Funcionamento ejb+remote+jndi+rmi [RESOLVIDO]

Oi pessoal

Estou estudando sobre ejb, mas não ficou bem claro como que funciona a parte do remote, quero dizer como que é feito o retorno do ejb quando ele é remoto.
Sei que utiliza o jndi para encontar o ejb que estou chamado e que retorna ou executa o metodo pelo RMI (acho que é isso), mas gostaria de entender melhor como que é feito isso. Sei que o container é quem é o responsável e que deveria ficar transparente para o desenvolvedor, porem gostaria de entender melhor. Alguém pode me passar algum material que explique o fluxo de quando é chamado um ejb remoto (como acha pelo jndi e como acha pelo rmi)?
obrigada

Pela sua descrição parece que você entendeu bem como funciona o processo. O resto são camadas mais baixas.

Exemplo:

o seu servidor de aplicação possui uma instância de um objeto, seu session bean, e ele está associado a um endereço JNDI.

Alguma máquina remota faz o lookup desse objeto, e é retornada para ela um proxy, uma extensão, que não é o objeto em si.
Quando você invoca um método nesse proxy, a invocação é enviada ao container pela camada de rede (é aqui que entra o RMI).

o processamento ocorre no servidor de aplicação e a resposta é retornada.

Todas as chamadas são chamadas remotas, por isso que (se não me engano) no EJB 2.1, todos os métodos deviam declarar que lançam RemoteException na sua definição.

cliente > chama um metodo de um ejb remote > o ejb chamado esta associando a um endereço no jndi (em que momento??? como??) > jndi acha qual o ejb que o cliente quer > depois nisso passa a responsabilidade para o rmi > rmi registra e armazena a referencia (que na verdade é um proxy) do ejb chamado > rmi executa o metodo> rmi retorna para o cliente e resultado do metodo.

é assim? :shock:

Sendo EJBs eles normalmente já são associados a endereços JNDI assim que eles fazem o deploy, tudo é preparado no start.