[quote=“leomc”]marcos me fala qual é teu processador que passo os links pra vc baixar
o começo do gentoo é meio confuso mesmo[/quote]
Cara, eu tenho um Pentium II MMX 350.
Poderia me indicar quais arquivos devo baixar?
[quote=“leomc”]marcos me fala qual é teu processador que passo os links pra vc baixar
o começo do gentoo é meio confuso mesmo[/quote]
Cara, eu tenho um Pentium II MMX 350.
Poderia me indicar quais arquivos devo baixar?
Marcus, acho que não vale a pena instalar o gentoo nessa máquina. Quando eu tinha um k6 2 eu compilava o kernel 2.4 beta e demorava uma eternidade, acho que você vai ter mais dor de cabeça que resultado positivo. Se você quiser MESMO instalar, podemos brincar aí pra ver como o gentoo se comporta nessa máquina. Faríamos uma configuração bem leve,
usando xfce4.
Esses são os dois cds. Obseve que não tem otimização.
ftp://ibiblio.org/pub/Linux/distributions/gentoo/releases/x86/2004.1/livecd/install-x86-universal-2004.1.iso
ftp://ibiblio.org/pub/Linux/distributions/gentoo/releases/x86/2004.1/packagecd/x86/packages-x86-2004.1.iso
Se preferirem, temos mirrors brasileiros para o Gentoo:
Valeu Leo, vou tentar e ver o que acontece.
Eu não uso Linux ainda (herege! :shock: ), mas passei a dica do Gentoo para a galera que conheço e usam e todos gostaram muito.
Por curiosidade, quem quiser saber que tipo de pinguim é o Gentoo, clique aqui para ver uma foto do bicho.
Estranho, baixei os dois arquivos install-x86-universal-2004.1.iso (58.8M) e packages-x86-2004.1.iso (200KB). :roll:
Estranho, baixei os dois arquivos install-x86-universal-2004.1.iso (58.8M) e packages-x86-2004.1.iso (200KB). :roll:[/quote]
Galera, foi problema de junta. :oops:
Estou conseguindo baixar o arquivo completo.
Tb vou entrar nesta
Deu uma lida na parte de instalacao do handbook e percebi que esta é uma grande oportunidade para aprender mais sobre instalacao/configuracao de linux q nao seja apertar o botao “Continuar”…
Abraços
Finalmente tive um tempinho ontem e comecei a instalar o Gentoo em casa, mas tive alguns problemas e alguma dúvidas:
Pra que serve o CD de packages se qualquer emerge que dou ele tenta baixa da internet? Como fazer pra instalar os pacotes do CD em vez de fazer download?
Ele não detectou minha placa de rede, que é a NVidia Nforce Onboard, eu achei no site que ela é suportada pelo Gentoo dando emerge no nforce-net, mas quando dou o emerge ele tenta pegar da internet. Como instalar a placa sem ter internet?
Valeu!
[]'s
o gentoo não detecta nada sozinho, você tem que carregar os modulos necessários na mão mesmo, então é só utilizar modprobe e pronto.
ja para instalar um pacote binario, utilize o seguinte:
PKGDIR=<caminho do diretorio inde se encontram os pacotes, por exemplo /mnt/cdrom> emerge -K pacote
pronto, ele vai instalar só o binario, e sai fora se não achar, ou então:
PKGDIR=<caminho do diretorio inde se encontram os pacotes, por exemplo /mnt/cdrom> emerge -k pacote
ai ele tenta o binario, e se não achar, baixa da net
sugiro sempre antes de instalar, utilizar um emerge -vkp para ver o que ele vai fazer e quanto ele vai querer baixar da net
Bem, ressucitando o tópico, gostaria de uma ajuda dos que manjam de Gentoo.
Nas duas últimas semanas consegui dar uma aprofundada nos conhecimentos de Linux, e hoje estou com 3 instalados na minha máquina (Suse 8.2, Mandrake 10 e Slackware 9.1) sem contar o Win XP.
Tenho uma partição de 5 GB sobrando, a qual foi destinada para a instalação do Gentoo. Posso dizer que decorei o Handbook de tanto que tentei instalar esse cara. Tudo corre bem, até ter que instalar o Lilo (ou Grub). O problema está no recenhecimento dos HD’s. Ele não reconhece, quando dou um chroot pra dentro do Gentoo e tento dar um fdisk /dev/hde (sim, é hde, não sei pq não é hda, mas mesmo hda não funciona) a mensagem:
Unable to open /dev/hde
aparece.
Meu fstab está configurado assim: [code]
/dev/hde8 /boot ext2 noauto,noatime 1 2
/dev/hde7 none swap sw 0 0
/dev/hde9 / ext3 noatime 0 1
none /proc proc defaults 0 0
none /dev/shm tmpfs defaults 0 0
/dev/cdroms/cdrom0 /mnt/cdrom auto noauto,user 0 0
[/code]
meu lilo.conf assim: [code]
boot=/dev/hde8
prompt
timeout=50
default=gentoo
image=/boot/kernel-2.4.25-gentoo
label=gentoo
read-only
root=/dev/hda9
[/code]
quando doui um
/sbin/lilo
aparece a mensagem: raid_setup: stat("/dev/hde8")
Alguem te alguma idéia do que pode ser??
Valeu galera!!
[]'s
eu nao sou expert em linux, mas essa historia de hdE ta mto estranha… quantos hds vc tem??
ainda mais porque no lilo.conf q vc passou tem hora q usa hdE e hora q usa hdA…
erght… humm… desculpe minha falha, considere tudo hde… Como estava copiando de um papel para escrever, acabei colocando coisa errada.
Tb acho estranho esse negócio de hde, mas, com exceção do slackware que reconhece hda, todos ou outros reconhecem como hde, sei lá, deve existir alguma explicação pra isso que ainda não achei. Ahh, respondendo a pergunta, tenho 2 HD’s instalados, e o que estou fazendo as instalações é o primeiro da primeira controladora. Outra coisa, o outro HD é reconhecido como hdf :shock:
[]'s
Ressuscitando o tópico
instalei o Gentoo, confitgurei o Gnome, instalei o Firefox, mas as fontes dele está muito estranha. Dá até dor de cabeça mexer nele.
Tem jeito de deixar o Firefox no Linux igual é no Windows? com as fontes iguais?
[color=“blue”]Oi pessoal !!! Tentando novamente ressucitar este tópico… eu gostaria de saber sobre o packpagecd.
Por exemplo, o meu é o Atlhon XP… aí eu tenho que pegar o packpage dele… beleza. Então ele ja é pré-compilado para o meu processador ? Ele é bootable né ?
Estou muito afim de mexer com ele mais tô sem tempo… :roll:
Valeu pessoal !!!
Skyblue[/color]
Se não me engano o pacote de packages tem só os packages mesmo.
Aí você usa o LiveCD para instalar o básico e aí o de packages para instalar o resto.
Bom, o ideal é vc fazer a instalação desde a Stage 1 e ir instalando aos poucos…
É um tempo que vc perde no começo mas ganha lá na frente em
performance.
Um colega meu instalou num Pentium2 com 196Mb de RAM e tá rodando o Oracle 10g nele…é um servidor pra ele brincar de DBA.
No trampo aqui peguei uma máquina AMD Duron 950Mhz com 256Mhz
e tô usando nesse momento o XFCE4 com: Eclipse +Thunderbird+Firefox
+GAIM+5 janelas Eterm+XMMS+wine emulando o IE (porque o meu
cliente usa IE pra acessar a minha aplicação).
O gentoo instalou aqui em 1 dia, mas pra deixar ele redondo gastei mais
uns 3 dias.
Instalei o gentoo em casa (P3-1Ghz-512Mb) e demorou uma noite pra
instalar o básico (sem o X). Pra instalar KDE+OpenOffice+Firefox+Amule
demoraram mais 3 dias compilando… mas tá rapidinho agora,
mais rápido de quando eu usava o Slackware 10. :lol:
[color=“blue”]Oi boaglio, sera que você podia me explicar melhor esse esquema ? Se fica mais rápido, não existe uma forma de colocarem esses pacotes ja compilados para cada processador ? É porque compilado seria bem maior ? :roll:
Valeu pessoal !!!
Skyblue[/color]
Não é apenas uma questão de processador (para isso já tem pacotes específicos).
São escolhas de otimização do GCC (otimizar para tamanho ou para performance); outras otimizações tipo usar pipes, pré-processar loops em arrays, etc; escolher se quer que seus programas tenham suporte a KDE, Gnome, nenhum ou ambos; etc
[quote=“Bani”]Não é apenas uma questão de processador (para isso já tem pacotes específicos).
São escolhas de otimização do GCC (otimizar para tamanho ou para performance); outras otimizações tipo usar pipes, pré-processar loops em arrays, etc; escolher se quer que seus programas tenham suporte a KDE, Gnome, nenhum ou ambos; etc[/quote]
[color=“blue”]Ha obrigado Bani, vou dar uma pesquisada sobre o Gentoo antes de mexer… realmente parece ser muito bom !
Valeu pessoal !!!
Skyblue[/color]