Global Game Jam em Curitiba

Olá Vinny,

Vi seu vídeo

Achei muito legal e inspirador!

Eu acho bem legal legal trabalhar com jogos, mas o meu nível não passa do código nativo da linguagem.
Quero dizer, não utilizo plataforma de desenvolvimento nenhuma. Fora o Flash, que utiliza a idéia de movieClip e timeline que trabalho desde o flash 4.
Meu desinteresse em investir nisso é o longuissimo tempo de dedicação exigido às plataformas de desenvolvimento.
Eu tentei firma com o Blender, mas ele é tão gigantesco de possibilidades que o meu tempo não me permitiu continuar.
Queria saber se existe alguma plataforma de desenvolvimetno que não sofra mudanças drasticas de uma versão para outra e que não tenha tanto a se estudar, como no Blender por exemplo.
No caso do XNA, pelo que entendi, ele é exclusivo da microsoft. Correto?

Creio que a Unity. E o melhor, ela é popular no Brasil.
Quanto a ter tanto o que estudar. Todas tem bastante o que estudar, mas na Unity vc pode começar a produzir games rapidamente sem ter que ler tudo a respeito dela.

Sim. Eu recomendo mais para quem gostaria de entrar no mundo de games vindo do Java, pois o C# é uma linguagem similar ao Java.

Além disso, o C# é uma plataforma de nível relativamente baixo. Não é uma engine de alto nível: com editores e física embutida (tal como a Unity). Tem suporte a som 3D e aceleração gráfica, inclusive a desenvolvimento 3D, mas não tem um motor pronto com o da Ogre. Ou seja, é bom para quem quer estudar numa plataforma mais fechada e consistente do que o Java, sem ter o impacto de ir para uma linguagem não gerenciada como o C++. Também é legal para quem quiser investir no mercado de PC, X-Box e Windows Phone.

Creio que a Unity. E o melhor, ela é popular no Brasil.
Quanto a ter tanto o que estudar. Todas tem bastante o que estudar, mas na Unity vc pode começar a produzir games rapidamente sem ter que ler tudo a respeito dela.

Sim. Eu recomendo mais para quem gostaria de entrar no mundo de games vindo do Java, pois o C# é uma linguagem similar ao Java.

Além disso, o C# é uma plataforma de nível relativamente baixo. Não é uma engine de alto nível: com editores e física embutida (tal como a Unity). Tem suporte a som 3D e aceleração gráfica, inclusive a desenvolvimento 3D, mas não tem um motor pronto com o da Ogre. Ou seja, é bom para quem quer estudar numa plataforma mais fechada e consistente do que o Java, sem ter o impacto de ir para uma linguagem não gerenciada como o C++. Também é legal para quem quiser investir no mercado de PC, X-Box e Windows Phone.[/quote]

Pelo que vi da palestra, tenho a impressão de que no de que no futuro a maioria dos desenvolvedores de softwares vão estar no ramo do entretenimento. Sejam jogos ou filmes.

O tempo pra fazer algo legal quebra a gente. Hehehe
Um curso só destas ferramentes deve levar vários meses.
No Blender também tem como fazer alguns joguinhos bem rápido. Segui um tutorial pra fazer um jogo de corrida (Um carro) com tratamento de colisões, mas ficou muito feio.
Penso que antes de tentar trabalhar com a codificação e os engines primeiro eu deveria aprender a modelar os objetos,
Mas minha habilidade em modelar os objetos tridimensionais com o mouse é horrível.
Eu vejo uns vídeos de pessoas modelando e colocando esqueletos para movimentação e não acredito que estejam fazendo com o mouse.
Existe algum periférico (tipo mouse) para auxílio da modelagem ou algum software que faça um mapeamento tridimencional de um objeto de macinha?
Como modelar estes objetos de forma mais ágil?

Existem softwares de modelagem que simulam a experiência de modelar em macinha, como o ZBrush. Não é muito minha especialidade. Como modelador, sou é um ótimo programador, ehheehhehe…

Você também pode procurar por assets prontos na internet. A Unity mesmo disponibiliza vários deles.

Dessa palestra tem uma piada que uso até hoje:

“XNA é uma linguagem multiplataforma desde que essa plataforma pertença a Microsoft”

[quote=Marky.Vasconcelos]Dessa palestra tem uma piada que uso até hoje:

“XNA é uma linguagem multiplataforma desde que essa plataforma pertença a Microsoft”[/quote]

Multiplataforma pero no mucho.

[quote=ViniGodoy][quote=Marky.Vasconcelos]Dessa palestra tem uma piada que uso até hoje:

“XNA é uma linguagem multiplataforma desde que essa plataforma pertença a Microsoft”[/quote]

Multiplataforma pero no mucho.[/quote]

Encontrei esse projeto pesquisando no google sobre XNA com Mono:
http://code.google.com/p/monoxna/

Pareceu interessante. Tem algum conhecimento desse casamento XNA + Mono? Ou é algo embrionário ainda?

A mais famosa é essa aqui:

[quote=ViniGodoy]A mais famosa é essa aqui:
http://monogame.codeplex.com/[/quote]

Legal. Impressionante a quantidade de plataformas que o mono já atingiu. Essa do XNA pra mim foi uma surpresa.

[quote=Marky.Vasconcelos]Dessa palestra tem uma piada que uso até hoje:

Hehehe

Ai, não vale!
:smiley:

[quote=ViniGodoy]Existem softwares de modelagem que simulam a experiência de modelar em macinha, como o ZBrush. Não é muito minha especialidade. Como modelador, sou é um ótimo programador, ehheehhehe…

Você também pode procurar por assets prontos na internet. A Unity mesmo disponibiliza vários deles.[/quote]

Eu conhecia o Zbrush, mas mesmo assim eu sou muito ruim com mouse.

Eu tava pensando em algo mais ou menos assim:

Mas com esse aqui eu pirei: