Gentoo

Galera, este tópico é pra ser um derivado do “Você programador Java usa Linux ?”. Bom, todo mundo anda falando muito bem do Gentoo… dei uma olhada no site, com bastante carinho, e gostei do que vi. Agora quero uma opinião dos mais experientes com a Distro:

Pra quem consegue instalar o Debian se batendo um pouco, o Gentoo é algo impossível?

Ele realmente é tãooo bom pra desenvolvedores JAVA?

Como funciona a instalação de novos softwares?

É preciso estar conectado à internet na hora da instalação do OS, ou dá pra fazer tudo de cds? (essa é pra quem não tem internet rápida em casa)

Gustavo Guilherme BacK

a instalação do gentoo é muito fácil pra quem já tem um certo conhecimento em linux, vendo o handbook que tem no site umas 80 páginas quando impresso, parace complicado, mas cara se vc vaixar o live cd e o stage 3 em umas 3 horas vc vai tá com o gentoo rodando com gnome ou kde, openoffice e mais um monte de outros softwares(isso tudo sem internet)… vc tb pode fazer baixando tudo da internet, lógico que irá demorar bem mais.
A instalação não é recomendada pra quem não conhece linux, mas com o manual vc instala numa boa.

instalar o eclise?
emerge eclise
instalar o netbeans?
emerge netbeans

esse comando baixa compila e instala

Melhor que outras distros pra java? cara tudo que tu faz nele tu faz no slack e no kurumim, mas aqui a instalação é mais simples.

O detalhe é… vc só instala o gentoo uma vez… depois é só ir atualizando (isso funciona). Quando lança um novo gentoo ninguem que já tem precisa instalar ele, você pode ir atualizando seu gentoo todos os dias…

leomc, esse gentoo parece bastante interessante. utilizo Slack desde de 1999 e gosto muito dele, mas sempre é bom ir conhecendo outros Linux.
Ja passei pro red hat, conectiva, Suse e Debian, e meu favorito continua sendo o Slack.

Dei um olhada na página do Gentoo, e não achei nenhum arquivo .ISO para fazer download, apenas os pacotes separados.
Não existe esse arquivo?

Obrigado

tem na pagina sim,
da uma olhada em download mirrors, e depois dentro de um mirror destes, procura por distribution, a tua arquitetura, liveCD e/ou stage e package

sugiro começar pelo stage 3, pq stage 1 e 2 é meio suicidio :slight_smile:

marcos me fala qual é teu processador que passo os links pra vc baixar

o começo do gentoo é meio confuso mesmo

[quote=“leomc”]marcos me fala qual é teu processador que passo os links pra vc baixar

o começo do gentoo é meio confuso mesmo[/quote]

Primeiro vou começar em casa, em um XP 1700+

No serviço trabalho em um P4 2.8HT
São versões diferentes?

lista dos mirrors http://www.gentoo.org/main/en/mirrors.xml

live CD
ftp://gentoo.chem.wisc.edu/gentoo/releases/x86/2004.1/livecd/install-x86-universal-2004.1.iso

com o live cd você instala o gentoo de boa, lá já tem um stage 3 que é o que você precisa… Aí se você quiser outros pacotes já compilados para o seu processador você pode usar um packageCD

packagecd athlon
ftp://gentoo.chem.wisc.edu/gentoo/releases/x86/2004.1/packagecd/athlon-xp/packages-athlon-xp-2004.1.iso

packagecd PIV
ftp://gentoo.chem.wisc.edu/gentoo/releases/x86/2004.1/packagecd/pentium4/packages-pentium4-2004.1.iso

depois de gravar os cds eu recomendo imprimir o hand book (só a parte 1 dele) e manda vê.

o que vem no live cd universal?
ftp://gentoo.chem.wisc.edu/gentoo/releases/x86/2004.1/livecd/CONTENTS-universal

detalhe… no live cd tem isso aqui
/stages/stage3-athlon-xp-2004.1.tar.bz2
./stages/stage3-i686-2004.1.tar.bz2
./stages/stage3-pentium3-2004.1.tar.bz2
./stages/stage3-pentium4-2004.1.tar.bz2
./stages/stage3-x86-2004.1.tar.bz2

cada pacote stage3 tem isso aqui…
ftp://gentoo.chem.wisc.edu/gentoo/releases/x86/2004.1/stages/CONTENTS-stage3

o que vem no packge cd?
ftp://gentoo.chem.wisc.edu/gentoo/releases/x86/2004.1/packagecd/CONTENTS

o tal “ditribuicao boa pra java!” eh pq ha um comando pra instalar certos programas?! pq se for isso, eu acho q nao eh um argumento suficiente pra usa-la.

ca entre nos, um comando pra instalar o eclipse economiza 2 min q vc gastaria entrando no site e clicando no link, e depois descompactando o arquivo. isso com certeza nao justifica a adocao de uma certa distribuicao.

eu ja usei kurumin, conectiva, debian, suse e red hat. fiquei com o red hat (agora fedora) e instalei o eclipse, netbeans e java com menos facilidade mas mesmo assim MUITO simples.

isso mesmo sérgio… por isso que falei que não é o fato de instalar mais fácil um eclipse que faz do gentoo a distro ideal pra java.

E é o que eu disse… o que tu faz no gentoo tu faz no kurumin e no slack, o gentoo é melhor(pra mim) por outros motivos e de quebra ele tem essa facilidade pra instalar programas…esse lance do java é mais um detalhe que junto com os outros detalhes fez algumas pessoas irem pro gentoo.

-quando tu digita aí eclipse no terminal ele roda? naum né, não está no PATH, aqui tá
-tem algum ícone pra vc clicar e ele abir? deve ter, mas vc que colocou
-na sua máquina tem JAVA_HOME? vc que colocou né, aqui foi o gentoo
-no seu menu do kde/gnome aparece o eclipse? aqui no meu aparece :slight_smile:

isso tudo é detalhe, eu diria inutilidade, mas teu so fica mais organizado e acredite, mas fácil de usar, isso mesmo :slight_smile:

esse lance de falar que o gentoo é a distro ideal pra java, pra mim é mais ou menos assim… o gentoo tem mais java que o Java Desktop System, logo…

A vantagem do Gentoo que está sendo discutida não é a facilidade de instalação de softwares, até porque, como foi dito aqui, a instalação do OS é meio puxada e com certeza só o benefício ao qual você se refere não seria suficiente para uma mudança. A grande vantagem estaria na otimização do OS para trabalhar com o seu hardware, além de possuir recursos escasso a outras distros que auxiliam no desenvolvimento java. Facilidade por facilidade na instalação de softwares fico com o apt-get do Debian.

uma diferença do portage pro apt é que no portage vc tem as ultimas versões do programas, é BEM atualizado (mas tem as velhas tb se tu quiser :))

ps.: nada contra o debian, aliás muito pelo contrário…

O Gentoo é a melhor distribuição para Java porque: (na minha opinião)

• Tem tudo que você imagina sobre Java no portage (e muito mais!) hehehe
  • Tem o java-config caso você queira gerenciar múltiplas JVMs na sua máquina
  • O lance de variáveis de ambiente dele é ultra organizadinho e aí seu computador não vai ficando uma zona quando você começa a colocar ANT_HOME, CATALINA_HOME e por aí vai
  • Tem o canal #gentoo-java na freenode onde você sempre encontra os mantenedores dos pacotes e eles são super abertos a troca de idéias
  • no make.conf, que é onde você escolhe os parâmetros de configuração para todos os seus programas, uma das opções é colocar a palavra Java, para já habilitar por padrão tudo que tiver algum tipo de suporte Java opcional

Bom, se vocês ainda acham que não é motivo suficiciente, simplemente instalem e vejam como é bom! :wink:

Agora, uma dica importante para quem já usa outra distribuição: Se você não está familiarizado com os arquivos básicos de configuração do Linux, copie-os (nem que seja “anote em um papelzinho”) em algum lugar. O Gentoo não tem scriptzinhos para gerá-los automaticamente. O que ele tem são arquivos exemplo com toda a estrutura e uma ótima documentação falando de que forma você tem que alterá-lo para adaptar ao seu computador. Então convem dar uma lida geral na documentação pra ver quais são esses arquivos e aí copiá-los. Para quem ainda não sabe de que arquivos estou falando, são coisas tipo o /etc/fstab.

Mas se por acaso você tiver uma partição sobrando, o mais legal é instalar o Gentoo por dentro do seu Linux que já está rodando! Eu, por exemplo, instalei tudo por um xterm enquanto lia a documentação no firebird e tirava umas dúvidas com uns amigos no X-Chat. Basicamente, basta montar a partição em que você vai instalar e depois de copiar os arquivos dar chroot para dentro dela.

Agora sobre a instalação de softwares, nos LiveCD os software básicos estão disponíveis para instalação. Inclusive há a opção de usar pacotes pré-compilados, o que possibilita instalar Gentoo em menos de 2 horas. Porém, a idéia do Gentoo é ter algo realmente customizado, então acho que vale a pena ficar um ou dois dias compilando seus programas.

acho engraçado porque a gente fala fala mas só quando a pessoa instala que ela ve pq ele é bom !!! eu tb passeio por isso :slight_smile:

Obrigado Leo pelos Links :lol:

Vamos ver se eu entendi.

:arrow: Primeiro eu instalo o LiveCD
:arrow: Segundo passo eu uso o arquivo .iso do Athlon?

Última dúvida que a Bani comentou ali em cima. 1 ou 2 dias compilando o sistema? Isso sem parar, ou seja, deixar o computador 24 ligado? Se for isso, terei que fazer isso aqui na empresa no final de semana só :lol: :lol: :lol:

é isso mesmo que entendeu, não esquece do handbook, sem ele vc naum faz nada :slight_smile:

nos casos mais bizarros vc fica umas 4 horas compilando direto… caso do openoffice-ximian que tem 200MB de codigo fonte, mas vc pode continuar utilizando seu sistema…
tipo vc vai instalando os pacotes aos poucos… agora se vc fizer…

emerge kde gnome openoffice aí vc pode esperar umas 24 horas se tiver um PIV 2.0 :slight_smile:

GG (GentooGuys e GentooGirls),

Por favor me tiverem essas dúvidas sobre o gentoo:

• quero usar o eclipse, mas não quero usar o emerge.
    Pode ser? Ou vc tem que esperar sair um pacote?
  1. Hoje quando eu baixo um pacote eu posso pegar um binário
    pré-compilado genérico ou pego o fonte e compilo.

O gentoo quarda os parâmetros de compilação?
Imagine que eu compilo o meu Apache e PHP com suporte a MySQL, Oracle e
PostgreSQL. Hoje eu guardo os parâmetros que eu passo
no “./configure” em um arquivo.
Imagine que saiu uma nova release do Apache, então eu consigo
aproveitar esses parâmetros de compilação numa boa?
Como seria isso no gentoo?

1. Tenho um FTP que precisa de parâmetros específicos quando sobe
    o processo. Preciso criar um script pra isso. Pra colocar no boot
    é tranquilo ou é cheio de complicação como os RedHats? O boot
    é no padrão *BSD ou não?

2. Existem construtores de pacotes, assim como o checkinstall
    para o gentoo ?

3. De onde veio esse nome Gentoo ?

6)Existe comunidade brasileira? Fiquei espantado em ver no site
deles um fórum em português.

1. Existe um número estimado de usuários no brasil/mundo
    de Gentoo ?

Vocês estão quase me convencendo… li o fórum do Gentoo e fiquei
impressionado com o volume de pessoas usando.
Sempre usei o Slackware Linux desde 96, e em 2001 tive o
prazer de conhecer pessoalmente o Patrick Volkerdi, mantenedor
do Slackware. As coisas estavam boas na época, mas depois
que separou da FreeBSD a empresa dele enfrentou problemas
sérios. Nessa época muita gente foi pro Debian…

Mas como tudo na vida evolui , a gente precisa evoluir também.
Eu achava que a linguagem C era o máximo, até conhecer
o Java. :wink:

É, eu comecei fazendo um emerge KDE (que já puxou todas as dependencias, tipo o próprio X) e isso levou 12h direto no meu PIII.
Depois disso fui escolhendo o que instalar aos poucos então já não dá para contabilizar muito bem.
O open-office, por exemplo, que é outro bem demorado e que precisa de um certo espaço no HD para conseguir compilar, acabei pegando o binário direto, fazendo “emerge openoffice-bin”

O ideal para quem quer compilar as coisas mas não quer perder muito tempo de uso do computador é primeiro instalar o básico (tipo o X com um gerenciador de janelas mais simples e um binario do firebird) e aí fazer o emerge do resto enquanto usa o computador normalmente.

1. Sim, se você usar o emerge você aproveita os recursos do emerge (por exemplo, atualização automática quando você fizer atualização global do sistema, desinstalação, etc), mas se quiser instalar manualmente, não há nada que o impeça.

2. No Gentoo você tem o make.conf em que você guarda os parametros que vai usar em qualquer compilação (se tiver essa opção ele coloca, se não tiver ele simplesmente ignora). Também é possível escolher parâmetros específicos para um emerge específico, mas nesse caso eu realmente não sei se ele guarda ou não, precisaria pesquisar.

3. O boot não é padrão BSD e recomenda-se utilizar os recursos do Gentoo para alterar os scripts, mas também é possível editá-los na mão. Uma coisa boa do Gentoo é que ele nunca sobrescreve seus arquivos a não ser que você peça, o que ele faz é indicar as mudanças que seriam necessárias e aí ou você faz o merge na mão ou pode pedir para ele mesmo fazer o merge.

4. Desconheço isso

5. É uma raça de um pinguin ultra-fofinho

6. Sim, http://www.gentoobr.org

7. Não sei

Legal Bani,

Então no caso eu sou aquele cara chato que gosta de instalar
as coisas de seu jeito.
Exemplo:
J2SE em /java/j2se
Tomcat em / java/tomcat
Eclipse em /java/eclipse

Alterando os make.conf de cada um deles eu conseguiria isso?
Pelo que eu entendi é um make.conf por pacote, correto?

Já abusando da sua boa vontade, mais algumas dúvidas:

1. quem é responsável pela Gentoo? Uma pessoa? Uma empresa?
    Uma comunidade , como no KDE?

2)Drivers: a NVidia , por exemplo, disponibiliza seus pacotes para
Linux. Esses pacotes são adaptados para o gentoo integrados
ao sistema pelo emerge?

3)Máquinas com 2 , 3 placas de rede é tranquila a configuração?

os drivers da nvidia estão no emerge é facim facim de usar… tem no handbook

o gentoo é uma comunidade…
Quanto a documentação… isso não falta.

boaglio eu sei que tem coisas que somos chatos mesmo, mas na boa… cara tenta usar do emerge mesmo, eu te garanto que só te trará benefícios. Lá é tudo bem atualizado não tem motivo pra vc naum usar de lá…

Faz isso tenta usar se tu achar que to falando besteira…

eu nunca usei um rpm do tomcat pq eu tb era chato com essas coisas :slight_smile: já que vc quer evoluir, evolui logo duma vez :slight_smile: tô brincando…