Gerar aplicativo em java

Olá galera! Terminei uma aplicação em java desenvolvido no NETBEANS e apesar de ser um sist. academico gostaria de executa-lo independente do compilador( NETBEANS). Gostaria que alguem me informa-se sobre os passos necessarios para gerar o que seria o (*.exe) em java

Muito Obrigado
ATT Tadeu :?:

Olá Tadeu,

Você sabia que ao tornar sua aplicação Java em um programa executável (.exe), estará executando um comando externo em Java, geralmente você está considerando algum sistema operacional específico, ou seja, está tornando o seu código não portável. E isso não é recomendável, pois Java, é portável!

Por isso, vai ter duas opções:

1. Ignorar a portabilidade, executando o comando através da classe Runtime:

Runtime.getRuntime().exec(“cmd.exe /c c:\temp\myBatchFile.bat parameter1
parameter2 etc”);

1. criar um enorme bloco try/catch ou IF-THEN-ELSE mapeando um comando para cada sistema operacional:

String sistemaOperacional = System.getPropoerty(“os.name”);
    if(sistemaOperacional.equalsIgnoreCase(“Windows XP”)) {
    } else …

depois tu tem que pegar a instância da classe Process que o executável retorna e recuperar as informações:

Process p = Runtime.getRuntime().exec("<COMANDO DOS>");

[]'s

eae mano :lol:

bom quanto a um executavel em java

aconselho a vc gerar um .jar

mesmo que vc gere um .exe o seu programa ainda vai ser depente de uma JVM que serah necessario ter instalado na maquina para executar o seu programa feito em java

agora se vc quizer fazer de uma forma hipotética um exe
vc pode fazer um arquivo bat para executar o seu programa no seguinte formato:

isso vc cria num notepad e quando for salvar selecione todos os tipos de arquivo e coloque o nome do arquivo como nomeDoArquivo.bat
e este arquivo vc salva na mesma pasta onde está a sua aplicação

outra coisa como vc desenvolveu o seu sistema no netbeans, vc tem que verificar se não utilizou nenhuma API que é de cataracteristica do IDE como o gerenciador de layout nullLayout se vc utilizou algumas dessas API’s de exclusividade do IDE vc precisa delas na hora de executar o seu programa com isso vc precisa enviar as mesmas junto com o seu sistema. :wink:

[]'s
Erko Bridee

da uma olhada ai…

http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=7

Olá gostaria de agradecer pelas intruçoes para gerar o arquivo.jar. Eu cosequi gerar o arquivo certinho, mas na hora de executa-lo ele apresenta a mensagem de " exception in thread “main” java.lang.no class…, acho que pode ser pelo fato que usei uma IDE ( netbeans) e API’S, se for possivel gostaria de mais essa ajuda

Grato
ATT Tadeu :?:

vc tem que setar no MANIFEST o main da sua classe.

Main-Class: package.ClasseOndeEstaOMain

pode ser isso !

Pessoal blz, Primeiramente volto a agradecer a colaboração de todos, hoje eu consequi gerar o arquivo .jar e ele executou blz, mas há uma conexao com o Oracle 8i ( executando pelo netbeans funciona blz) e quando esta instrução é disparada ele nao conseque conectar com o banco (utilizando o .jar), se possivel me escreva o que vcs souberem sobre o assunto.
Muito Obrigado
Tadeu:?:

cara, vc tem que colocar o driver do oracle dentro do seu jar …
pelo meno essá é a forma que eu utilizo aqui nas minhas aplicações que utilizam o oracle 9

para criar um executavel você também pode usar o “Excelsior Jet”. É um programa que gera executáveis para aplicativos Java e também cria um Setup, pra intalação desse aplicativo. Eu testei ele com pequenas aplicações, programas ridiculos soh pra vê se le funcionava mesmo :grin: :grin: :grin: e achei bem legal :joia:. Não sei das limitações dele, mas você pode dar uma olhada ai pra ver se ele atende as tuas necessidades.

:fear:
flw

Como eu faço para colocar dentro do arquivo.jar o driver (classes) do oracle? para que o executavel .jar conecte ao bd e realize operaçoes no mesmo.

Valeu :wink: Obrigado a todos!!!

do mesmo modo q tu colocou todas as outras classes do programa no jar…hehehae, caso tu tenha uma pasta /lib no jar, coloque lá, pra respeitar uma estrutura conhecida por todos… :slight_smile:

Eu fiz conforme o exemplo passado (PacoteJar.jar e manifest.txt), assim eu coloquei no arquivo txt somente o caminho para a classe principal, se possivel de um exemplo de como digitar o caminho para essas classes no arquivo txt (outras linhas de comando) que o .jar utiliza, e esse caminho terá que ser o mesmo dentro do codigo para que a conexão funcione?

Grato
tadeu :???:

Galera! Estou realmente precisando de mais detalhes sobre como fazer o executavel .jar reconhecer as classes do Oracle e como definir uma estrutura para todas essas classes que o aplicativo deverá reconhecer, gostaria de obter umas dicas sobre isso ou a indicação de livros ou tutoriais que tratem do assunto, das buscas que fiz nao as encontrei

Muito Obrigado
Tadeu
e vamo pelejando…""

[quote=“tadeu”]Galera! Estou realmente precisando de mais detalhes sobre como fazer o executavel .jar reconhecer as classes do Oracle e como definir uma estrutura para todas essas classes que o aplicativo deverá reconhecer, gostaria de obter umas dicas sobre isso ou a indicação de livros ou tutoriais que tratem do assunto, das buscas que fiz nao as encontrei

Muito Obrigado
Tadeu
e vamo pelejando…""[/quote]

Cara empacote tudo no jar com a estrutura existente…OK, para teste cooque a pasta do banco de dados e dos dorivers em uma pasta separada , mantendo a estrutura…e veja se funciona…

EX:
Meujar.jar
pasta Banco_de_dados
|_meubanco