Funções para Adicionar/Subtrair DIAS em uma Data em uma consulta HQL usando PostgreSQL (RESOLVIDO)

Alguém saberia me dizer como se pode adicionar/subtrair intervalos de data com HQL ou Criteria? Tentei usar a função date_add e date_sub (ex.: date_sub(foo.data, 2 day)), mas o hibernate (usando Postgresql 8.3) está lançando a exceção: “… org.hibernate.hql.ast.QuerySyntaxException: unexpected token: day near line 1, column 219 …”

Quero fazer algo do tipo:

em.createQuery("select f, b from Foo f, Bar b where f.data = date_sub(b.data, 2 day) and ... (outras condições que não importam para este tópico)");

Alguém sabe como fazer isso?

Porque você não faz a operação antes de passar para o hibernate?! Ou precisa ser necessariamente feito no lado do banco?!

Por motivo de performance. Se eu fizer a operação com a data fora da consulta, terei que fazer várias consultas ao banco (uma para cada data que eu calcular “do lado de fora”)…

Você quer pesquisar um intervalo de datas?! Se não for, coloca aí o que você pretende fazer!

Preciso testar melhor, mas parece que consegui resolver o meu problema.

Vou tentar resumir meu problema.

O sistema que estou implementando precisa fazer “Lancamentos de Crédito” (Class LancamentoCredito (na verdade é LancamentoCreditoTarifado, mas vamos ignorar esse sufixo)) em uma determinada conta (Class BancoConta).

Cada LancamentoCredito está associado (@ManyToOne) a uma “Vigência Tarifária” (Class VigenciaTarifaria), ou seja, um LancamentoCredito possui 1 única VigenciaTarifaria e 1 VigenciaTarifaria pode ter vários LancamentoCredito’s.

LancamentoCredito também possui 1 campo BigDecimal chamado “valor”, 1 campo BancoConta chamado “conta” e 1 campo CreditoTipo chamado “creditoTipo” (que representa o tipo de lançamento, DAC, TED, DOC, Home Banking, etc…).

Essa VigenciaTarifaria possui um campo int chamado “floatDias”. Esse floatDias representa o D+floatDias que o crédito lançado realmente entrará na conta.

Em um certo relatório, eu preciso saber o “Total de Créditos” que será transferido para uma determinada BancoConta, de um determinado CreditoTipo, entre o intervalo de datas dataInicial e dataFinal.

Se o floatDias fosse sempre o mesmo, isso seria facilmente resolvido. Por exemplo, se o floatDias fosse SEMPRE igual a “2” e eu quisesse saber o total de créditos que entrou em uma conta, entre o dia 16/04/2009 e 30/04/2009:

Calcularia a dataIni e a dataFim “por fora” (com a classe GregorianCalendar), resultando dataIni = 14/04/2009 e dataFim = 28/04/2009 e executaria a consulta hql:

"select sum(lanc.valor) from LancamentoCredito lanc where (lanc.dataLancamento between :dataIni and :dataFim) and (lanc.conta = :bancoConta) and (lanc.creditoTipo = :creditoTipo)"

Acontece que o floatDias pode variar durante o período selecionado. Por exemplo, do dia 16/04/2009 ao dia 20/04/2009 floatDias pode ser 2, e a partir do dia 21/04 até o dia 30/04 o floatDias pode passar a ser 3…

Então eu precisaria de uma função que pudesse somar uma quantidade de dias dentro da query para poder me dar o resultado desejado. Felizmente dá pra fazer isso com o PostgreSQL usando a seguinte sintaxe:

Somar dias e horas a uma data (Fonte: http://pt.wikibooks.org/wiki/PostgreSQL_Prático/Funções_Internas/Data_e_Hora):

Só que para usar isso eu não poderia usar HQL, teria que usar sql nativo. Para continuar usando HQL, tive que criar minhas funções HQL “add_day(data, dias)” e “sub_day(data, dias)” e extender o dialeto org.hibernate.dialect.PostgreSQLDialect:

public class CustomPostgreSQLDialect extends PostgreSQLDialect {
	  public CustomPostgreSQLDialect() {
		  super();
		  registerFunction("add_day", new SQLFunctionTemplate(Hibernate.DATE, "( cast((?1) as Date) + cast((?2) || ' days' as interval) )"));
		  registerFunction("sub_day", new SQLFunctionTemplate(Hibernate.DATE, "( cast((?1) as Date) - cast((?2) || ' days' as interval) )"));		  
	  }
}

Agora, finalmente, eu posso fazer a consulta HQL que eu gostaria (não testado a fundo ainda) :

Query query = em.createQuery("select sum(lanc1.valor) from LancamentoCreditoTarifado lanc1, LancamentoCreditoTarifado lanc2 where (lanc1.dataLancamento = add_day(lanc2.dataLancamento, lanc2.vigenciaTarifaria.floatDias)) and (lanc2.conta = :conta) and (lanc1.conta = :conta) and (lanc1.creditoTipoTarifado = :creditoTipoTarifado) and (lanc2.creditoTipoTarifado = :creditoTipoTarifado) and (add_day(lanc2.dataLancamento, lanc2.vigenciaTarifaria.floatDias) between :dataIni and :dataFim)");

Espero que isso possa ajudar alguém no futuro!