Gnome 2.8 is out!

Para quem usa Linux e gosta de usar software cheirando a carro novo, eis um motivo para usarem toda a banda disponível:
http://www.gnome.org/start/2.8

pois é daniel, um dia desses vi no seu blog que vc tá usando gnome… vc tá mesmo ou era só um teste? :slight_smile:

Agora que você postou isso, vai ter que aguentar a dúvida newbie :stuck_out_tongue: : quais as vantagens do Gnome em relação ao KDE? Achei o KDE meio pesado…

minha recomendação: só você testando os dois saberá que qual se sente mais confortável.
Eu não troco o gnome por nada, outros não trocam o kde por nada.

Eu, do pouco que usei Linux, prefiro Gnome. Acho o KDE mto “quadrado”.

leomc, O que vc recomenda pra enfeitar o Gnome? Tipo Menus transparentes, tipo Temas novos?

[color=“red”]HAUHAU… DANIEl usando GNOME… AUHAUH!!![/color]

[color=“darkblue”]Isso é histórico![/color]

vamos lá…

eu prefiro o gnome com o tema oficial o industrial (2.6), induBstrial (2,8)
Se você não conhece é bom dar um olhada no gdesklets

screenshots do gdesklets Account Suspended
Site oficial: http://gdesklets.gnomedesktop.org/ é bem legal, ainda é um pouco novo mas tá evoluiono legal…

Como gosto de mudar de temas às vezes… eu tô usando esse aqui

o link http://www.users.monornet.hu/linux/index2.html

E o tal do Enlightment?

o Enlightment é um desktop antigo que tem andado muito devagar, surgiu junto com gnome e kde mas tá bem devagar. ele sera bem diferente e interessante mas infelismente deixaram ele de lado…

O E esta em desenvolvimento. Atualmente esta na versao E16, enquanto isso a versao E17 esta em desenvolvimento. Mas como para essa nova versao eles estao refazendo toda a arquitetura do projeto, entao o ritmo esta devagar mesmo.

Mas parece ser uma otima opcao. Quando sair a nova versao possivelmente sera um marco (o site promete bastante).

http://enlightenment.org

BTW, Fluxbox rules. :mrgreen:

Marcio Kuchma

É, eu ando usando Gnome quase todo dia.

Bom, eu migrei do KDE para o Gnome porque o Gnome misturou muito bem facilidade na personalização com simplicidade. Sem falar que o Gnome tem feito coisas que tornam um Linux até mais fácil de ser usado do que o Windows (a versão 2.8 está até reconhecendo e montando automaticamente dispositivos de armazenamento USB!) . E como eu já não tinha mais saco para ter que ficar lembrando os parâmetros de configuração de sei-lá-o-quê, Gnome se mostrou muito bom. Além disso, ele possui uma integração quase perfeita com outros aplicativos. De fato, usar desktop no Linux está cada vez melhor :slight_smile:

Muitas vezes o X q vc usa depende da máquina q vc tem.

Se vc não tiver memória e processador, um XFCE ou WindowMaker
são boas opções.

Se vc tem uma máquina razoável (diga-se P3 -256RAM pra cima),
instale os 2 : KDE e GNOME.
Vc não vai usar os dois, mas provavelmente vai usar o KDE com
algum programa que use as libs do GNOME e vice-versa.

Do pouco que eu vi o Gnome 2.6 e li seu Release Notes, todas as
novidades eu já usava desde o KDE 3.0 (hoje está no 3.3) .
Eu não gosto muito daquele File Manager do GNOME…

Além disso, muita gente classifica o KDE pq só viu a primeira versão,
ou então configurou o Desktop com todos recursos visuais possíveis,
o q deixa mais lento mesmo, assim como no Windows.

Pra quem não sabe, o código do KDE2 em relação ao KDE1 foi
85% reescrito. Pra quem lembra, realmente o 2 parece uma nova GUI.
Nessa época eu usava WindowMaker+GNOME, depois fui pro KDE2
beta e tô lá até hoje… eu ainda ajudo no projeto de tradução dos
programas do KDE ( http://br.tldp.org/ )

A briga de gnome é grande, tanto kde e gnome tem evoluido bastante, não acho que apenas uma lista de features seja suciciente ŕa dizer qual é melhor, só testando os dois você sabe qual é melhor pra você…

Agora quando ao filechooser, aquele antigo bizarro foi removido no 2.4… Esse é o novo…

Gosto muito do gnome e recomendo e acho que o comentario do daniel tb é mt importante já que ele tah vindo do mundo mac. AGora pra saber qual é melhor pra você só testando MESMO.

Eu usei Gnome por muitos anos, inclusive sobre Enlightenment.
Depois meus amigos tanto falaram que GTK é tosca e QT é organizadinha que acabei trocando por KDE, e fiquei satisfeita também.
Aí esta semana meu Gentoo morreu durante uma compilação do KDE :cry: :cry: (leia-se: agora minha partição / está inteirinha no lost+found com arquivos #inode) :cry: :cry: então é uma boa hora para eu rever o que instalar!

Mas para quem quer algo leve, recomendo OpenBox. Eu mesma deixava ele instalado também para quando eu ia fazer outras coisas mais pesadas e não queria desperdiçar no window manager.

O legal do Gnome é que ele não está só construindo um desktop legal, mas está montando um ecossistema completo e onipresente ao seu redor. Gnome tem se integrado cada vez mais e melhor com ferramentas muito importantes para o dia-a-dia, como o OpenOffice, Evolution, Mozilla/Firefox/Epiphany…
Ok, o KDE também faz isso. Mas devido ao fato de, por exemplo, o Evolution pertencer ao projeto Gnome, torna a integração entre aplicações muito mais fácil e suave (da mesma forma como o Outlook se integra bem com o Windows e o Mail/Calendar com o MacOSX).

Sobre o comentário da Bani sobr as APIs, bom, como eu não pretendo usar GTK para desenvolver minhas aplicações, entao isso pouco me importa :slight_smile:

Eu estava utilizando o KDE 3.2 em uma máquina com 128Mb de Ram. Fui testar o Gnome 2.6 e não troquei mais. Achei ele bem mais leve que o KDE.

obs: não tenho nada contra o KDE. Simplesmente precisava de algo mais leve e não tão básico como o BlackBox por exemplo.

O KDE é bem integrado só nos seus programas: Kmail que usa os endereços
cadastrados no KAddress q pode ser usado por qqer outro programa,
como o Konqueror (browser) e o Kopete (messenger).

Já com os outros programas não-KDE, como o OpenOffice já não tem essa
integração tão fácil,mas dá pra arrumar com alguns ajustes.

Exemplo: na impressão precisa configurar o OpenOffice pra fazer
uma chamada ao kprinter (gerenciador de impressão do KDE).

Eu acho boa a idéia da Microsoft que o KDE adaptou: o browser e o
file manager usarem a mesma API. Isso integra melhor as coisas…

atualmente eu estou com o kde, mas to querendo dar uma olhada no gnome2.8. alguem sabe como fazer pra instalar o gnome novo de uma vez só? eu uso o Fedora 2, sera q nao tem algum rpm por aí?!