Gerar .form no netbeans

Meu projeto estava em um pen drive que corrompeu… :x

por fim conseguir recuperar os arquivos .java, mas quando abro no netbeans agora não consigo mais visualizar os frames pq o arquivo .form foi apagado, o projeto está rodando normal, tudo funcionando, tem como eu criar esses arquivos .form??

putz… to atraz de uma soluçao dessas a tempos tb…
fiz um projeto usando o netbeans5.0, e agora na versao 6.1 nao abre o .form… editar janelas/formularios na linha de código é canceira!!!

caso encontre alguma soluçao… poste ai, vo atraz tb… rsrsr

Olá pessoal,

Acabei de resolver um destes problemas hoje. :smiley: Acontece que abro meus projetos tanto no Eclipse Helios quanto no NetBeans 6.8. Quando eu abri o projeto no NB e retirei algumas mensagens de alerta “@Override{WarningAlert}” via sugestões da IDE, as tags de XML do NB que ficam comentadas no .java foram também apagadas. Para identificar o problema eu comparei dois arquivos .java, um que o .form estava funcionando corretamente e o outro não. Então achei no método initComponents() que faltava o código abaixo.

@SuppressWarnings("unchecked") // <editor-fold defaultstate="collapsed" desc="Generated Code">
E no final do método também.

}// </editor-fold> .

MAS CUIDADO o código fonte aberto no NB não mostra toda a TAG xml do .Form. Então abra no eclipse ou editor de texto o arquivo .java de uma projeto não corrompido e copie as tags de inicio e fim do método correspondente e cole no .java que tem o .form corrompido no NB.

Voala… eis que funciona novamente.

O código ficou assim visualizado pelo Eclipse ou editor de texto.

@SuppressWarnings("unchecked") // <editor-fold defaultstate="collapsed" desc="Generated Code">//GEN-BEGIN:initComponents private void initComponents() {

e no final do método …

pack(); }// </editor-fold>//GEN-END:initComponents

Aguardo retorno dos testes.

Fala galera,

estou com um problema parecido…

Tenho algumas classes que fiz na mão :slight_smile: e gostaria de saber se tem como eu abrir essas classes com o netbeans e gerar fomulários, para edição gráfica.

Essas classe não tem nenhum tipo de comentário da IDE.

Desde já agradeço.

Bom pessoal,

Responder a pergunta original do tópico: “Gerar .form no netbeans” a partir de uma classe “.java”, infelizmente não sei se é possível. É uma boa questão inclusive!

Mas, devido ao andamento que o tópico acabou tomando e, principalmente, o assunto levantado pelo colega juceliohv, posso contribuir da seguinte forma:

Utilizei no netbeans 6.8 (linux-64) um plugin muito útil chamado: “jindent”. O referido plugin realiza uma identação em seu código fonte.

Entretanto, em algum momento do projeto, quando fui identar uma classe “.java” que possuía um “.form” associado, um erro na identação ocorreu e um excesso de código e tags ficaram inseridos e replicados no código fonte.

Então, após eu realizar uma pequena limpeza na “sujeira” gerada pelo erro do jindent, uma mensagem começou a surgir quando tentava acessar a parte visual da classe (imagem anexo).

Assim sendo, após comparar alguns códigos fontes, percebi que tinha um excesso de informações na tag do método “initComponents()”, exatamente como o colega juceliohv citou anteriormente.

Então, depois que eliminei os excessos da tag do método “initComponents()”, tudo voltou a sua devida normalidade, portanto, fiquem atentos com esses detalhes.

Vale ressaltar que, realizei alguns testes com classes java “.form” e o plugin “jindent” e o erro nunca ocorreu novamente. Mas, infelizmente, comigo ocorreu e gerou um pequeno transtorno como puderam observar.

Abraços.

o erro pode estar como citado acima nos comentários que antecedem o initcomponents
ou também nos comentários que antecedem a declaração das variáveis

bastar abrir o arquivo no bloco de notas e colocar novamente os comentários que provavelmente foram alterados

public class NewJFrame1 extends javax.swing.JFrame {

public NewJFrame1() {
        initComponents();
    }

...

// <editor-fold defaultstate="collapsed" desc="Generated Code">//GEN-BEGIN:initComponents
    private void initComponents() {

...

}// </editor-fold>//GEN-END:initComponents

....

// Variables declaration - do not modify//GEN-BEGIN:variables
    private javax.swing.JButton jButton1;

....

private javax.swing.JButton jButton2;
    // End of variables declaration//GEN-END:variables

}

Perfeito. Isso mesmo.

[quote=mchiareli]Meu projeto estava em um pen drive que corrompeu… :x

por fim conseguir recuperar os arquivos .java, mas quando abro no netbeans agora não consigo mais visualizar os frames pq o arquivo .form foi apagado, o projeto está rodando normal, tudo funcionando, tem como eu criar esses arquivos .form??[/quote]

O meu problema é parecido, eu perdi o conteúdo de dois arquivos .form do meu projeto, o .java está compilando normalmente, mas eu não consigo editar os frames no modo gráfico… :frowning:
Como eu faço pra recuperar o conteúdo dos arquivos que estão em branco?
Vlw gente, abrass…

Boa Noite.

Sou iniciante em java e estava com o mesmo problema vou apresentar a solução quer deu certo para mim.
1º Clica com o botão direito na classe em que você perdeu o formulário.
2º Vá em Histórico local->Exibir Histórico Local
3º Vai abrir uma nova aba com o nome Classe.java[Histórico Local] no meu caso a classe é Chat.java.
4º Escolha um dia no meu escolhi o mais recente, após isso mostrou Chat.java e Chat.form assim

19/04/2011 20:02:43
Chat.form
Chat.java

Clica em *Chat.form

5º Ira exibir uma tela em duas partes, a da esquerda é a do formulário anterior a da direita do atual.
Copie o conteudo do form da direita e cole no arquivo Chat.form que fica na pasta junto com as classes no meu caso é /NetBeans/PrjChat/src/Chat (Pasta do netbeans/nome do Projeto/src/nome da classe)

Espero que isso possa ajudar alguém.

Obs(é o meu primeiro post em algum fórum gostaria que comentassem se gostaram ou não)

1 curtida

[quote=schroder]Boa Noite.

Sou iniciante em java e estava com o mesmo problema vou apresentar a solução quer deu certo para mim.
1º Clica com o botão direito na classe em que você perdeu o formulário.
2º Vá em Histórico local->Exibir Histórico Local
3º Vai abrir uma nova aba com o nome Classe.java[Histórico Local] no meu caso a classe é Chat.java.
4º Escolha um dia no meu escolhi o mais recente, após isso mostrou Chat.java e Chat.form assim

19/04/2011 20:02:43
Chat.form
Chat.java

Clica em *Chat.form

5º Ira exibir uma tela em duas partes, a da esquerda é a do formulário anterior a da direita do atual.
Copie o conteudo do form da direita e cole no arquivo Chat.form que fica na pasta junto com as classes no meu caso é /NetBeans/PrjChat/src/Chat (Pasta do netbeans/nome do Projeto/src/nome da classe)

Espero que isso possa ajudar alguém.

Obs(é o meu primeiro post em algum fórum gostaria que comentassem se gostaram ou não)[/quote]

Cara, muito bom!
Solução simples e eficiente… :smiley:
Eu resolvi meu problema na época graças a um backup que eu tinha feito do pendrive e naum me lembrava, mas mesmo assim gostei muito da resposta.
Parabéns pela iniciativa de querer ajudar e, para o primeiro post, tá ótimo… :wink:
Abrass e sucesso!