Bom , sou novato em java ee e estou começando a engatinhar agora nessa tecnologia.
Até então minha prai era desktop.
Uma das minhas dificuldades é saber oq aprender , p/ o back end já vi que é servlets e beans … blz …to me virando nisso e estou achando até legal. mas e p/ o front end ? oq devo usar ?
Quais as opções mais utilzadas ?
Andei vendo por alto o Flex, mas oq é mais usado pelo mercado, tem algum “framework” p/ o front end ?
Existe algum bem ao estilo visual ? de preferencia q seja integrado ao netBeans (pelo p/ quem tá no começo ele é muito melhorque o eclipse)
Escolher como será a “cara” da sua aplicação é meio complicado, depende de cada caso. Você pode usar JSF se precisar de algo Web, ou até mesmo o Flex para fazer aplicações ricas com efeitos e informações dinâmicas… Pode até usar o Swing, que já tem o plugin para o Netbeans que você comentou.
Caso escolha o Flex, você também tem um plugin visual, só que para o Eclipse. Uma coisa interessante do Flex é que, com praticamente o mesmo código, você consegue compilar sua aplicação para trabalhar na Web, dentro do browser, ou no desktop, usando o Adobe AIR. E a versão desktop roda tanto no Windows quanto no Mac de boa.
Acho que o melhor jeito é você dar uma olhada em cada tecnologia mesmo e escolher qual vale mais apena estudar agora.
Interessante isso tbm.
No caso p/ o applet consultar um DB ele deve se ligar a um javabean destaforma teria que usar algo tipo serialização e assim iria se formar uma conecxão permanente com o servidor , mas isso é o mesmo q a arquitetura cliente-servidor.
Imagino q no flex isso não acontece, pois o TomCat irá “renderizar” o código “flex” passando-o p/ java , é isso mesmo ?