Gilad Bracha sai da Sun

Olá

Vejam:
http://blogs.sun.com/gbracha/entry/and_now_for_something_completely

http://jroller.com/page/ljn?entry=gilad_bracha_out_at_sun

http://jroller.com/page/murphee?entry=gilad_bracha_leaves_sun_and

Será uma grande perda para a Sun e principalmente para o Java. No lugar dele como responsável pela manutenção das especificações da linguagem Java e pela JVM, ficou Alex Buckley, ainda um estudante de PhD em Londres.

Será que foi mesmo por divergências sobre closures?

[]s
Luca

Acho difícil incluir uma feature como essa na linguagem sem ser intrusivo. Sou a favor da ideia de java se plugar com as tão faladas linguagens de script ao invés de incoporar nativamente os closures. É a união do melhor de vários mundos :slight_smile:

essa foi no estomago hein? perder o bracha nao vai ser facil…

Pelo menos o Bracha não ficou paranóico como o Joy, que saiu porque achava que a tecnologia estava ficando perigosa demais. :smiley:

Olá

Me senti assim também. Mais um dos nossos ídolos a sair da Sun. Lá se vai o cara que veio do Smalltalk mas com cabeça e carisma para dar idéias para o Java. Me assusta que lugar dele seja ocupado por um jóvem doutorando.

Sera que foi mesmo pela divergência sobre closures? O Gosling, o Ahe e o Gafter (atualmente no Google) também faziam parte do grupo do Bracha. Ver http://blogs.sun.com/gbracha/entry/achieving_closure e http://blogs.sun.com/ahe/resource/closures.pdf

[]s
Luca

Meu chapeu.

Achei o post de despedida dele meio “forte”. Com certeza aconteceu alguma coisa (ou “algumas” coisas no decorrer dos anos em que ele trabalhou na Sun). Mas ele nao comenta o que vai fazer a partir de agora… alguem sabe?

Marcio Kuchma

Eu chuto Google.

Olá

Chutou bem! Até porque o gafter está lá. Mas o Joshua Bloch também. Com quem terá sido a briga dele?

Se eu fosse da Microsoft e tivesse este poder, eu o contrataria.

[]s
Luca

[quote=kuchma]Meu chapeu.

Achei o post de despedida dele meio “forte”. Com certeza aconteceu alguma coisa (ou “algumas” coisas no decorrer dos anos em que ele trabalhou na Sun). Mas ele nao comenta o que vai fazer a partir de agora… alguem sabe?

Marcio Kuchma[/quote]

Não sei, não… Os textos e apresentações do Bracha sempre tiveram esse jeitão meio irônico.

Achei péssima notícia para a comunidade Java, até onde eu sei o Bracha era o último pesquisador renomado em linguagens de programação a trabalhar no Java, depois que o Guy Steele largou mão e começou o Fortress. Resta ver ver o que ele vai aprontar agora - talvez uma dica esteja neste post. Eu aposto que ele vai para alguma universidade…

legal como ele termina…

Ou ele vai se dedicar ao smalltalk, ou o gafter arrumou uma ponta pra ele no google.

legal seria se ele entrasse no core team do ruby ahhahahahaha ia ser engracado :smiley:

Eu chuto Oracle.

eu chuto Microsoft. eh o lugar ideal para ele que quer criar a propria linguagem do zero! lembram do post dele sobre o kenya?

http://blogs.sun.com/gbracha/entry/the_madness_begins

E la na MS, onde eles mudam a spec do C# a cada 6 meses, e criam uma nova linguagem que gera bytecode para a CLR a cada 3 meses, é um cenario ideal.

será?

Poxa agora vai ter mudanças talvez q nao queriamos… vamos ver no que vai dar, espero q melhore e nao piore como estamos prevendo… :frowning:

A Microsoft Research tem uma puta equipe de pesquisadores em linguagens de programação…

E quanto ao Ruby, duas citações do Bracha: “Ruby is the slowest thing I have ever seen”, e “Ruby is just Smalltalk with an ugly syntax”.

Rafael, onde voce achou essas citacoes do bracha?

Paulo, eu copiei da apresentação dele no Lang.NET Symposium, aqui.

acho sempre legal mudar, as pessoas novas que entram vem com energia nova, etc.

Aquele cara que acha que o mundo vai acabar por causa de nano-robôs descontrolados que vão nos transformar em melecas cinzas? Espero que ele esteja errado :slight_smile:

Agora ele está trabalhando na Cadence Design Systems:

(Veja a página do Bracha em http://www.bracha.org/Site/Bio.html )

Para quem já mexeu com design de circuitos eletrônicos, é ela que produz o software OrCad.