Olá ViniGodoy 
Não sei se você leu sobre o FXG to Java2D converter. No link mostra o que é e para que serve a ferramenta FXG to Java2D converter. Ou talvez eu não me expressei direito no 1º post.
Sobre:
[quote=ViniGodoy]Para usar só Java 2D, você precisará:
- Aprender como usar o AffineTransform;
- Aprender sobre vetores.[/quote]
Eu sei usar AffineTransform e vetores e também gosto de matemática (eu sabia que as matrizes no segundo grau serviriam e servem para algo
)
Quando me referi sobre os “cálculos exaustivos”, dizia sobre desenhar formas (seja um dragão, super-herói ou qualquer coisa do tipo), sem utilizar imagens externas (seja ela .jpg, .png, Bitmap em geral)… e não sobre rotação, transformações, coordenadas ou qualquer tipo de movimentação que envolva plano cartesianos. Tudo isto pertence a camada de negócio em games (me corrija se eu estiver errado
)
Tanto que eu já li (em outra época, estes artigos que você recomendou e outros do Ponto V).
Voltando ao assunto principal (o do início tópico
):
A ferramenta FXG to Java2D converter serve para transferir os protótipos de design da Adobe Fireworks em elementos Java2D. Devido a exportação que o Fireworks CS4 (somente a partir desta versão) faz para o chamado FXG e é semelhante ao SVG, mas foi criado pela Adobe para trocar imagens dentro da Adobe CS4 suite. Este arquivo FXG, nada mais é do que um xml com as coordenadas das layers vetoriais do Fireworks.
Resumindo a ferramenta faz a parte da camada de apresentação (ainda que de maneira “suja”, mas que pode ser facilmente resolvido) para os interessados (que é o meu caso
) e/ou profissionais em design gráfico (Fireworks CS4) e programação em Java (API Java 2D). Algo que no seus artigos (os que você recomendou e que tem o foco diferente) não faz, lá você mostra como manipular (em plano cartesiano) imagens, mas para isto você terá que ter a imagem da vaca, do carro, da princesa, do igor e do jogador de futebol, já FXG to Java2D converter desenha estas imagens (após você converte-las para imagens vetoriais) em Java 2D, bastando somente algumas modificações “de limpeza no código”.
E quais são as vantagens (segue algumas):
Teria sido muito mais fácil, ao autor deste tópico: http://www.guj.com.br/java/96709-mudar-cores-em-imagem/3 ter usado a ferramenta FXG to Java2D converter para desenhar e recolorir seus bonés do que ter que ficar procurando pixeis pretos em imagem e substituindo por outras cores (isto já nos leva a segunda, e talvez mais importante, vantagem e termos de performance). E também não seria necessário “esticar” imagens e perde qualidade, devia a pixelização.
Não sei se é do seu interesse, mas, caso você não tenha visto mais um vez recomendo, vale a pena, FXG to Java2D converter. :thumbup: