Bom , sou novato em java ee e estou começando a engatinhar agora nessa tecnologia.
Até então minha prai era desktop.
Uma das minhas dificuldades é saber oq aprender , p/ o back end já vi que é servlets e beans … blz …to me virando nisso e estou achando até legal. mas e p/ o front end ? oq devo usar ?
Quais as opções mais utilzadas ?
Andei vendo por alto o Flex, mas oq é mais usado pelo mercado, tem algum “framework” p/ o front end ?
Existe algum bem ao estilo visual ? de preferencia q seja integrado ao netBeans (pelo p/ quem tá no começo ele é muito melhorque o eclipse)
Escolher como será a “cara” da sua aplicação é meio complicado, depende de cada caso. Você pode usar JSF se precisar de algo Web, ou até mesmo o Flex para fazer aplicações ricas com efeitos e informações dinâmicas… Pode até usar o Swing, que já tem o plugin para o Netbeans que você comentou.
Caso escolha o Flex, você também tem um plugin visual, só que para o Eclipse. Uma coisa interessante do Flex é que, com praticamente o mesmo código, você consegue compilar sua aplicação para trabalhar na Web, dentro do browser, ou no desktop, usando o Adobe AIR. E a versão desktop roda tanto no Windows quanto no Mac de boa.
Acho que o melhor jeito é você dar uma olhada em cada tecnologia mesmo e escolher qual vale mais apena estudar agora.
Interessante isso tbm.
No caso p/ o applet consultar um DB ele deve se ligar a um javabean destaforma teria que usar algo tipo serialização e assim iria se formar uma conecxão permanente com o servidor , mas isso é o mesmo q a arquitetura cliente-servidor.
Imagino q no flex isso não acontece, pois o TomCat irá “renderizar” o código “flex” passando-o p/ java , é isso mesmo ?
Bom, a aplicação desenvolvida em Flex nada mais é do que um SWF do Flash. Então o trabalho de renderizar a aplicação é do Flash Player que o usuário tem instalado na máquina dele. Quando ele vai fazer uma requisição para o Java, você pode utilizar o remoting do Flex. Ele utiliza o protocolo AMF da Adobe, que é encapsulado pelo HTTP, então nada mais é do que uma requisição para uma página no servidor.
No servidor, você vai usar algo para interpretar as chamadas AMF. Um exemplo legal para você dar uma olhada seria o BlazeDS. Ele cria uma servlet que recebe todas as requisições do Flex, “redireciona” para seu serviço no Java, processa, serializa os objetos e manda pro Flex. Quando chegar no Flex eles são serializados de volta para objetos que foram criados espelhando os objetos q vc tem no Java.
Não sei se fui muito claro, mas tentei explicar de uma maneira bem simples.
Mas tem algo curioso , como a estrutura dos dados enviados devem ser semelhantes a um SWF se no meio do caminho entre cliente e servidor estiver um firewall SMLI (que tem a capacidade de analisar o pacote como um todo , ou seja, consegue ver “assinaturas” dos dados podendo identificar que tipo é) estiver configurado p/ bloquear flash … então dancei. E tem a questão do google tbm, que dá preferência em dar um “ranking” bom a páginas q utilizem html e coisas assim …
então .f… rs
Obs , sobre o firewall não tenho muita certeza do nome (SMLI) , mas a função dele é esta que descrevi
Na verdade, a estrutura de dados não é semelhante a um SWF. A sua aplicação será um SWF, a interface dela que o usuário vai carregar assim que acessá-la. A comunicação com o back-end pode ser feita de várias maneiras, incluindo WebServices.
Só fazendo um adendo: o Google está conseguindo procurar nos sites que possuem Flash sim. Vide este link.
Só outro adendo: se você não precisa do Flex, não o use (já falei isso em outro tópico e quem lê pode pensar que eu odeio Flex, mas muiiiiito pelo contrário tá? :))! Muita gente acaba estragando a cara da empresa, fazendo uma página web que poderia ser muito melhor feito em uma tecnologia mais simples (vide o site dos tucanos, já comentado pela D-Click). Mantenha a simplicidade. Pense da seguinte maneira: preciso de algo tão completo como o Flex? Se a resposta for ‘não’, um XHTML com CSS e Javascript pode funcionar muito bem (aqui vai de você daí, né? Se quiser ver, tem JSP e ASP também).
Exatamente! Como disse lá em cima, depende de cada caso, hehehe. Trabalho com Flex a mais de 3 anos na DClick e ainda tem muita coisa que faço usando PHP e JavaScript!! O mais importante é você conhecer cada tecnologia, mesmo que seja superficialmente, para saber qual a melhor a ser utilizada quando precisar fazer algo.
Então…tô neste ponto ainda , conhecer as tecnologias , até agora sempre trabalhei com plataforma cliente servidor e desk top.
Já tenho uma base de Java , to fuçando em java EE , enquanto to na persistênciade dados , camada de controle blz … não tenho muitas dúvidas, o mercado já consagrou alguns frameworks …então é + fácil p/ mim.
Por outro lado , o front end , é muito mais complexo devido a quantidade de ferramentas que existe.
Andei dado um “overview” em alguns frameworks p/ js , como o mootools e o jquery.
Vc falou em Swing , mas ele não é apenas p/ desktop ou applets ? [/quote]
Vc pode usar Swing e um backend servlet tb, com tudo que tem direito.
Já particiei de um projeto com a view Swing mas no server tinhamos um Tomcat e o Spring-Remoting
para a comunicação.
[quote=anderson.rossi]Andei dado um “overview” em alguns frameworks p/ js , como o mootools e o jquery.
Tô começando dando a dar uma olhada em JSF tbm.[/quote]
Boa. Quando se fala em Javascript é difícil não colocar um anexo pra alguma coisa de jQuery. Pra JSF existem diversas implementações, como RichFaces e ICEFaces. No entanto, acho (veja bem, eu acho) que JSF serve mais pra sistemas mesmo… Nesse caso, pode ser que em alguns aspectos seja um concorrente de Flex.
Só aconselho você a ficar meio longe de Silverlight
Andre (eita nome bonito hein?),
Foi mal… Não tinha visto direito lá em cima. De qualquer forma, é bom saber que temos a mesma opinião nessa parte
Acredito que o Flex seja melhor em processamento no servidor, pois todo o processamento do front end é feito na máquina do usuário, deixando apenas as chamadas de métodos para o servidor, enquanto o JSF precisa processar tudo no servidor antes de mandar para o usuário. Porém, como o Flex é um SWF inteiro, acredito que na maioria dos casos ele seja mais pesado para transferência.
Mas não sei se esses são pontos que você precisa se preocupar agora. Tem outras coisas mais importantes para serem consideradas na hora de escolher uma tecnologia para desenvolver algum sistema.
Neste momento a questão do consumo foi apenas uma curiosidade de minha parte.
Mas acho que neste projeto vou optar pelo Flex , pois seu desenvolvimento me pareceu bem simples e rápido
Fora a qualidade visual que o projeto atual “requer”