou dar uma olhada no Spring como um todo então. Valeu.

[quote=javaflex]Interessante sua resposta. Mais pra frente quero aprender outro framework web de mercado p/ Java, vou dar uma olhada no Spring como um todo então. Valeu.[/quote]Fora do Brasil o Spring é muito forte. Aqui no Brasil não diria que ele é tão forte em comparação a fora do Brasil. Ele é um mundo de coisas, dá para criar sistemas complexos utilizando apenas suas APIs.

Estou trabalhando com algumas partes dele atualmente e gosto muito. Com EJB 3.1 e JEE6 o frameworks do JEE estão voltando a ter notoriedade de novo. A falta de injeção de recursos estava a matar com a JEE.

Eu to saindo de Spring e indo pro CDI, nao conheco muito bem ainda este framework, mas estou achando ele muito bom em questao de agilidade.

Eu prefiro o Spring, não só pelo DI mas também por todos os recursos que ele oferece. No mesmo Framework você consegue ter DI/IoC, integrar JPA ter acesso simplificado a rest, web-service, agendadores de tarefas, javamail, MVC, e outras coisas mais.

O Struts eu usei a versão 1, na verdade só dava manutenção em uma aplicação que usava ele, não gostava. O Struts 2 não chegeui a usar.

E para quem usa o Guice DI da google, tem o Lime MVC, bem parecido com o MVC do Spring.

Nossa, mais uma sigla no mundo do Java! Mas isso não tem haver só com injeção de dependência? (Pelo que pesquisei rapidamente).

[quote=Hebert Coelho][quote=javaflex]Interessante sua resposta. Mais pra frente quero aprender outro framework web de mercado p/ Java, vou dar uma olhada no Spring como um todo então. Valeu.[/quote]Fora do Brasil o Spring é muito forte. Aqui no Brasil não diria que ele é tão forte em comparação a fora do Brasil. Ele é um mundo de coisas, dá para criar sistemas complexos utilizando apenas suas APIs.

Estou trabalhando com algumas partes dele atualmente e gosto muito. Com EJB 3.1 e JEE6 o frameworks do JEE estão voltando a ter notoriedade de novo. A falta de injeção de recursos estava a matar com a JEE. [/quote]
Valeu, muito bom saber que lá fora é bastante usado. Vou focar no Spring MVC primeiro que é a parte que motiva.

O Struts2 é excelente, o Struts1 sempre me fez correr do Java, por “culpa” dele preferi aprender primeiro .NET.

Taí mais um voto para o SpringMVC.

“Steam”, algo a manifestar?

javaflex se você gosta do Struts2, quando conhecer o SpringMVC vai deixar de lado o Struts… ele é mais limpo, mais fácil de usar e acredito que ele tenha mais recursos! Eu gosto bastante, além de ser mais usado que o Struts.

Boa Sorte!