gostaria de esclarescer uma dúvida minha …
os metodos gets e sets que são usados nos encapsulamentos o nome desses metodos void "set"Metodo();
esse nome set eu poderia botar qualquer outro nome certo ? sendo que o pessoal deu esse nome logo pra identificar e ficar mais fácil correto ?
é uma dúvida minha mesmo rss
que os metodos gets e set são métodos qualquer’s de encapsulamento exemplo
Não há nada de errado em não dar o nome get e set, mas como o mark falou, alguns frameworks são feitos para trabalhar especificamente com classes que seguem o padrão. O padrão ainda abre a exceção de “is” para métodos que retornem valores booleanos. Assim você pode ter um método chamado “isEnabled” no lugar de “getEnabled”.
Além disso, ele define o padrão para listeners (addXXXListener), para campos que representam listas e para o disparo de eventos (inclusive caso o evento possa ser cancelados).
Agora, o padrão não é um comando ou estrutura da linguagem. Você pode escrever código válido sem segui-lo. Só talvez não poderá usar algumas bibliotecas que dependem dele para se achar, como é o caso das bibliotecas de persistência, que o Mark citou.
Como disse o Mark muitos frameworks utilizam esse padrão, por exemplo, JSF (Java Server Faces). Ele vai procurar sempre os metodos get’s e set’s, caso vc nomeie com outro nome não funciona, ou no minimo vc se atrapalha bastante.