Caros, eu sou desenvolvedor java há seis anos (sim, eu sobrevivi).
A região onde resido (Região Metropolitana de Curitiba) já foi mais florida para quem trabalha com a linguagem do café.
De uns tempos para cá eu tenho visto muitas ofertas para profissionais .NET, em todos os níveis.
Gostaria de saber de vocês o seguinte: vale a pena migrar de JVM para .NET?
Pergunto isso por que:
1 - Em termos salariais, eu já ganho muito mais que a média dos profissionais java, será compensador mudar?
2 - Qual a melhor trilha para aprender a desenvolver em C# e ASP.NET hoje?
3 - Sei pouco sobre as certificações da Microsoft, mas, em geral, elas parecem ser mais específicas que as da Oracle e, por isso, mais fáceis (não estou falando de forma pejorativa, é que a quantidade de conteúdo para estudar para cada prova é menor). Elas realmente possuem peso no mercado ou apenas afagam o ego?
Obrigado e até mais.
A resposta se vale a pena só vai vir na prática quando começar ir nas oportunidades que conseguir ser chamado, vai depender do porte da empresa, .NET também está em empresas de grande porte como Java. Então se mantenha no seu emprego onde está satisfeito com o salário e em paralelo estuda .NET.
Sobre certificação eu pelo menos nunca precisei. Mas pode fazer parte do filtro na seleção principalmente para quem inicia ou quando não é por indicação. Como você já é experiente, sabe que na realidade do dia a dia dentro de uma empresa isso não faz muita diferença na prática, fora que a maioria decora simulados pra passar na prova. Aprender mesmo é através de bons cursos especializados e com a experiência do negócio dentro da empresa.