Caros, eu sou desenvolvedor java há seis anos (sim, eu sobrevivi).
A região onde resido (Região Metropolitana de Curitiba) já foi mais florida para quem trabalha com a linguagem do café.
De uns tempos para cá eu tenho visto muitas ofertas para profissionais .NET, em todos os níveis.
Gostaria de saber de vocês o seguinte: vale a pena migrar de JVM para .NET?
Pergunto isso por que:
1 - Em termos salariais, eu já ganho muito mais que a média dos profissionais java, será compensador mudar?
2 - Qual a melhor trilha para aprender a desenvolver em C# e ASP.NET hoje?
3 - Sei pouco sobre as certificações da Microsoft, mas, em geral, elas parecem ser mais específicas que as da Oracle e, por isso, mais fáceis (não estou falando de forma pejorativa, é que a quantidade de conteúdo para estudar para cada prova é menor). Elas realmente possuem peso no mercado ou apenas afagam o ego?
Obrigado e até mais.
A resposta se vale a pena só vai vir na prática quando começar ir nas oportunidades que conseguir ser chamado, vai depender do porte da empresa, .NET também está em empresas de grande porte como Java. Então se mantenha no seu emprego onde está satisfeito com o salário e em paralelo estuda .NET.
Sobre certificação eu pelo menos nunca precisei. Mas pode fazer parte do filtro na seleção principalmente para quem inicia ou quando não é por indicação. Como você já é experiente, sabe que na realidade do dia a dia dentro de uma empresa isso não faz muita diferença na prática, fora que a maioria decora simulados pra passar na prova. Aprender mesmo é através de bons cursos especializados e com a experiência do negócio dentro da empresa.
Sobre o que estudar, deve estudar a linguagem C#, os recursos gerais do framework .NET, principalmente ADO.NET, e para web o ASP.NET MVC/WebApi, por ser o mais usado hoje em produção. Mas nada impede também de esbarrar em oportunidades que usem ferramentas mais antigas como WebForms. Em relação persistência de dados, pode ter projeto que use ORM NHibernate, Entity Framework ou que simplesmente use diretamente ADO.NET.
Como você já trabalha com Java, vai ser tranquilo C#, é como se fosse um Java bem mais evoluído.
Aqui tem umas apostilas pra se guiar:
http://www.k19.com.br/downloads/apostilas
Complementando, eu também passei por uma situação parecida, muitos anos atrás era bem experiente em Delphi e passei a ver que as oportunidades na minha região estavam sumindo e aparecendo mais Java e .NET. Por sorte fui para uma oportunidade que tinha projetos em Delphi migrando para .NET, então a mudança foi bem natural, apesar do conceito de projeto ser bem diferente, sai do desktop para web.
@javaflex, desde sempre vejo tuas respostas aqui e te admiro e respeito.
Eu quero mesmo é antever qualquer situação de emergência, afinal não sou funcionário público e o risco de demissão sempre está ali, né?
Complicado é achar algo atualizado sobre o MVC, não ando tendo sorte com isso.
Obrigado, vejo que voce ajuda bastante também com sua experiencia. Em relação a não achar algo atualizado sobre ASP.NET MVC, não se prenda muito nisso, você pode praticar na última versão e usar como base o que for possível achar, se esbarrar em algo diferente pesquise pontualmente. Se for a versão 4, não mudou quase nada pra versão 5, quando migrei só notei que um bug foi resolvido e desfiz uma gambiarra. O ideal mesmo é fazer um curso, mas se não puder compre um livro, assim tem melhor direção e é mais fácil encontrar tudo na versão atual, para linguagem C#, plataforma .NET e framework web ASP.NET MVC/Web Api.