Gerando Arquivos .JAR no JBuilder

Olá pessoal. Sou novo nesse fórum e essa é minha primeira mensagem.

Estou com uma dúvida e talvez alguém aqui possa me ajudar. Estou usando o JBuilder 6 Enterprise para criar uma aplicação e para criar o .JAR para o deployment da aplicação. Essa aplicação possui um botão de Ajuda que, ao ser pressionado, deveria carregar o texto da ajuda a partir de um arquivo .txt. Se rodo a aplicação de dentro do JBuilder o botão de ajuda funciona porque o arquivo .txt está no “working directory” do projeto. Porém, se executo o arquivo .JAR gerado pelo JBuilder a aplicação pára de funcionar levantando uma FileNotFoundException.

Já descobri que para a aplicação funcionar a partir do .JAR, o arquivo texto precisa estar presente no diretório onde o arquivo .JAR está gravado. Porém, não era essa a minha intenção: o que eu queria é que minha aplicação conseguisse encontrar o arquivo .txt dentro do próprio arquivo .JAR.

Na minha classe eu tento abrir o arquivo da seguinte forma:

BufferedReader arquivoAjuda = new BufferedReader(new FileReader(“Ajuda.txt”));

mas mesmo colocando o arquivo Ajuda.txt na raiz do meu arquivo .JAR a exceção continua a ser levantada.

Já tentei diversas combinações localização do arquivo .txt (alterando minha classe e incluindo o arquivo em seu respectivo caminho no arquivo .JAR) mas nada funcionou. O .JAR parece que sempre procura pelo arquivo no diretório onde o próprio .JAR está gravado, nunca dentro dele mesmo.

Alguém sabe me dizer qual a maneira correta de incluir o arquivo .txt no .JAR? Preciso modificar a linha da minha classe onde abro o arquivo para leitura?

Agradeço desde já.

Não tem nada a ver com o JBuilder. Com o arquivo na raiz do jar, tente algo como:

InputStreamReader arquivoAjuda = new InputStreamReader( 
    getClass().getClassLoader.getResourceAsStream( "Ajuda.txt"  ) ); 

O arquivo dentro do jar é lido como um recurso do sistema, não como um arquivo comum.

Funcionou perfeitamente Paulo. Muito obrigado pela ajuda.