Estou com problema para gerencia os meu layout esta ficando muito bagunçados no JFrame. estou utlizando o FlowLayout. Os outros e muito complicado… Alguma dica para facilitar. E um Frame de cadastro com TextField pequenas e grandes…
O //MaskFormatter formatdata = new MaskFormatter("##/##/####");
// formatdata.setValidCharacters(“0123456789”);
ola gustavo, em relação ao seu layout vc poderia usar de duas formas:
Vc colocar como null o seu layout e posicionar o seus componetes com o metodo reShape(), tipo como colocar Componetes num VB da vida… nas posições cartesianas(x,y).
2.Ou vc usar o Gerenciador GridBagLayout, ele coloca os componentes na seguinte forma.
layout no começo parece muito dificil se usar e usar layout null parece a maravilha, mas na minha opinião layout veio pra facilitar muito. No começo parece difil, mas depois que pega a pratica fica uma maravilha, principalmente depois de pronto vc quiser alterar algo, é muito facil…
a dica é o seguinte, nao use apenas 1 layout no seu JFrame, use varios paineis, cada painel com seu layout e depois encaixa no JFrame, fica muito mais facil de fazer, alterar e fica mais organizado, além do mais, se vc precisar alterar a resoluçao por exemplo de 800x600 pra 1024x800, vc nao vai mais precisar mexer na tela (se for como VB,Delphi ou layout null vc irá precisar) com gerenciador de layout o proprio gerenciador ajusta pra voce.
outra dica, use uma IDE que cria sua tela, como por exemplo o netbeans
New Radical,vc se refere a uma ferramenta da linguagem(API),ou a uma
ferramenta RAD?
Se for a primeira,digo SIM!Pq ficar setando um bando de layouts,
p/ depois (ao longo do desenvolvimento) descobrir q um Componente
está comflitando c/ outro…um saco p/q quer fazer uma simples tela…
Se for a segunda, SIM TB!!Um dinamismo p/gerar uma tela pouparia o
tempo(ou seria o saco?) do programador q quer fazer uma boa tela…
Poucos aqui tem US$3.500 p/dar num Jbuilder…falando nisso existe
algum plug-in q permita o eclipse gerar tela a moda JBuilder?
Acho que é meio impossível gerar telas em Swing de uma forma “gráfica” decentemente - aliás, problema que acontece com qualquer API ou linguagem que trata os componentes na tela usando gerenciadores de layout ao invés de simples pares de coordenadas.
Provavelmente todo mundo que trabalha com Swing sente saudade do VB ou Delphi em um momento ou outro… mas até hoje eu não vi nenhum editor decente pra GUIs que gere código ao mesmo tempo bom, rápido, simples e que gerencie bem os componentes (que definitivamente não é o caso do VB/Delphi).
Impossível eu acho que não é.
Impossível era ver o fortaleza na 1º divisão e ele conseguiu!!!
[quote]Um dinamismo p/gerar uma tela pouparia o
tempo(ou seria o saco?) do programador q quer fazer uma boa tela…
Poucos aqui tem US$3.500 p/dar num Jbuilder[/quote]
Tempo, saco, cigarro, café, chiclete, …
Nunca utilizei o JBuilder, qual o diferencial dele para o NetBeans por exemplo?
Sim, já ouvi dizer isso tb.
O Bruno, javaman, deu uma palestra aqui e disso tb.
[quote]O que está faltando para o JAVA o uma ferramenta para fazer telas, a melhor que existe hoje no mercado o JBuilder.... [/quote]
Mas, o que o JBuilder tem a mais do que o NetBeans?
Como eu disse, nunca utilizei o JBuilder.
Sim, já ouvi dizer isso tb.
O Bruno, javaman, deu uma palestra aqui e disso tb.
Mas, o que o JBuilder tem a mais do que o NetBeans?
Como eu disse, nunca utilizei o JBuilder.