Gerenciador de sites dinâmicos em java?

8 respostas
fredferrao

Pessoal to precisando desenvolver um site pra minha mulher, para ela criar suas paginas e gerencia-lo sozinha, porem nao gostaria de ter que criar um cara deste do zero.

Alguem saberia de algum opensource por ae? Ou teria um que pudesse disponibilizar?

Seria um site mesmo e não um blog.

Acho que seria um CMS correto?? Quais seriam as opções em java? Mas tava pensando em algo basico, e não um trem muito completo/complexo.

A intenção é apenas ela poder criar paginas dinâmicas, organizar o site e etc. Não precisava ser um super CMS, daqueles de por em Intranet que tem 1001 utilidades.

O que voces me indicam feito em Java! Ou voces tem o cms caseiro de voces? Meus colegas de PHP sempre fazem o deles.

Grato.

8 Respostas

M

Em PHP não é muito difícil encontrar mesmo. Só como exemplo podemos falar do Joomla. Mas em Java eu não conheço nenhum. Talvez o pessoal que mexe mais com isso possa ajudar.

fredferrao

Pois é seria tipo o Joomla mesmo, mas em Java, mas mesmo o Joomla parece um 747, enorme, com mil funcionalidade e chatinho de configurar, tava pensando em algo mais simples.

To pesquisando alguns em java, mas a opnião dos colegas que ja tiveram a experiencia seria de grande ajuda.

R

Joomla com certeza!

1° Não vai precisar de um servidor com hospedagem java que é mais caro
2° Alguns servidores já te fornecem opção para instalar automático no servidor (ex: kinghost)

É fácil de usar, depois de instalar é só voce baixar um template pronto (que tem vários), e depois ir administrando os artigos (páginas)

fredferrao

RafaelViana:
Joomla com certeza!

1° Não vai precisar de um servidor com hospedagem java que é mais caro
2° Alguns servidores já te fornecem opção para instalar automático no servidor (ex: kinghost)

É fácil de usar, depois de instalar é só voce baixar um template pronto (que tem vários), e depois ir administrando os artigos (páginas)

Bom eu tava pensando em java, porque realmente eu NUNCA parei pra programar em PHP, então tava dando preferencia pra um em Java.

Maaassss, se for um 100% que eu realmente nao precise fazer nada, dar next next finish e sair usando, agora ja to até pensando que talvez poderia ser o Joomla mesmo ou outro em PHP.

Bom sobre host/servidor, eu ja possuo um servidor privado, um ubuntu, nele ja instalei MySQL, PHP, apache, e mais algumas coisitas, coloquei até um site em PHP que um amigo fez pra mim, bom sobre o joomla eu vi um amigo configurando/instalando ele, rapaz o bixin sofreu pacas, ta certo que o cara nao era nenhum expert, mas.

O medo de meter algum em PHP é tipo como ocorreu com o site supra citado, deu vontade de alterar algumas coisas, mas nao tinha expertise, e nem tive saco pra correr atraz.

Mas ainda espero sujestões dos feitos em Java, e agora tambem as opniões sobre os de PHP, como o Joomla, falando em joomla e o design do site? como fica? com os templates?

R

Então cara também nunca parei para aprender em PHP e no Joomla ja coloquei 3 sites online (usei o Joomla porque não queria parar de programar para ficar mexendo em layout, html, …) NÃO COLOQUEI A MÃO EM CÓDIGO PHP

Como te disse no meu servidor instalam o Joomal automático, mas no seu caso o que voce precisaria fazer:

1. Baixar o Joomla
  2. Jogar o conteudo dele para dentro do apache (onde voce coloca as paginas)
  3. Criar um banco de dados para o Joomla
  4. Ir dando next, next, finish
  5. Procurar um template: http://www.siteground.com/joomla-hosting/joomla-templates.htm ou no google free template joomla
    obs: tem bastante coisa interessante free, mas se puder gastar uns 100 reais tem cada layout fera pago :smiley: trabalho de profissional mesmo
  6. Ir lá para instalar template procure onde voce baixou e seleciona ele. o template será instalado.

Depois como disse é só ir administrar as páginas e sair usando.

Se quiser administrar algumas coisinhas voce vai precisar estudar um pouquinho (mas nada de PHP): Só algo sobre os módulos do joomla e administração dos menus (tem alguns ebooks na net)

Depois se quiser configurar algo QUASE TUDO TEM EXTENSÃO PRONTA!

A Vantagem do Joomla é A ENORME COMUNIDADE precisa de formulario de contato, galeria de imagem, sistema de comentários, tudo existem extensões (que são módulos é apenas voce baixar e instalar no joomla) NÃO PRECISA POR A MÃO NO PHP.

E se pintar uma dúvida tem vários fórums de joomla na net que com certeza vão te responder rapidamente.

fredferrao

RafaelViana:
Então cara também nunca parei para aprender em PHP e no Joomla ja coloquei 3 sites online (usei o Joomla porque não queria parar de programar para ficar mexendo em layout, html, …) NÃO COLOQUEI A MÃO EM CÓDIGO PHP
BINGO este é o ponto!!

Blz. Com certeza estou disposto a pagar por algo profissional, e nao me pareceu caro :smiley:

Depois como disse é só ir administrar as páginas e sair usando.

Se quiser administrar algumas coisinhas voce vai precisar estudar um pouquinho (mas nada de PHP): Só algo sobre os módulos do joomla e administração dos menus (tem alguns ebooks na net)

Depois se quiser configurar algo QUASE TUDO TEM EXTENSÃO PRONTA!

A Vantagem do Joomla é A ENORME COMUNIDADE precisa de formulario de contato, galeria de imagem, sistema de comentários, tudo existem extensões (que são módulos é apenas voce baixar e instalar no joomla) NÃO PRECISA POR A MÃO NO PHP.

E se pintar uma dúvida tem vários fórums de joomla na net que com certeza vão te responder rapidamente.

É, tava dando uma olhada e realmente a comunidade no Brasil parece bem grande.

Bom ja estou praticamente convencido de usar o Joomla mesmo, vou instalar o bixo no note e ver como é, pra depois se tudo correr bem subir pro server.

Tava meio assim com PHP pq nao conheco o ambiente, interpretador, dependencias, classpath e tals, ai agente fica meio receioso, mas valeu pelas dicas, vou olhar o bixo mais de perto.

P

Dê uma olhada no OpenCMS.

Tem uma interface administrativa relativamente fácil de utilizar e excelente performance.

fredferrao

psevestre:
Dê uma olhada no OpenCMS.

Tem uma interface administrativa relativamente fácil de utilizar e excelente performance.

Cheguei a ver alguma coisa dele, mas tambem ja instalei o joomla no note, realmente muito facil tambem, muitos templates, extensões e tals, por enquanto acho que vou testa-lo mesmo.

Criado 11 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 13 de fev. de 2010
Respostas 8
Participantes 4