Gente, não consigo fazer conexão com meu banco de dados

Essa é minha classe de conexão

[code] import javax.swing.;
import java.sql.
;

class ConexaoDB{
private String FonteDB,Usuario,Senha;
private Connection Conexao;

public ConexaoDB(String FonteDB,String Usuario,String Senha){
setFonte (FonteDB);
setUsuario(Usuario);
setSenha(Senha);
}

public void setFonte (String FonteDB) {FonteDB = FonteDB;}
public void setUsuario (String Usuario) {Usuario = Usuario;}
public void setSenha (String Senha) {Senha = Senha;}
public void setConexao (Connection Conexao) {Conexao = Conexao;}

public String getFonte () {return FonteDB;}
public String getUsuario() {return Usuario;}
public String getSenha (){return Senha;}
public Connection getConexao (){return Conexao;}

public boolean Conectar(){
boolean sucesso = true;
String fonte = “jdbc:odbc”+getFonte();
try{
Class.forName(“Sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver”);
setConexao(DriverManager.getConnection(fonte,getUsuario(),getSenha()));
}
catch(Exception e){
sucesso=false;
}
if(sucesso)
JOptionPane.showMessageDialog(null,“Conexão Ativa!”);
else
JOptionPane.showMessageDialog(null,“Não Conectou!”);

return sucesso;
}

public void Fechar(){
try{
getConexao().close();
}
catch(Exception e ){
JOptionPane.showMessageDialog(null,“Erro ao Fechar o BAnco!”);
}
}

public Statement PrepararComando(){
try{
return getConexao().createStatement();
}
catch (Exception e){
JOptionPane.showMessageDialog(null,“Erro de Comando”);
return null;
}
}
}[/code]

Essa a de usar a conexão

[code] import java.sql.*;

class UsarConexao{

public static void main (String args[]){
boolean Conectou;
ConexaoDB C= new ConexaoDB(“AcessoDB”,“root”,“virtual”);
Conectou=C.Conectar();
if(Conectou)
C.Fechar();
System.exit(0);
}
}[/code]

estou usando o mysql-connector-java-5.1.18 e o mysql-connector-java-3.1.14, mas com nenhum deles a conexão funciona o que faço?

O parametro que você chamou de fonte tem que receber uma String parecida com isso:

jdbc:mysql://localhost:3306/tebocomercial

onde primeiro vem o termo jdbc, o dois-pontos, o tipo de banco de dados, no caso mysql, outro dois-pontos e por fim a string de conexão do banco que no caso tem //localhost que determina do servidor (no meu caso local), dois-pontos a porta de comunicação (3306) uma barra invertida e o nome do banco de dados.

espero ter ajudado

falow

Só umas dicas amigo,

quando for colocar algum código, coloque entre as tags CODE

[code]código aqui[/[color=red]/[/color]code] [color=red]*sem a barra em vermelho[/color]

e outra, posta o erro que deu no seu console.

Abraço!

Tebo muito obrigado pela força e limaaq valeu pela dica, vou fazer como me pediu daqui em diante. Tebo, eu mudei a linha de comando para isso String fonte = "jdbc:mysql://localhost:3306/Igreja()";. Contudo quando uso o comando “java UsarConexao” aparece a mesma janela de mensagem de antes “Não Conectou!” Usei a mesma porta que vc digitou porque se não me engano é a padrão usada pelo java e é a que determinei para o mysql quando o instalei. Mas ainda assim pergunto, seria esse o motivo do erro?[color=blue] [/color]

Acredito que não devia existir esses parenteses em Igreja()

tinha que ser:

jdbc:mysql://localhost:3306/Igreja

Velho, pelo que eu entendi daquele teu código do primeiro post,

ele ta caindo no catch desse try

try{ Class.forName("Sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver"); setConexao(DriverManager.getConnection(fonte,getUsuario(),getSenha())); }

Não esqueceu de colocar o driver não né?

Meus caros, desculpem-me por incomodá-los tanto; detesto admitir mas sou realmente um noob (se a galera do rag ver isso vão me zoar o resto do ano). Bem, tebo eu realmente já havia notado o caso dos parenteses e os retirei daquela linha, mas o problema persistiu (a linha ficou identica ao que vc escreveu no seu comentário), agora limaaq; eu instalei o driver de conexão que me foi indicado no livro que estou estudando é o MySQL Connector/ODBC 5.1, portanto ou o driver está errado ou a linha onde determinei-o é que está errada, mas se está não sei qual é esse erro. Como falei no meu primeiro post estou com dois conctores no pc eles estão na pasta C:\DB2\Fontes que é onde estão guardadas as classes que criei com o editor de texto, esses conectores são o mysql-connector-java-3.1.14 e o mysql-connector-java-5.1.18 que segundo consta não precisam ser instalados no pc. Até onde sei estou com tudo certo para que a minha conexão se concretize. Se vocês tiverem mais alguma luz para lançar sobre essa minha total escuridão agradeço e muito!!

Se está usando o mysql e o conector mysql-connector-java-5.1.18, tente trocar a String do Class.forName();, para.

org.gjt.mm.mysql.Driver

Testa ai e fala.

Desculpe a demora em responder, mas estive fazendo uns testes para ver se obtinha resultados. O modo que vc me mandou fazer não funcionou fexx; estou testando algumas mudanças para ver se consigo fazer essa minha aplicação sair do zero!