Gerenciador de sites dinâmicos em java?

Pessoal to precisando desenvolver um site pra minha mulher, para ela criar suas paginas e gerencia-lo sozinha, porem nao gostaria de ter que criar um cara deste do zero.

Alguem saberia de algum opensource por ae? Ou teria um que pudesse disponibilizar?

Seria um site mesmo e não um blog.

Acho que seria um CMS correto?? Quais seriam as opções em java? Mas tava pensando em algo basico, e não um trem muito completo/complexo.

A intenção é apenas ela poder criar paginas dinâmicas, organizar o site e etc. Não precisava ser um super CMS, daqueles de por em Intranet que tem 1001 utilidades.

O que voces me indicam feito em Java! Ou voces tem o cms caseiro de voces? Meus colegas de PHP sempre fazem o deles.

Grato.

Em PHP não é muito difícil encontrar mesmo. Só como exemplo podemos falar do Joomla. Mas em Java eu não conheço nenhum. Talvez o pessoal que mexe mais com isso possa ajudar.

Pois é seria tipo o Joomla mesmo, mas em Java, mas mesmo o Joomla parece um 747, enorme, com mil funcionalidade e chatinho de configurar, tava pensando em algo mais simples.

To pesquisando alguns em java, mas a opnião dos colegas que ja tiveram a experiencia seria de grande ajuda.

Joomla com certeza!

1° Não vai precisar de um servidor com hospedagem java que é mais caro
2° Alguns servidores já te fornecem opção para instalar automático no servidor (ex: kinghost)

É fácil de usar, depois de instalar é só voce baixar um template pronto (que tem vários), e depois ir administrando os artigos (páginas)

[quote=RafaelViana]Joomla com certeza!

1° Não vai precisar de um servidor com hospedagem java que é mais caro
2° Alguns servidores já te fornecem opção para instalar automático no servidor (ex: kinghost)

É fácil de usar, depois de instalar é só voce baixar um template pronto (que tem vários), e depois ir administrando os artigos (páginas)
[/quote]

Bom eu tava pensando em java, porque realmente eu NUNCA parei pra programar em PHP, então tava dando preferencia pra um em Java.

Maaassss, se for um 100% que eu realmente nao precise fazer nada, dar next next finish e sair usando, agora ja to até pensando que talvez poderia ser o Joomla mesmo ou outro em PHP.

Bom sobre host/servidor, eu ja possuo um servidor privado, um ubuntu, nele ja instalei MySQL, PHP, apache, e mais algumas coisitas, coloquei até um site em PHP que um amigo fez pra mim, bom sobre o joomla eu vi um amigo configurando/instalando ele, rapaz o bixin sofreu pacas, ta certo que o cara nao era nenhum expert, mas.

O medo de meter algum em PHP é tipo como ocorreu com o site supra citado, deu vontade de alterar algumas coisas, mas nao tinha expertise, e nem tive saco pra correr atraz.

Mas ainda espero sujestões dos feitos em Java, e agora tambem as opniões sobre os de PHP, como o Joomla, falando em joomla e o design do site? como fica? com os templates?

Então cara também nunca parei para aprender em PHP e no Joomla ja coloquei 3 sites online (usei o Joomla porque não queria parar de programar para ficar mexendo em layout, html, …) NÃO COLOQUEI A MÃO EM CÓDIGO PHP

Como te disse no meu servidor instalam o Joomal automático, mas no seu caso o que voce precisaria fazer:

1. Baixar o Joomla
  2. Jogar o conteudo dele para dentro do apache (onde voce coloca as paginas)
  3. Criar um banco de dados para o Joomla
  4. Ir dando next, next, finish
  5. Procurar um template: http://www.siteground.com/joomla-hosting/joomla-templates.htm ou no google free template joomla
    obs: tem bastante coisa interessante free, mas se puder gastar uns 100 reais tem cada layout fera pago :smiley: trabalho de profissional mesmo
  6. Ir lá para instalar template procure onde voce baixou e seleciona ele. o template será instalado.

Depois como disse é só ir administrar as páginas e sair usando.

Se quiser administrar algumas coisinhas voce vai precisar estudar um pouquinho (mas nada de PHP): Só algo sobre os módulos do joomla e administração dos menus (tem alguns ebooks na net)

Depois se quiser configurar algo QUASE TUDO TEM EXTENSÃO PRONTA!

A Vantagem do Joomla é A ENORME COMUNIDADE precisa de formulario de contato, galeria de imagem, sistema de comentários, tudo existem extensões (que são módulos é apenas voce baixar e instalar no joomla) NÃO PRECISA POR A MÃO NO PHP.

E se pintar uma dúvida tem vários fórums de joomla na net que com certeza vão te responder rapidamente.

[quote=RafaelViana]Então cara também nunca parei para aprender em PHP e no Joomla ja coloquei 3 sites online (usei o Joomla porque não queria parar de programar para ficar mexendo em layout, html, …) NÃO COLOQUEI A MÃO EM CÓDIGO PHP
[/quote] BINGO este é o ponto!!

Blz. Com certeza estou disposto a pagar por algo profissional, e nao me pareceu caro :smiley:

[quote]

Depois como disse é só ir administrar as páginas e sair usando.

Se quiser administrar algumas coisinhas voce vai precisar estudar um pouquinho (mas nada de PHP): Só algo sobre os módulos do joomla e administração dos menus (tem alguns ebooks na net)

Depois se quiser configurar algo QUASE TUDO TEM EXTENSÃO PRONTA!

A Vantagem do Joomla é A ENORME COMUNIDADE precisa de formulario de contato, galeria de imagem, sistema de comentários, tudo existem extensões (que são módulos é apenas voce baixar e instalar no joomla) NÃO PRECISA POR A MÃO NO PHP.

E se pintar uma dúvida tem vários fórums de joomla na net que com certeza vão te responder rapidamente.[/quote]

É, tava dando uma olhada e realmente a comunidade no Brasil parece bem grande.

Bom ja estou praticamente convencido de usar o Joomla mesmo, vou instalar o bixo no note e ver como é, pra depois se tudo correr bem subir pro server.

Tava meio assim com PHP pq nao conheco o ambiente, interpretador, dependencias, classpath e tals, ai agente fica meio receioso, mas valeu pelas dicas, vou olhar o bixo mais de perto.

Dê uma olhada no OpenCMS.

Tem uma interface administrativa relativamente fácil de utilizar e excelente performance.

[quote=psevestre]Dê uma olhada no OpenCMS.

Tem uma interface administrativa relativamente fácil de utilizar e excelente performance.
[/quote]

Cheguei a ver alguma coisa dele, mas tambem ja instalei o joomla no note, realmente muito facil tambem, muitos templates, extensões e tals, por enquanto acho que vou testa-lo mesmo.