Futuro das linguagens de programação

O que seria na prática desprendimento no seu desenvolvimento?

Por exemplo, se eu for desenvolver com .Net Framework(enterprise), obrigatoriamente eu estaria preso ao windows e as demais.

Vai depender do seu cenário real.

1 curtida

Qual o dilema?

Acho que se vc se permitiu conhecer diferentes frameworks js, que servem pra basicamente, A MESMA COISA, então pode se permitir conhecer diferentes linguagens de backend.

…ou você acredita mesmo que vai arrumar emprego com Vue???

Qual delas optar agora.

Mas eu não disse que não vou me permitir conhecer outras linguagens back, só não tem como eu misturar varias linguagens agora. Passando esse projeto ou ate antes, surgindo outras oportunidades, vou encarar. No momento sera para se dedicar a minha experiencia e não com a linguagem. Não quero usar somente uma ou saber só uma.

Eu pesquisei bastante, venho vendo varias linguagens ao longo desse tempo, essas foram as que visei mais, mas não diz que vou negar outra linguagem amanha, é somente nesse contexto, para atingir esse objetivo, que alem de um projeto/sistema, uma experiencia.

Sobre o Vue.js, sei que quero desenvolver um cliente SPA, pode ser com BackBone, Angularjs, Vue.js, o que for, por hora esta o Vue.js. Estou analisando, pode ser que para mercado(“moda”) angular seja melhor, mas sera que não é mais do que eu preciso? Sera que Vue.js não oferece o suficiente ?(view), foi boa a sua colocação.

O importante é o aprendizado/desenvolvimento sobre SPA, que acredito que esta crescendo muito, sei que não cabe em todos projetos, como poderia ser para outra ferramente.

Esses frameworks JS vem e vão, até o próprio AngularJS praticamente morreu já na versão 1.0, onde a versão 2.0 é outro projeto totalmente diferente, só leva o nome sem o JS no final. Para ajudar no lado client prefiro bibliotecas, amarram menos. JQuery está há 10 anos no mercado, não considero moda. Embora frameworks JS facilitem mais SPA, vai ter que dormir com incertezas.

A princípio você pode usar qualquer linguagem pra backend web, inclusive JS.

Concordo com você, realmente JQuery é bem viável, como você disse esta a anos no mercado. Fora que JQuery pode ser usado juntamente com a biblioteca BackBone.

Mas fico em duvida se essas frameworks vão se concretizar de vez no mercado.

Sobre JQuery, vi que tem um modulo SPA, saberia se ele pode ser modular igual a essas frameworks ? Qualquer coisa é investir em Sass.

@javaflex

To ligado @pfk66, com Node.Js, mas no momento quero focar em linguagem OO, futuramente quero adentrar nessas novas perceptivas: Node, Go, Elixir etc…

Esses frameworks JS sempre serão dúvida. A quantidade já diz muita coisa. O AngularJS ficou mais famoso por causa da imagem do Google, que passou pra comunidade. Então por isso é o mais pedido no mercado, mas nem o Google usa isso. De concreto mesmo só a base, HTML, CSS, JS, HTTP, o resto é ferramenta que vai usar ou não dependendo do que a empresa pedir, ou de você escolher no caso de seu projeto pessoal.

Sobre “módulo” SPA para biblioteca JQuery eu não sei informar por não trabalhar com SPA. Pelo que acompanho em relação a SPA, o movimento é usar uma dessas dezenas de frameworks JS.

Se eu fosse você se concentrava em um tipo de ‘application’ só, na minha opinião app nativa mobile tem mais público do que SPA, e vai poder trabalhar com algo mais concretizado do lado client. Em relação a web/HTML se concentra logo depois para aprendizado de sistemas “clássicos”, que são mais pedidos no mercado, e não SPA. Sem essa de SPA, usar jquery por exemplo é super tranquilo.

Se você não quer tecnologias “enterprise” e quer ser competitivo no mercado, dá pra ir de Ruby ou Python, contudo existem diversas empresas startup que utilizam Java. Eu mesmo já trabalhei em uma.

Com Python, a maior (eu disse maior, não todas) parte das vagas que verá são para DevOps e afins. Já com Ruby é mais provável que pegue MVP’s, sistemas web no início ou até mesmo “buchas” já consolidadas pra resolver :stuck_out_tongue:

Elixir, Clojure, Go, etc eu diria que é um aprendizado secundário. Algumas empresas já utilizam Clojure, por exemplo o Nubank, e já vi algumas vagas pra trabalhar com Elixir na Europa, mais especificamente Irlanda e Inglaterra. Sem contar a Plataformatec no Brasil.

Pra firmar o OO que você tá interessado, tanto Ruby quanto Java eu indicaria primeiro, embora prefiro aprender as coisas mais por debaixo dos panos. Muita coisa no Ruby que já vem “pronta”, ajuda você a entender bem caso já tenha um background em Java ou outra linguagem de mais baixo nível tipo C. Outra vantagem de aprender Java é que também te abre portas pra criar apps nativas pra Android.

No Front, não inventa, é Javascript na veia sem bibliotecas. Aprende Javascript e só depois vai ver alguma lib/framework. De nada adianta o cara conhecer a API do Angular mas não saber resolver um problema com prototype.

Se você quer adentrar nesse mundo “exigindo” aprender apenas uma linguagem, sem saber como funcionam as coisas por debaixo dos panos, sua vida como programador poderá ser complicada :smiley:

Abraço e boa sorte

Vendo por esse ponto esta correto, tem varias coisas que me atraem a querer usar algum framework, mas o principalmente pode ser feito só com JS, que seria as chamadas AJAX. Sobre HTTP, estou com um livro para ler.

Realmente, princialmente porque fico mais animado em aprender “mobile” do que se aprofundar em front-end(frameworks e etc) e como você mesmo disse, esta firmado/concreto no mercado.

Entendo sobre o que esta tentando me alertar, mas já compreendo esse ponto, principalmente por impor isso em meus estudos/conhecimentos, não adiante querer saber só as maiores abstrações e esquecer das internas.

Sobre Java, prefiro optar por C#, achei muito interessante a proposta do .Net Core, provavelmente vai crescer muito, mesmo que não seja o foco agora um dia sera. Fora que posso usar o mesmo conhecimento no “enterprise” e ate mesmo com as semelhanças com outras linguagens.

Não sei porque a galera que vem nesse tópico não entendeu que não quero aprender somente uma linguagem, já estudei 3 linguagens, mas quero concretizar uma por agora, no momento, não quero estudar 2, 3, 4 linguagens de uma vez, não faz sentido. Ate enjoa, coisas novas surgem, não da para ficar somente com uma coisa. Se hoje eu optar por C# ou Ruby ou Python, em um futuro pode ser que estude java(android) e etc.

Estou consciente disso, aprendi na pratica com meu ex-professor, gosto mesmo é de saber como funciona por debaixo dos panos.

Obrigado, progresso pra firma.

Javascript é uma linguagem OO. Não baseada em classes, mas sem dúvida orientada a objetos. Por que você não investe um pouco mais de tempo em Javascript?

Se quer aprender OO, melhor desenvolver um jogo ou app mobile então. web service não tem muito de OO pra modelar. Por isso linguagens OO estão perdendo espaço no back end opensource.

Web service não tem OO? Discordo… web service é só um “front end”, é só servicos, o que tem por trás pode, com certeza, estar orientados a objeto

Depende da arquitetura.
Se for um monolítico que não precisa escalar… então pode criar um sistema OO no backend…
Mas se for um arquitetura orientada a serviços, introduzir um sistema OO entre o armazenamento, que possivelmente está no formato relacional, e o cliente do webservice, sendo que a API tb não é baseada em objetos… hummm
pra mim, é apenas introduzir complexidade desnecessária.