Freelancer em sistemas web e NÃO em sites dá certo?

Bom dia senhoras e senhores…

Estou pretendendo iniciar trabalhos freelancer em sistemas web… Mas aí vai minha duvida:

Será que consigo clientesim trabalhando SOMENTE com sistemas web? Ou também terei que trabalhar com sites? Pergunto isso porque entendo de HTML, CSS e afins, mas não me garanto de criar design pra websites. Agora pra sistemas sim…

Bom, se a sua ideia é viver somente de freelance, eu acho um pouco complicado mesmo trabalhar só com sistemas Web. Durante um tempo eu busquei trabalhos freelance e realmente, a grande demanda era por sites em Wordpress.

Vai ser um pouco difícil se manter sem ter base de clientes e ainda ficar escolhendo trabalho. Pois vai haver períodos que vai surgi um tipo de demanda e outras não.

Mas vou levantar uma ideia, já pensou em ter um sistema de trabalho? Digo um sistema web, tipo: contas a pagar, controle de estoque ou outro qualquer.

1 curtida

Quem encomenda software para freelancers hoje em dia?

quando uma empresa pequena ou pessoa física quer uma solução, eles não pedem alguém pra criar, eles procuram por algum site ou app que já existe e atende sua expectativa.

Só empresas grandes criam software por encomenda. E quando elas não querem ou não podem desenvolver a solução, elas contratam consultores, e não freelancers.

A demanda por sistemas próprios, como dito acima, é pequena, mas sim existem exceções.

Porém, se quer trabalhar com sistemas, o melhor é encontrar um parceiro e construir um software pra ele e então sair vendendo para outros que possam utilizar o mesmo sistema

Ai vem aquele, a mas já existem sistemas pra resolver tudo, mas nenhum destes é o seu sistema, aquele que o cliente terá vc, o cara que criou, pra prestar manutenção, que pode ser adaptado pra qualquer necessidade dele, e por ai vai, TEM QUE SABER VENDER, e como freelancer é a mesma coisa, já vi ótimos programadores não darem certo por não saberem vender seu serviço!

Eu mesmo, algum tempo atrás fiz um sistema para atender pequenas lojinhas, mercearias, etc… só controle de estoque e vendas mesmo, e até hoje tiro uma renda mensal em cima desse sistema

Atualmente trabalho em um projeto contratado e estou desenvolvendo um sistema para uma outra linha de negócio por fora para colocar no mercado, claro bem mais completo que aquele primeiro.

2 curtidas

Como assim @andrebmarinho? Trabalhar somente com um tipo de sistemas? e vende-los ou aluga-los?

@ClaitonBarreto,

Estou fazendo o que o @mate falou: Estou desenvolvendo um software pra um cliente que tenho, esse software atende um nicho e logo após concluído, vou ter um sistema de “trabalho”, posso oferecer a outros clientes do mesmo nicho.

Eu não vou vender o software, vou alugar, pois assim além de estabelecer uma renda mensal vou poder sempre evoluir com a ferramenta fortalecendo assim meu sistema e consequentemente oferecendo um melhor produto ao mercado.

1 curtida

Ah sim! Entendi meu amigo. Muito obrigado pela luz! :laughing:

Acho que essa realmente é a melhor estratégia. Já pensei nisso, mas travo em algumas questões:

1 - Ter ideia do que realmente desenvolver;
2 - Estar muito acostumado a desenvolver aquilo que já está especificado pelo Analista de Sistemas (no caso de eu desenvolver um sistema próprio, eu preciso me virar com tudo, correr atrás dos requisitos e etc);
3 - Ter dúvidas com relação a qual a melhor tecnologia/linguagem/arquitetura pra que futuramente eu não tenha dor de cabeça com possíveis problemas que essa má escolha pode acarretar.

Enfim, esses são alguns medos que eu tenho quando penso em desenvolver algo próprio. Espero que você tenha sucesso no seu empreendimento.

1 curtida

Não busque uma “ideia”, busque um problema. Problema tem em toda parte, aos montes, pegue um que se possível faça parte da empresa em que você trabalhe e resolva.

2 curtidas

Vou dar um exemplo do sistema que tenho pra mercearias/lojinhas, tinha uma namorada que os pais dela tinha uma mercearia e ela pediu se eu tinha como ajudar de alguma forma o controle de estoque e vendas ser mais consistente, pois achavam que um funcionário poderia estar roubando

Na época o que sabia era C e Java, então fiz em java, um sistema simples, cadastro de produtos, tudo que entra dão entrada no estoque, ao realizar a venda entram com os produtos, quantidade da venda, calcula ali o valor a ser cobrado e tal, nada demais, e baixa os produtos do estoque

Quando quer gera um relatório das vendas por período, só o gerente pode corrigir possíveis erros no processo e este gera log (Mais tarde coloquei controle de usuário, assim gera log das vendas realizadas por cada usuário)

Implantei na mercearia dele em troca de um credito de 50 reais mensais em consumo na mercearia

Meu próximo cliente foi um amigo dele a quem ele mesmo indicou, também cobrei 50 reais, depois tendo um case de sucesso para demonstrar, sai oferecendo, cheguei a ter mais de 30 clientes na região, ou seja, mais de R$ 1500,00 por mês com um sistema desse, que mesmo na época começando na programação levei um mês para fazer, og ainda tenho 8 ativos o que ainda me da R$ 400,00 ao mês (R$ 150,00 tem que ser em consumo, 100 em duas mercearias e 50 em uma lojinha de 1,99 kkkkkkkkk mas é lucro)

Ah mais tem várias soluções melhores e free, só te digo, COMODISMO, depois que se acostumam com um sistema não querem trocar

Mas uma coisa te digo, se tua meta é não ter dor de cabeça, fica como programador em uma empresa seguindo o que os planos do analista que, quem diz que isso da dor de cabeça, nunca lidou com clientes!

Outra vantagem de focar no problema é que não existe requisitos pra coletar, ou se existe, são muito poucos.

O unico motivo pra ter uma fase de coleta de requisitos é para o analista não ter que saber nada sobre a implementação, e o implementador não ter que saber nada sobre o problema.

Concordo com você. Eu nunca trabalhei por conta desenvolvendo e vendendo um sistema próprio, mas eu já aprendi com experiências dos outros que isso dá mais dor de cabeça do que trabalhar como programador numa empresa qualquer. Tem o lado bom e lado ruim, as vezes o lado bom compensa, porque se for desenvolver um sistema realmente bom e que vende bastante, o cara pode até ficar rico.

Cara tem um amigo meu que começou assim, trabalhava em uma empresa, e desenvolveu um sistema por fora, mas isso a uns 15 anos atras, foi ganhando clientes, o lucro estava bom que contratou um cara pra manter esse sistema e começou a desenvolver outro, e por ai em diante

Og tem uma equipe de mais de 30 pessoas, 7 sistemas no mercado, e está muito bem de vida

1 curtida

A idéia que alguém precisa lidar com clientes ou ser digitador de luxo é uma grande besteira.

A outra de que é preciso lidar com clientes pra vender software, talvez isso seja verdade no mercado corporativo…

Mas se você tem um software que resolve algum problema comum, basta usar canais de distribuição como app stores, ou mesmo a web, que ele vai vender sozinho. O importante é entender que o publico alvo é global, e que ficar fazendo solução para lojinha da esquina por 50 conto é besteira.

Muito bom @mate!!! excelente exposição. O profissional de T.I precisa entender quem é seu cliente e ir melhorando o relacionamento e assim vai crescer.

Gostaria de colocar minha contribuição aqui, estou fazendo o curso de marketing digital de Gustavo Guabanara, muito bom, recomendo, é voltado principalmente para nós profissionais de T.I a fim de saber entender e se posicionar no mercado vendendo nossos produtos e serviços.

Entender os 4 P´s do marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Quando os 4 estão em equilíbrio tendem a influenciar e conquistar o público.

Na verdade não porque geralmente quando é necessário correr atras de clientes, quem vende é uma pessoa, e quem desenvolve é outra. Só porque o sistema é próprio não quer dizer que você precisa fazer tudo sozinho.

Eu diria que a dor de cabeça é a mesma, com o benefício de uma maior participação nos lucros, afinal trabalhando como digitador de luxo numa empresa qualquer não da pra ganhar muito.

Canais web estão lotados de produtos que possuem um diferencial muito maior que o seu

Quem utiliza da aquisição por estes canais são pessoas que entendem e estes buscam o melhor, coisa que a chance de um programador sozinho fornecer melhor que o produtos feitos por empresas é infima

Onde um programador sozinho consegue se colocar como um diferencial é na venda direta no mercado regional, implantando e dando um suporte direto ao cliente

Pra ganhar cliente é necessário oferecer um diferencial, e o diferencial que vc pode oferecer em relação as empresas muito mais estruturadas e com equipes bem maiores é este

Se vc tem a ilusão que criando um sistema bonitinho ali e lançando uma publicidade ali vai chover clientes, amigo, se ta bem enganado

O problema aqui é a sua premissa, muito comum entre programadores, que diferencial tem que ser sempre no sentido de mais funcionalidades, e que design é apenas sobre aparência, portanto algo secundário, sem muita importância.

Felizmente programadores são uma parcela ínfima da população. No mundo real, design é um diferencial. Se você acha que as pessoas não estão dispostas a pagar por uma solução “bonitinha”, eu sugiro que continue pensando assim. Quanto mais programadores menosprezarem design, menor será a concorrência pra mim. :slight_smile:

E não… design não é o ponto forte de empresas “estruturadas” com equipes maiores.