Sei que está cheio de videos no youtube monstrando os poderes do Linux com o compiz e companhia.
Mas este vídeo do Gentoo + Compiz Fusion + Beryl e Metacity é muito bom. Vale a pena conferir!
Eu usei o beryl por algum tempo no Ubuntu 6.10, realmente é muito atrativo visualmente, mas vc enjoa rapidinho da grande maioria dos efeitos… :lol:
Mas é legal ver o quão evoluída está a interface gráfica do software livre.
[quote=dedejava][quote=paulovittor23]
Mas é legal ver o quão evoluída está a interface gráfica do software livre.[/quote]
Do software livre não, mas de qualquer sistema operacional.[/quote]
bom, eu prefiro que seja de uma alternativa livre…
pois interface gráfica é uma das poucas coisas que faltam para SO’s livres se popularizarem…
nada contra licensas, mas…
Pena que no notebook da empresa não tenha placa 3D de verdade :(, então eu uso o Ubuntu 7.10 sem efeito visual nenhum. Até é possivil ativar o Compiz, mas quando ativo ele, vira e mexe começa a dar problema e alguns aplicativos não funcoinaram direito (é só desativar que tudo volta ao normal).
Agora em casa, computador com uma ATI, eu tenho o Beryl, porém eu quase não uso esse computador
Realmente o Beryl (agora com a junção com o compiz = compiz fusion) deixa a cara do SO muito legal e diferente, mas ainda não consegui achar utilidade para aquele monte de animação.
Ví pela primeira vez no início do ano passado no notebook de um professor, achei super legal e instalei em casa… Sei lá, como falaram, é bonito, mas enjôa rápido e eu acho que aquele monte de coisa não tem utilidade nenhuma… Para que eu vou querer trocentos efeitos de abrir e fechar janela? Só se for para mostrar que é bonito, pq no dia a dia é um saco. Pq eu vou querer que minhas janelas balancem como um pudim?
É bonito, mas não é útil. A idéia é revolucionar a interface, mas em termos de utilidade fica devendo… Ao meu ver o único recurso legal é o do cubo (e os outros efeitos) para as áreas de trabalho.
[quote=Schuenemann][quote=davidbuzatto]
É bonito, mas não é útil.
[/quote]
O objetivo não é ser útil.[/quote]
Mas porque fariam uma coisa para não ser útil? Só pela “beleza”? Ou só para falar que o Linux tbm tem interface rebuscada igual ao Vista?
Eu acho que o objetivo é sim ser útil (mas ainda não chegaram a esse ponto…)
Ao meu ver é como se fosse um tipo de migração da interface atual para uma mais rebuscada… Controlar tudo na tela, tipo aquelas interfaces do Matrix e do Minority Report… Em 2006 eu ví um vídeo de um pesquisador que estava desenvolvendo uma interface controlada na mão, tipo a do Minority Report… Usava-se várias câmeras para verificar a posição do kra e o que ele estava fazendo e as imagens eram projetadas em um painel de um material transparente no qual as imagens eram geradas… Infelizmente não tenho mais o link. Era bem interessante.
[quote=davidbuzatto][quote=Schuenemann][quote=davidbuzatto]
[/quote]
Mas porque fariam uma coisa para não ser útil? Só pela “beleza”? Ou só para falar que o Linux tbm tem interface rebuscada igual ao Vista?
Ao meu ver é como se fosse um tipo de migração da interface atual para uma mais rebuscada… Controlar tudo na tela, tipo aquelas interfaces do Matrix e do Minority Report… Em 2006 eu ví um vídeo de um pesquisador que estava desenvolvendo uma interface controlada na mão, tipo a do Minority Report… Usava-se várias câmeras para verificar a posição do kra e o que ele estava fazendo e as imagens eram projetadas em um painel de um material transparente no qual as imagens eram geradas… Infelizmente não tenho mais o link. Era bem interessante.[/quote]
Hmmm… eu acho que o objetivo é criar uma interface mais bonita e atrante, por exemplo, como os ícones de hoje são muito mais bonitos que aqueles horríveis do Windows 3.1, mas sem nenhuma utilidade extra. Não vejo muitas coisas úteis (uma que lembrei agora é o preview dos programas da taskbar quando o mouse passa).
Sobre “falar que o Linux tbm tem interface rebuscada igual ao Vista”, o Beryl é mais antigo que o Vista
Sobre a interface controlada por mão, eu vi numa apresentação de um Sun Tech Days uma espécie de “mouse-luva” que parecia interessante. Levava em consideração até a profundidade (dava pra empurrar uma janela para trás das outras).
[quote=Schuenemann][quote=davidbuzatto][quote=Schuenemann][quote=davidbuzatto]
[/quote]
Ao meu ver é como se fosse um tipo de migração da interface atual para uma mais rebuscada… Controlar tudo na tela, tipo aquelas interfaces do Matrix e do Minority Report… Em 2006 eu ví um vídeo de um pesquisador que estava desenvolvendo uma interface controlada na mão, tipo a do Minority Report… Usava-se várias câmeras para verificar a posição do kra e o que ele estava fazendo e as imagens eram projetadas em um painel de um material transparente no qual as imagens eram geradas… Infelizmente não tenho mais o link. Era bem interessante.[/quote]
Hmmm… eu acho que o objetivo é criar uma interface mais bonita e atrante, por exemplo, como os ícones de hoje são muito mais bonitos que aqueles horríveis do Windows 3.1, mas sem nenhuma utilidade extra. Não vejo muitas coisas úteis (uma que lembrei agora é o preview dos programas da taskbar quando o mouse passa).
Sobre “falar que o Linux tbm tem interface rebuscada igual ao Vista”, o Beryl é mais antigo que o Vista
Sobre a interface controlada por mão, eu vi numa apresentação de um Sun Tech Days uma espécie de “mouse-luva” que parecia interessante. Levava em consideração até a profundidade (dava pra empurrar uma janela para trás das outras).[/quote]
Eu vi tbm essa apresentação, eu estava lá
Foi uma moça bonitona que apresentou né? Eu respondi uma das perguntas daquele tipo de quiz q ela fez
Eu não lembro o nome daquela aplicação, eu já instalei ela uma vez para dar uma olhada, é o desktop 3D em Java.
É bem legal.
Quando a idade do Vista e do Beryl, eu não me referi quem veio primeiro (o ovo ou a galinha??? hehehe), mas sim que tem hora q parece que é uma competição de quem faz a coisa mais bonitinha.