[quote=Marcio Duran]O que você espera estudando tecnologia, ou em seu caso até expor seus objetivos(o que você mesmo colocou em sua assinatura),e ainda assim pensar que só limita a isso, a Ciência promove pesquisas e estuda situações que sejam úteis no nosso dia a dia, e nisso transforma em tecnologia na qual você terá o conforto em usufruir, ser um Tecnologista é através de sua capacidade de especialização e de seus estudos já adquiridos poder intervir e propor melhores soluções ao recurso que será oferecido ao seu cliente de forma a ter melhores resultados esperados, isso não é ser generalista e nem especialista e ser um estudioso um gestor em tecnologia da informação.
[/quote]
Então, o tecnologista não exclui nem o generalista e nem o especialista.
É possível ser um tecnologista e generalista ao mesmo tempo? Acredito que sim.
É possível ser um tecnologista e especialista ao mesmo tempo? Acredito que sim.
E, voltando a pergunta inicial, respondo fazendo outra pergunta:
É possível ser um generalista e especialista ao mesmo tempo? Acredito que sim.
Generalista = quantidade, conhecimento horizontal
Especialista = qualidade, conhecimento vertical
Qual escolher? Ter mais quantidade ou mais qualidade? Se fosse para escolher, eu escolheria a qualidade, para ser o meu diferencial. Mas se eu puder, eu fico com os dois!
Na minha concepção, seja generalista e especialista ao mesmo tempo. Você conhece tudo razoavelmente, e muito a fundo em uma determinada área. Com o tempo, comece a generalizar a especialidade também, se especilizar em mais áreas, se especializar ainda mais nas áreas onde você já se considerava um especialista e adquirir algum conhecimento em áreas onde você não sabia nada, ou seja, cresça tanto na vertical como na horizontal. Faça isso até o dia em que você decidir que cansou de tudo e que vai morar em uma chácara e virar pastor de ovelhas ou até o dia em que não haverá um amanhã.
E seguindo a concepção do Duran, daria para você ser um tecnologista TAMBÉM.
Você vende o teu serviço. Quanto melhor for o teu serviço, melhor será o benefício, então invista em melhorar o teu serviço, agregue valor ao teu produto.
(ah, e desculpe Marcio, infelizmente eu sou muito burro e tive que ler 5 vezes o que você escreveu para conseguir entender)