Gerenciador de Layout, como usar?

Olá galera, gostaria de saber se tem como eu usar mais de um gerenciador de layout em um frame.

Tipo, eu quero organizar uma grade com 3 linhas e 2 colunas até aqui eu sei como fazer GridLayout grid = new GridLayout(3,2); :lol:

Mas eu quero organizá-los dentro de cada célula de uma forma que eu provavelmente iria precisar de outro gerenciador de layout, por exemplo o Flowlayout.

Alguém poderia me ajudar!?

Vlw.

Oi, você pode adicionar um JPainel para cada celula ai você aplica o Layout desejado para cada JPanel

Entendi, mas …

como fazer isso!?

Oi, você pode adicionar um JPainel para cada celula ai você aplica o Layout desejado para cada JPanel

Pode ser + - assim:

panelPrincipal.setLayout(new GridLayout(3,2)); panelPrincipal.add(new JPanel(new FlowLayout())); panelPrincipal.add(new JPanel(new BoxLayout())); panelPrincipal.add(new JPanel(new CardLayout())); panelPrincipal.add(new JPanel(new GridBagLayout()));

E assim vai, cada JPanel em seu panel principal vai ter o layout que você quiser.

T+

A melhor forma que descobrir de utilizar um gerenciador de Layout e utilizar o VE que é um plugin do eclipse , você pode usa-lo e na construçao do seu layout desabilita a forma como o painel esta utilizando os layouts e pronto vc monta toda sua tela em segs e depois e so aplicar um grid bag layout e o Visual Editor faz o resto pra você :smiley: esse dica e Boua :slight_smile:

Fala broder, se vc quiser fazer uma aplicação em um curto espaço de tempo usa o null layot, sendo que esse gerenciador é o mais fácil de se aprender e manipular (lembrando que não é uma boa pratica em java usar esse gerenciador).
Se vc tiver um pouco mais tempo usa o gridbag (acho que é assim que se escreve), esse gerenciador é mais profissional, sua desvantagem é a dificuldade e aprender e o escasso material falando sobre o assunto.

Dica: já estive na mesma situação que a sua e ninguém me ajudou detalhadamente a posicionar os componente tiver que pesquisar muito e fazer várias peguntar ao pessoal do forum, por isso vá a luta em busca do conhecimento. Valeu!!!.

Não existe um gerenciador melhor que o outro. Existe um layout mais apropriado para determinado caso.

Se vou fazer um jogo da velha, pra que diabos vou querer usar o GridBagLayout, se um GridLayout já é perfeito? Se vou colocar um JPanel com 3 botões no rodapé de uma janela, posso perfeitamente usar um FlowLayout nele. É tudo uma questão de bom senso.

E um adendo: ao definir o layout como null, você não está usando gerenciador algum. Não existe um gerenciador null. E não usar layout não é uma prática muito boa…ao rodar o seu programa em outro sistema operacional, ou com configurações de tela diferentes, sua janela pode ficar completamente ilegível.