[empolgação]Já estou fazendo o download dos .ISOs[/empolgação]
Uma perguntinha básica.
Instalação de Hardware, é tranquilo? por exemplo
-> Placa de Red
-> Som Onboard
-> Placa de Video ATI Radeon 8500
-> Configurando ADSL, lembrando que primeiro eu tenho que instalar a placa de rede, e depois provavelmente usar o adsl-setup do ppoe (esqueci o nome do pacote disso).
[quote=“boaglio”]
Alterando os make.conf de cada um deles eu conseguiria isso?
Pelo que eu entendi é um make.conf por pacote, correto?[/quote]
Não, o make.conf é global, justamente para você não ter que ficar ajustando todos os parâmetros cada vez que vai instalar uma coisa. Apenas existe a opção de você usar configurações específicas para casos específicos.
Mas no seu caso, tipo instalar em outro diretório, acho que o ideal seria você criar um arquivo ebuild diferente para aquele pacote.
Bom, Gentoo é uma distribuição que eu adoro, mas é algo muito pessoal. Se você realmente gosta de instalar pacote na mão, continue com o Slackware. Tem gente que instala só porque Gentoo tem a tendência a ser mais rápido devido as otimizações de compilação e a possibilidade de pre-link das libs, mas se o seu computador é suficientemente rápido acho desnecessário.
O meu motivo principal para mudar para o Gentoo foi não ter a mímima paciência para ficar procurando e configurando as dependências. Para instalar algo simples como o FrozenBubble levei vários dias, porque quando pegava um tgz do Perl não funcionava, aí quando compilava o source do Perl dava incompatibilidade com o módulo do Perl, aí no fim de instalar todo o Perl o FrozenBubble não achava as coisas porque não haviam ficado no diretório que ele esperava, e por aí vai…
Também gosto do Gentoo porque a comunidade que o mantém tenta ao máximo atender aos pedidos dos usuários, ao contrário do Patrick que convencê-lo a colocar Java no cd principal demorou um tempão. E falando em demorar, mesmo com recursos tipo o slackpkg a atualização do sistema nem se compara com a do Gentoo.
Gosto do Gentoo porque me dá esses benefícios sem perder a transparência, sempre é possível deixá-lo exatamente como você quer. Já tentei Debian, RedHat, Madrake e outros, mas nenhum me dava todas as possibilidades do Gentoo, aí voltava ao Slack porque pelo menos com um pouco mais de trabalho eu tinha o resultado que eu queria.
Mas se você está plenamente satisfeito com o Slackware e não quer nada diferente, ficar 3 dias instalando o Gentoo acho que é perda de tempo. Se você quer apenas ver se ele é “bonitinho” e tal, procure alguém que tenha ele instalado e mostre para você. É a melhor forma de você decidir se quer instalar ou não (bom, tem o LiveCD, mas acho que não é a mesma coisa).
Apesar de que às vezes você simplesmente não sabe que quer algo melhor! Aí quando descobre a nova forma de viver não quer voltar. Como eu disse antes, conheço vários slackers que mudaram para o Gentoo, e estão todos satisfeitos. Eu por muito tempo mantive minha partição do Slackware, mas aí quando percebi que há muito tempo não entrava nela liberei o espaço para o Gentoo.
Pois é já vai sair o fedora com kernel 2.6 neh… no gentoo já tem ele a alguns meses gnome 2.6? já tem algumas semanas, hoje saiu o gnome 2.6.1 daqui uns três dias já tem no portage…
já foi a época que eu ficava esperando versão nova de distro pra ter o que eu queria…
eu estava utilizando ele até hoje em casa e no trabalho, continuo utilizando em casa, mas como estou mudando de emprego, fico sabendo na terća feira se consigo continuar utilizando ele no trabalho
para falar a verdade, isto comecou a acontecer depois que instelei o KDE aqui para testar, resolver no KDE 3.2.2 e o KDM ta causando isto no GNOME, assim que eu rebootar a maquina para voltar pro GDM o problema ta resolvido novamente
uso gnome a uns 4 anos, só usei kde na época de kde 1, até tento usar kde mas não consigo
Eu sou viciado no gnome/gtk não me lembro a última vez que instalei kde em casa…
No trabalho eu vejo o pessoal usando kde, as vezes me pedem ajudar eu acho o KDE ultra-confuso, o esquisito é que todo mundo que conheço aqui só usa KDE, será que eu sou maluco? :)_
Eu tb era viciado em Gnome+WindowMaker até ver a versão beta
do KDE2. Sabendo que foi reescrito 80% de tudo, com certeza
muita coisa ia mudar. E foi o que aconteceu.
Hoje eu não abondono o KDE por nada e ainda estou numa equipe
voluntária de tradução dos pacotes para português.
leomc, vc deveria ao menos dar uma olhada.
Algumas novidades que existem no Gnome 2.6 já tem no
KDE desde a versão 3.0 .
Quanto ao Gentoo, eu vou instalar no meu notebook. Eu sou cara
meio neurótico com performance,vamos ver como a criança
se sai…hehehe
Sobre o HandBook que comentaram, achei ele em PDF aqui:
Isso depende muito de o que você vai querer instalar.
Mas supondo uma instalação a partir do stage 3 (em que o básico já está compilado) e instalando X + KDE mais alguns aplicativos menores, eu chutaria umas 6 horas.
Existe a opção –buildpkg no emerge. Esta opção faz com que o pacote em questão seja compilado e, em seguida, os arquivos compilados sejam reunidos num .tar.bz2.
Para instalar pacotes pré-gerados pelo emerge, basta invocar o emerge com a opção -k (se eu não estou enganado, estes .tar.bz2 devem estar no diretório /usr/portage/snapshots; depois eu confirmo e edito o post).
Aliás, fica a sugestão: procure sempre gerar arquivos .tar.bz2 dos pacotes que você vai instalando (e fazer backups deles!). Assim, se você precisar reinstalar o Gentoo no seu micro (ou em algum outro com a mesma arquitetura), não precisa recompilar tudo.
PS: Quem visitar a sala Portuguese do Gentoo Forums, vai me encontrar com o mesmo nick.
Marcus, acho que não vale a pena instalar o gentoo nessa máquina. Quando eu tinha um k6 2 eu compilava o kernel 2.4 beta e demorava uma eternidade, acho que você vai ter mais dor de cabeça que resultado positivo. Se você quiser MESMO instalar, podemos brincar aí pra ver como o gentoo se comporta nessa máquina. Faríamos uma configuração bem leve,
usando xfce4.
Esses são os dois cds. Obseve que não tem otimização.
Eu não uso Linux ainda (herege! :shock: ), mas passei a dica do Gentoo para a galera que conheço e usam e todos gostaram muito.
Por curiosidade, quem quiser saber que tipo de pinguim é o Gentoo, clique aqui para ver uma foto do bicho.
Estranho, baixei os dois arquivos install-x86-universal-2004.1.iso (58.8M) e packages-x86-2004.1.iso (200KB). :roll:[/quote]
Galera, foi problema de junta. :oops:
Estou conseguindo baixar o arquivo completo.