Boa noite. Primeiramente gostaria de dizer que sou iniciante em programação, ou seja, por consequência, em Java. Estive estudando a respeito de métodos funções, junto a algum textos da internet, utilizando a busca do fórum e de um PowerPoint do meu professor. Consegui entender o porque de usa-lo e quando. Entretanto, quando fui tentar testa-lo em um código, não consigo compila-lo de forma alguma. Já tentei muitas maneiras, declarando as variáveis, não declarando variáveis, tentando scannear os valores das constantes, enfim, tudo. Eu realmente gostaria de ter uma dúvida objetiva com um código em mãos, entretanto não consigo entender de que forma devo montar esta função, se existe mais de uma forma. Sei que talvez seja abrangente demais, mas digo desde já que agradeceria qualquer forma de ajuda, sendo com links, etc.
PS.: Vou colocar o último código que testei para apresentar a vocês mais ou menos qual é o meu intuito
public class testefuncao {
public double somar( double a, double b ) {
a=5.11;
b=5.122;
return a + b;
}
System.out.println(somar);
}
Obrigado ! Eu entendi o que você fez, só que fiquei com algumas dúvidas: eu tenho que declarar a função antes de inicializar o programa (feito pelo método main), não preciso introduzir as variáveis e por estarem em escopos diferentes, porque o método main consegue puxar a função soma ?
o método somar vai receber 2 valores inteiros.
foi isso que vc escreveu.
public static double somar( double a, double b )
o método somar é publico e estático, vai retornar um valor double e vai receber como argumentos dois valores do tipo double, que serão chamados de a e b.
[quote=Elizeu_Santos]o método somar vai receber 2 valores inteiros.
foi isso que vc escreveu.
public static double somar( double a, double b )
o método somar é publico e estático, vai retornar um valor double e vai receber como argumentos dois valores do tipo double, que serão chamados de a e b.[/quote]
Ok, entendi! Mas agora estou com mais uma dúvida! Se eu quiser esses valores do tipo double, ou seja, mudar seus valores para depois imprim-los nessa função, como devo proceder ??
É para isso que funções servem. Para que você possa deixa-las prontas e usarem com os valores que você quiser depois.
Geralmente, as funções fazem uma tarefa simples. Nesse caso, a função soma soma dois números. Poderia ser uma operação muito mais complexa, como dizer se é primo ou não, ou usar um número para pesquisar um registro num banco de dados. Tanto faz. O importante, é que ela realiza uma tarefa específica.
Os argumentos de entrada indicam para a função o que quem a chamou quer. Com eles, você realiza a tarefa da função e dá um retorno.
Quem deve decidir o que fazer com esse retorno é quem chamou a função. No caso, nosso main, que decidiu que iria imprimir o resultado na tela.
A função pode ficar acima ou abaixo do main, isso não faz diferença em Java.
resolvi mostrar, minha calculadora em java. é um pouco mais complexo, mas tem algumas funções, como somar, diminuir, dividir, multiplicar, etc… acho que é fácil de perceber onde estão, olhando o código, e tem outras informações que talvez futuramente, podem até ser bastante utéis. valeu. http://www.raghyjose.net/calculadora.php