Generalista x Especialista

Gujeiros,
Quando eu começei como desenvolvedor eu era bem generalista, trabalhava com muitas tecnologias, mas a medida que fui crescendo percebi que o reconhecimento de ser generalista não era tão bom, então começei a ser mais especialista e tive um ótimo retorno, mas esses dias atrás me senti um inutil durante uma entrevista, onde o entrevistador me disse que não queria um pessoa tão presa a ferramentas.

Oq vc´s acham que vale mais a pena?

Oi DaviPiala,
também tenho essa dúvida sobre o que compensa mais, o que tenho lido sobre o mercado é que a tendência é a busca por profissionais cada vez mais generalistas mas o que eu penso mesmo é que as duas situações sempre vão conviver porque na hora de um problema complexo é o especialista quem terá mais visibilidade de soluções.

O importante mesmo é se especializar mas estar sempre de olho no que está acontecendo em volta.
Essa é a minha opinião.

[]'s

Laydy

Minha opinião.

Ao contratar vc é visto como um profissional especialista mas que conhece algumas coisas a mais, seriam coisas que vem de “brinde” no pacote.

Depois de contratado, vc é visto como um profissional que tem que fazer de tudo; do tipo que “encara desafios”. Ou seja, um cara que vale por 2 ou até 3 e recebe por 1.

O mosca branca no mercado é o profissional que tem conhecimentos na vertical e horizontal (no bom sentido); sabe várias coisas diferentes com profundidade nos assuntos.

Portanto, cuidadado para não confundir ser generalista com o tiozinho dos serviços gerais. Porque muitas vezes a porta de entrada em uma empresa é uma bomba a ser desarmada e para passar por isso o ideal é que vc seja no mínimo razoavel no tipo daquela bomba.

Minha dica é a seguinte, escolha a tecnologia que vc mais gosta e se aplique nela; caso vc consiga tempo para aprender outras coisas ou a empresa lhe pede a gentileza de resolver um problema diferente, por que não?

flws

"

Tenho buscado cada vez mais me especializar, para isso, me mantenho atualizado participando de cursos, seminários,etc. Vejo que os especialista tem grande mercado de atuacao, pois ainda há lugar para quem sabe profundamente Cobol,C,C++,Assembly. Estes profissionais sao muito bem pagos. Entao, encaro o fato de me tornar especilista com naturalidade.
Um abraco. :wink:

Não vejo nenhum mal em ser especialista contanto que você tenha uma boa visão do todo. O ideal é que você seja um especialista em tudo :lol: mas como não é possível você acaba tendo que se especializar em algumas coisas e conhecer as demais superficialmente.

Pelo que você disse ele achou você meio bitolado em ferramentas. Também acho isso ruim se for o caso. O ideal é você ter uma boa base teórica do assunto com que você está trabalhando mesmo que isso não irá influenciar muito no seu dia-a-dia, pois quando acontecem os problemas se destaca aquele que tem o conhecimento de como as coisas funcionam por trás daquela telinha boba.

Eu também já fiz algumas entrevistas onde me senti inútil, mas eu acho que aprendo muita coisa nessas entrevistas. Isso é bom para nos deixar mais humildes e ver onde estamos errando. Nós saímos da zona de conforto e caímos na real. Não deixe a bola cair. Pense se o que o entrevistador disse realmente é verdade e corra atrás!

Abraço,

Seja tecnologista é bem melhor

Diga o que é um tecnologista, na sua concepção.

Java Specialist Technologic

Finalmente vamos descobrir o significado de Technologic.

Nem ele sabe…

"

Tem muito junior que tem que ser desmamado do Eclipse, mas pra mim não é o teu caso. Eu acho que esse “eu quero um cara generalista” ou significa “eu quero um cara com mais conhecimento teórico” ou “eu quero um especialista em outras tecnologias”. Não dá pra ser webdesigner, especialista SAP, e arquiteto SOA, não importa o quão pouco você preze a sua vida pessoal, e ser mais ou menos em tudo é a maneira mais fácil de arranjar uma posição mais ou menos.

[quote=rubinelli]

Não dá pra ser webdesigner, especialista SAP, e arquiteto SOA, não importa o quão pouco você preze a sua vida pessoal, e ser mais ou menos em tudo é a maneira mais fácil de arranjar uma posição mais ou menos.[/quote]

Falou e disse tudo…hehe!

Pessoa presa a ferramentas não é a mesma coisa que especialista (no contexto de se contrapor a um generalista).

Seria como falar que a pessoa decorou o Microsoft Word, sabe tudo sobre formatação da ABNT, e falar que ela é um mestre em produzir trabalhos científicos. Um não tem nada a ver com o outro.

Mas voltando ao assunto:

Frequentemente pessoas muito especializadas em uma área ganham extremamente bem. Por exemplo, especialistas da Oracle que viajam para todo o canto do Brasil para salvar um banco de milhões de reais, o hora de trabalho deles chega a altos 3-4 dígitos. Porém só existem uns 5 deles no país. O mesmo vale para qualquer outro que seja o melhor na área dele, é muito dificil chegar à esse nível.

Mas falemos de coisas mais mundanas, no caso de desenvolvimento de sistemas. Um especialista é muito visado, mas ele é mais ainda se conhece toda a infraestrutura com que vai trabalhar. Imagine manter um site de comercio eletrônico muito conhecido, que tenha que aguentar milhares de pessoas por minuto, não basta para o arquiteto da solução saber somente como montar clusters, ele tem que saber da rede, banco, servidores, sobre como programar para esse tipo de coisa, tudo.

Uma coisa que temos que pensar como desenvolvedores é que normalmente não somente fazemos soluções, e sim que montamos soluções. Vide as trocentas tecnologias e APIs que tem por aí. Se não quiser reinventar a roda, você tem que ser generalista o bastante para conhecer e saber qual escolher e implantar a(s) solução(ões) certa(s).

Diga o que é um tecnologista, na sua concepção.[/quote]
O que você espera estudando tecnologia, ou em seu caso até expor seus objetivos(o que você mesmo colocou em sua assinatura),e ainda assim pensar que só limita a isso, a Ciência promove pesquisas e estuda situações que sejam úteis no nosso dia a dia, e nisso transforma em tecnologia na qual você terá o conforto em usufruir, ser um Tecnologista é através de sua capacidade de especialização e de seus estudos já adquiridos poder intervir e propor melhores soluções ao recurso que será oferecido ao seu cliente de forma a ter melhores resultados esperados, isso não é ser generalista e nem especialista e ser um estudioso um gestor em tecnologia da informação.

Hoche esse bombou.

[quote=Marcio Duran]O que você espera estudando tecnologia, ou em seu caso até expor seus objetivos(o que você mesmo colocou em sua assinatura),e ainda assim pensar que só limita a isso, a Ciência promove pesquisas e estuda situações que sejam úteis no nosso dia a dia, e nisso transforma em tecnologia na qual você terá o conforto em usufruir, ser um Tecnologista é através de sua capacidade de especialização e de seus estudos já adquiridos poder intervir e propor melhores soluções ao recurso que será oferecido ao seu cliente de forma a ter melhores resultados esperados, isso não é ser generalista e nem especialista e ser um estudioso um gestor em tecnologia da informação.

[/quote]

Então, o tecnologista não exclui nem o generalista e nem o especialista.
É possível ser um tecnologista e generalista ao mesmo tempo? Acredito que sim.
É possível ser um tecnologista e especialista ao mesmo tempo? Acredito que sim.

E, voltando a pergunta inicial, respondo fazendo outra pergunta:
É possível ser um generalista e especialista ao mesmo tempo? Acredito que sim.

Generalista = quantidade, conhecimento horizontal
Especialista = qualidade, conhecimento vertical

Qual escolher? Ter mais quantidade ou mais qualidade? Se fosse para escolher, eu escolheria a qualidade, para ser o meu diferencial. Mas se eu puder, eu fico com os dois!
Na minha concepção, seja generalista e especialista ao mesmo tempo. Você conhece tudo razoavelmente, e muito a fundo em uma determinada área. Com o tempo, comece a generalizar a especialidade também, se especilizar em mais áreas, se especializar ainda mais nas áreas onde você já se considerava um especialista e adquirir algum conhecimento em áreas onde você não sabia nada, ou seja, cresça tanto na vertical como na horizontal. Faça isso até o dia em que você decidir que cansou de tudo e que vai morar em uma chácara e virar pastor de ovelhas ou até o dia em que não haverá um amanhã.

E seguindo a concepção do Duran, daria para você ser um tecnologista TAMBÉM.

Você vende o teu serviço. Quanto melhor for o teu serviço, melhor será o benefício, então invista em melhorar o teu serviço, agregue valor ao teu produto.

(ah, e desculpe Marcio, infelizmente eu sou muito burro e tive que ler 5 vezes o que você escreveu para conseguir entender)

[quote]
Então, o tecnologista não exclui nem o generalista e nem o especialista.
É possível ser um tecnologista e generalista ao mesmo tempo? Acredito que sim.[/quote]
Programador tem especialização em que ?, [color=red] não é tecnologista.[/color][quote]
É possível ser um tecnologista e especialista ao mesmo tempo? Acredito que sim.[/quote]
Tecnologista “Especializado em InternetWorking”, pode ser aprofundar em arquiteturas de redes e telecom.

[quote]
E, voltando a pergunta inicial, respondo fazendo outra pergunta:
É possível ser um generalista e especialista ao mesmo tempo? Acredito que sim.[/quote]
Tecnologista tem esses dois mundos, mas de forma a tomar rumos coerente com o que se deve ou não usar, possue especialização e ainda sim é um estudioso de várias tecnologias de tendencia.

[size=18]Você quis dizer:[/size]
Generalista = quantidade, conhecimento horizontal b[/b], Governança em Tecnologia
Especialista = qualidade, conhecimento vertical b[/b], executa o que é o escopo, “qualidade envolve controle e departamentos”

[quote]
Qual escolher? Ter mais quantidade ou mais qualidade? Se fosse para escolher, eu escolheria a qualidade, para ser o meu diferencial. Mas se eu puder, eu fico com os dois!
Na minha concepção, seja generalista e especialista ao mesmo tempo. Você conhece tudo razoavelmente, e muito a fundo em uma determinada área. Com o tempo, comece a generalizar a especialidade também, se especilizar em mais áreas, se especializar ainda mais nas áreas onde você já se considerava um especialista e adquirir algum conhecimento em áreas onde você não sabia nada, ou seja, cresça tanto na vertical como na horizontal. Faça isso até o dia em que você decidir que cansou de tudo e que vai morar em uma chácara e virar pastor de ovelhas ou até o dia em que não haverá um amanhã.[/quote]
Contraditório.

[quote]
E seguindo a concepção do Duran, daria para você ser um tecnologista TAMBÉM.
Você vende o teu serviço. Quanto melhor for o teu serviço, melhor será o benefício, então invista em melhorar o teu serviço, agregue valor ao teu produto.[/quote]
[]s

[quote]
(ah, e desculpe Marcio, infelizmente eu sou muito burro e tive que ler 5 vezes o que você escreveu para conseguir entender)[/quote]
:wink:

Talvez seja bom ser “especialista” em algo, mas o problema eh que vc fica limitado quando vai procurar empregos porque um periodo a bola da vez eh Java outro .NET e num futuro proximo e ou distante so Deus sabe.
Sei la, eu tento me especializar no que eu estou trabalhando no momento, por exemplo agora, tudo o que eu estudo, leio, desenvolvo eh relacionado com .NET apesar disso eu me viro no Java (porque ja trabalhei um tempo com java e estudei muito).

O problema eh que algumas empresas ai no Brasil sempre querem um cara que sabe tudo, ate mesmo quando duas coisas nao se relacionam tipo
“programador java com nocao de montar micro” ou “programador c++ com experiencia em fazer bolo de chocolate” como ja disseram acima, eles querem um profissional com uns extras de brinde e nem sempre eh assim, ninguem pode ser um especialista em tudo o que existe na area de informatica, todo mundo tem suas areas e tecnologias de preferencia e estudando mais aquilo.
Portanto eu acho que eh uma boa idea se especializar sim, com certeza mas sempre estar atento a outras tecnologias, pelo menos saber fazer algumas coisas basicas ou ter nocao do que eh.

Eu pra falar a verdade nunca comecei a trabalhar num lugar que eu entro como um especialista, trabalho com .net mas quando entrei aqui mal tinha aberto um visual studio pra ver como eh, mas fui honesto com o meu gerente falei que tinha experiencia com java e que provavelmente aprenderia rapido .net/c# por conta disso e deu certo.

//Daniel

Cara, só digo que não vou comentar isso para não virar flamewar.

[quote=Marcio Duran][size=18]Você quis dizer:[/size]
Generalista = quantidade, conhecimento horizontal b[/b], Governança em Tecnologia
Especialista = qualidade, conhecimento vertical b[/b], executa o que é o escopo, “qualidade envolve controle e departamentos”[/quote]

Não, não foi isso que eu quis dizer.

Ao meu ver:
Generalista = “Manjo um pouco de struts, já brinquei um pouquinho com hibernate, fiz umas telinhas com JSF, dei umas mexidas com o VRaptor e com o mentawai, implementei um hello world com EJB, vi um pouquinho de spring em um projeto que mexi uma vez, estou aprendendo ruby e rails”.

Especialista = “Nunca vi struts, não entendo nada de hibernate e nem de EJB, nunca vi o VRaptor, não sei o que é mentawai, não entendo ruby e nem rails, nunca mexi com spring, mas se o assunto for JSF eu sei absolutamente tudo-tudo-tudo.”

Generalista e especialista ao mesmo tempo = “Manjo um pouco de struts, já brinquei um pouquinho com hibernate, dei umas mexidas com o VRaptor e com o mentawai, implementei um hello world com EJB, vi um pouquinho de spring em um projeto que mexi uma vez, estou aprendendo ruby e rails e sou um deus no JSF”.