Gerenciar aplicações Java

Cenário:
Tenho que iniciar uma mesma aplicação em Java (arquivo.jar) “N vezes”, porém o que diferencia uma da outra é o parâmetro que irei passar no “args” do método “public static void main(String [] args)”. Porém preciso controlar cada uma das aplicações que foram iniciadas, como iniciar e parar cada uma delas separadamente.
Para fazer isso estava pensando em criar uma aplicação “Gerenciadora de Aplicações .jar” onde através da mesma iria iniciar o mesmo arquivo “.jar” várias vezes, porém preciso de alguma forma controlar cada um dos processos iniciados.
Alguém tem idéia de como fazer isso? Estava pensando em algo como “Runtime.getRuntime().exec(“java -jar arquvio.jar”)”, porém não estou conseguindo obter o PID de cada processo, a fim de controlar cada um separadamente…
Não sei se esta é a melhor forma de iniciar e gerenciar a mesma aplicação que será iniciada “N vezes”.

Sugestões???

Você não precisa do PID.
O método exec de Runtime vai retornar um Process. Na classe Process existem métodos p/ obter os streams do processo (entrada, saída e erro). Através desses streams vc consegue controlar os processos.
Só lembre de consumir os streams de erro e de saída para conseguir manipular os processos corretamente. Dê uma olhada no artigo deste link: http://www.javaworld.com/javaworld/jw-12-2000/jw-1229-traps.html

[]´s