gente, uma das minhas primeiras escolhas em relação a Java, foi pelo fato de a mesma ser Multiplataforma…
tudo bem que ainda sou muito leigo no que se diz respeito ao Linux, mas atualmente trabalho com Visual Fox Pro e ao ler este artigo: http://www.grupointernet.com.br/vfplinux/ fiquei realmente pensando em como já se consegue fazer com que ferramentas exclusivamente Windows rodem em outros SOs com um mínimo de problemas, sendo que estes mesmos problemas irão demorar pouco para serem resolvidos… Como fica o Java em meio a este cenário, pois a variedade de plataformas, não será mais uma excluisividade em alguns anos ???
se alguém puder tirar essa minha dúvida eu ficarei grato…
[quote=adriano_si]gente, uma das minhas primeiras escolhas em relação a Java, foi pelo fato de a mesma ser Multiplataforma…
tudo bem que ainda sou muito leigo no que se diz respeito ao Linux, mas atualmente trabalho com Visual Fox Pro e ao ler este artigo: http://www.grupointernet.com.br/vfplinux/ fiquei realmente pensando em como já se consegue fazer com que ferramentas exclusivamente Windows rodem em outros SOs com um mínimo de problemas, sendo que estes mesmos problemas irão demorar pouco para serem resolvidos… Como fica o Java em meio a este cenário, pois a variedade de plataformas, não será mais uma excluisividade em alguns anos ???
[/quote]
Java inventou o conceito de ser independente. Ele é independente porque não depende do SO.
Ele é independente porque não depende do hardware. Ele é independente porque cria seus próprios padrões não forçando o uso de nenhum em particular. Agora ele é até independente no codigo sendo opensource.
O java inventou o conceito e provou que funciona. O .NET o Kyrlix e outras coisas por ai são imitações. Copias.
Tentativas de fazer o mesmo. Mas não foram construidas do principio com a independencia em mente. E isso as afunda.
No futuro mais coisas serão independentes. Muitas rodarão numa JVM. ( telefones, televisões e compuatadores têm java, o proximo passo são mesmo as cafeteiras) O java já nasceu no futuro e apenas estamos testemunhando o aumento da conciencia disso.
Haverá concorrentes ? Claro. Concorrencia é sempre bom. Mas vai demorar até que a independencia do java seja a fonte dos seus problemas. Se é que isso alguma dia será problema.
Cara e o seguinte acho que pode até ser que essa parte de multiplaforma sofra mudanças e que a linguagem java não tenha mais essa qualidade em destaque, mais existem outras caracteristicas que certamente fazem a diferença: Produtividade, pois a orientação a objetos propões desenvolvimento agil e uma facil manutenabilidade
Reutilização: Com a linguagem java a reutilização de componentes vem ganhando muita força, diminui os custos na criação de projeto e ainda dimininui o tempo de desenvolvimento
bom essas duas caracteriscas no meu ponto de vista deixarão o java por um bom tempo ainda no mercado
Desculpa amigão… valew pelo Link, mas não respondeu minha dúvida… nem era sobre Java acabar ou não, pois isso eu tenho certeza que não vai… e mesmo que vá não será tão cedo…
Bom um detalhe, os aplicativos não estão se tornando multiplataforma, o que está acontecendo é que estão sendo criados emuladores de ambiente para que os programas rodem em um sistema operacional pensando qe é outro, nesse link que você passou os sistema VFP acham que estão instalados no windows mas na verdade estão rodando no wine que “emula” um ambiente win em plataforma linux
Particularmente ese tipo de solução server de um quebra galho por um tempo, mas mesmo com a evolução de produtos como Wine eu não confiaria um ambiente de produção de um cliente com essas caracteristicas.
é gerdec, depois dessa fiquei pensando muito nisso, afinal o java está um passo a frente na questão multiplataforma, e ainda tem a vantagem de se comunicar com outros componentes (Mobile)… vamos ver… mas realmente fiquei pensando sobre o assunto… o VFP é realmente bem simples de trabalhar e implanta um pouco os conceitos de OO (na medida do possível é claro)
[quote] No futuro mais coisas serão independentes. Muitas rodarão numa JVM. ( telefones, televisões e compuatadores têm java, o proximo passo são mesmo as cafeteiras) O java já nasceu no futuro e apenas estamos testemunhando o aumento da conciencia disso.
Haverá concorrentes ? Claro. Concorrencia é sempre bom. Mas vai demorar até que a independencia do java seja a fonte dos seus problemas. Se é que isso alguma dia será problema.[/quote]
Pensei assim tbm… vou me agarrar nisso… hehehe
Mas que os outros projetos estão a passos largos isso sim…
Java não inventou nada sobre portabilidade. Virtual Machines e bytecodes já eram usados há décadas em Common Lisp, Pascal (p-code), BCPL (o-code) e até mesmo o emacs que usa bytecodes em elisp.
Java pode ter colocado os conceitos em uma linguagem algol-like -o que ez com que mais pessoas os absorvam- mas não inventou nada. Java é imitação, cópia, dos conceitos já existentes e provados em outras plataformas há décadas.