Gerenciadores de Layout - Java

Boa tarde,

Gostaria de saber sobre os gerenciadores de Layout, qual a diferença entre usar um gerenciador de Layout e usar apenas um painel em branco?

Hoje estou tentando criar uma aplicação simples a fim de ganhar conhecimento, e me deparei com essa curiosidade.

Geralmente jogo todos os meus componentes em um painel, mas vejo muito o pessoal comentar sobre os gerenciadores, qual o beneficio em utilizar um?

Um “painel em branco” já vem com um gerenciador de layout configurado por padrão, que é o FlowLayout. Um JFrame “em branco” vem por padrão com o BorderLayout. O benefício é que eles gerenciam o layout, afinal são gerenciadores de layout. Vc já tem uma thread falando sobre construção de GUIs não é?

A ideia é que o posicionamento dos componentes em um container será adequado às dimensões do container, de acordo com as políticas de organização do gerenciador, levando em conta as dimensões do componente, a fonte usada etc. É parecido com a ideia de interface responsiva para Web.

O FlowLayout insere os componentes usando o tamanho configurado deles, um do lado do outro, da esquerda para a direita, em linha. O BorderLayout divide o container em 5 áreas (esquerda/oeste, cima/norte, direita/leste, baixo/sul e centro).

Dê uma olhada no tutorial da Oracle: https://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/layout/index.html

1 curtida