Olá, estou desenvolvendo um aplicativo desktop JAVA e
gostaria de gerar o arquivo executável e o instalador
para poder usá-lo em qualquer pc.
Se alguém puder me indicar.
www.google.com.br
Mas vc não vai gerar um executável como entende no windows, vai gerar um arquivo jar
que é executado pela VM.
E como eu o faço?
Amigo esse assunto ja foi discutido por várias vezes aqui.
Veja bem, no mundo java não existe .EXE
e sim .jar este ja é o .EXE
Agora rola na WEB alguns aplicativos que gerar um .EXE, mais oque eles fazem
na verdade é empacotar o JDK juntamente com o .jar
somente isso nada mais disso.
Você pode fazer um jar que ao ser executado ele copia os arquivos para os locais desejados.
abraço
Não sei se vai te ajudar, mas no eclipse é bem fácil. Você seleciona exportar como arquivo jar, aí ele vai te perguntando várias coisas e no final ele vai te perguntar qual é a main class, não se esqueça de informar a classe principal corretamente pois ela é que irá inicializar o programa. Pronto o arquivo jar é gerado e basta clicar nele para executar o programa.
No início, para fazer um Jar, obtive essa resposta. Isso é válido se vc não estiver usando nenhuma biblioteca. Se estiver, vai ter que adicioná-las no MANIFEST. Lembro de ter visto um tópico sobre como fazer isso aqui pelo GUJ, dê uma procurada, caso vc esteja usando alguma biblioteca…
Como eu envio os arquivos pra determinada pasta atraves do .jar?
Com ant?
Abraços
[quote=71C4700]Como eu envio os arquivos pra determinada pasta atraves do .jar?
Com ant?
Abraços
[/quote]
acho que o que ele quis dizer era pra fazer um jar que copie os arquivos que vc desejar com uma simples classe File mesmo…
Não entendi o file.
Crio um File pra enviar os arquivos pra outra pasta?
:roll:
Cara eu uso direto o fat jar, ja tem até um topico aqui no guj falando dele, ve se te ajuda!
http://www.guj.com.br/posts/list/63362.java
abraço!
Tipo, se vc não precisar de grandes informações, só precisar copiar o Jar e arquivos para uma pasta, e derrepente guardar o lugar onde os arquivos foram copiados, vc poderia fazer um "instalador"simples, usando um FileChooser para permitir ao usuário escolher o diretório de instalação. Com o diretório escolhido, bastaria vc copiar pra eles o arquivo que desejar…
Pelo menos foi isso que eu entendi por
O FatJar eu usei qdo já estava desesperado para entregar um trabalho na facu. Mas ele empacota tudo dentro do Jar e eu não gostei disso, já que o tamanho dos arquivos cresce muito, além de ter lido que ele tb coloca muito coisa desnecessária tb.
Se for pra aplicações práticas, sugiro aprender a mexer no MANIFEST. Só fico pensativo por uma coisa: essa pergunta sobre geração de JAR é recorrente. Será que o pessoal do Eclipse não poderia acrescentar uma opçao na geração do .jar que permitesse incluir nos manifest todas as bibliotecas que vc constantes no classpath do projeto?
Se eu manjasse mais de Java tentaria fazer um plugin pra fazer isso, em vez de empacotar um monte de coisa como faz o FatJar…
Pensando sobre este âmbito.
O arquivo MANIFEST deveria chamar um arquivo externo e ele ter as configurações ficaria mais interessante,pois assim ele ficaria ainda assim ‘magro’ e seria possivel validar este tipo de coisa.
Estou enganado?