Gnome está pensando em adotar Java no lugar do Mono

Com a abertura da JVM OpenSource o pessoal do Gnome esta pensando em adotar o Java no lugar do mono…

http://www.infoworld.com/article/06/11/22/HNjavaworld_1.html

Muito interessante ! :shock:

Dúvido muito que isto aconteça…

Justamente por que o Mono já esta muito bom, já conta com muitos desenvolvedores, e esta cada vez mais sendo amplamente aceite…

E só com o Mono poderemos ter num futuro proximo espero… Jogos e grande aplicações comerciais, sendo desenvovidas em C#, correndo no Linux e Mac, sem recompilar…

O Mono / C# consegue resolver o problema que o Java 3D + Swing não conseguem… especialmente para Jogos a nivel de desempenho e fácilidade de uso para o cliente final…

Mono tem tudo para continuar forte… o problema é ter que ficar mantendo a compatibilidade com as novas versões que saem do .Net, e não poderem inventar coisas novas, para não perder a compatibilidade…

Eu aposto muito no Mono para aplicações windows forms e jogos… principalmente nos jogos… dúvido muito que o Java um dia fique bom para o desenvolvimento de Jogos de grande porte…

Sendo realista… dúvido muito que Adobe/Macromedia um dia lance um Photoshop ou um Flash desenvolvido em Java, mas em C# já acho mais possível…

E também quanto aos Engines 3D, também acho que é mais fácil migrar para o C# do que para o Java…

Acho que Mono / C# é para uma coisa… e Java para outra… ambus bons nas áreas que dominam…

Mas pronto… posso estar enganado :roll:

[quote=eduveks]Dúvido muito que isto aconteça…

Justamente por que o Mono já esta muito bom, já conta com muitos desenvolvedores, e esta cada vez mais sendo amplamente aceite…
[/quote]
Aceito por quem ? até a redhat está abrindo mao de distribuir ele em seus servidores …

E o que usabilidade do usuario final tem a ver com a tecnologia… isso nao eh trabalho do desenvolvedor ? Existem engines muito boas de jogos em java… viste JAKE2 ? E tem outra… Binds de java para opengl tornao java tão rapido quando qualquer outra linguagem nativa de jogos…

Compatibilidade ? isso falta MUITO pro mono… principalmente prq .net não é uma especificacao… eh um conjunto de tecnologias… .Net é BEM maior que a CLR/CLI… mono NUNCA vai conseguir ser 100% compativel…
a solucao é bem maior do que muitos pensam…

Qual jogo feito em mono de grande porte ?

E porque ?

Sintaticamente falando ?

[quote=eduveks]Dúvido muito que isto aconteça…

Justamente por que o Mono já esta muito bom, já conta com muitos desenvolvedores, e esta cada vez mais sendo amplamente aceite…

E só com o Mono poderemos ter num futuro proximo espero… Jogos e grande aplicações comerciais, sendo desenvovidas em C#, correndo no Linux e Mac, sem recompilar…

O Mono / C# consegue resolver o problema que o Java 3D + Swing não conseguem… especialmente para Jogos a nivel de desempenho e fácilidade de uso para o cliente final…

Mono tem tudo para continuar forte… o problema é ter que ficar mantendo a compatibilidade com as novas versões que saem do .Net, e não poderem inventar coisas novas, para não perder a compatibilidade…

Eu aposto muito no Mono para aplicações windows forms e jogos… principalmente nos jogos… dúvido muito que o Java um dia fique bom para o desenvolvimento de Jogos de grande porte…

Sendo realista… dúvido muito que Adobe/Macromedia um dia lance um Photoshop ou um Flash desenvolvido em Java, mas em C# já acho mais possível…

E também quanto aos Engines 3D, também acho que é mais fácil migrar para o C# do que para o Java…

Acho que Mono / C# é para uma coisa… e Java para outra… ambus bons nas áreas que dominam…

Mas pronto… posso estar enganado :roll: [/quote]

Acho que você se enganou mesmo …

A questão é, que com Mono é possível rodar os programas feitos na Fremework Microsoft… já usei alguns programas no Linux, feitos para Windows e funcionou perfeitamente, depois que resolveram o problema da System.Forms…

Agora que há engines 3D em Java bons disto eu sei, mas tão bom o como o UT Engine… é verdade que não existe nenhum prorama comercial grande ou um Engine poderoso migrado para .Net C# mas acho que é mais possível que isto aconteça pro lado do .Net do que para o Java.

Lembrando que muitas empresas (A maioria ainda) só pensam em “Microsoft”, e vão continuar a desenvolver muitas coisas em .Net e talz… e a única esperança de poder rodar estas aplicações em outras plataformas, é com o Mono… a nivel de Jogos e Programas, só o Mono nos dá a esperança de poder rodar aquele meu programinha que gosto do Rwindows no Linux…

Eu já tentei muito rodar alguns jogos que gosto do Windows no Linux com Cedega/Wine, mas sem chance, se fizessem me C# quase certo que consegueria… agora era muito bom que fizessem em Java, mas não fazem este é o problema.

O Mono é muito importante, é a fina linha de esperança que temos de poder rodar os programas Rwindows no Linux na perfeição…

Por isso todo apoio ao Mono tem que continuar… os testes que fiz de compatibilidade entre a Framework da Microsoft e o Mono, e alguns programas, funcionou tudo perfeito.

Basta abrir os olhos e ver quantos softwares são desenvolvidos sobre o .Net e pensar que tudo isto não vai rodar no Linux é mau… o Mono é que nos da a garantia de que podem continuar desenvolvendo em .Net que rodo no Linux na boa…

Isto só aumenta a aceitação do Linux no PC do João da Esquina de 50 anos…

Cabem algumas reticencias…

1 - Pelo que entendi da leitura do artigo…o que está pesando mais é abertura consecutiva do JDK e do JME. Neste ponto a ideía geral do artigo é criar apliactivos (no caso do gnome) que sejam portaveis entre o desktop e os dispositivos moveis.

2 - Na aréa de jogos para portatéis, pelo que acho no mercado tem-se proliferado os que utilizam a JME.

3 - Não acredito que o Adobe Photoshop e o Adobre Flash contém para a escolha do Mono em relação ao Java para o Gnome, pois ambos são projetos de software comerciais. Se v.c ler no artigo o pessoal do Gnome, elogiou a escolha da GPL, justamente por ser a mais restritiva em relação a termos de alteração do código e da utilização por software proprietário.

Flos.

[quote=eduveks]A questão é, que com Mono é possível rodar os programas feitos na Fremework Microsoft… já usei alguns programas no Linux, feitos para Windows e funcionou perfeitamente, depois que resolveram o problema da System.Forms…

Agora que há engines 3D em Java bons disto eu sei, mas tão bom o como o UT Engine… é verdade que não existe nenhum prorama comercial grande ou um Engine poderoso migrado para .Net C# mas acho que é mais possível que isto aconteça pro lado do .Net do que para o Java.

Lembrando que muitas empresas (A maioria ainda) só pensam em “Microsoft”, e vão continuar a desenvolver muitas coisas em .Net e talz… e a única esperança de poder rodar estas aplicações em outras plataformas, é com o Mono… a nivel de Jogos e Programas, só o Mono nos dá a esperança de poder rodar aquele meu programinha que gosto do Rwindows no Linux…

Eu já tentei muito rodar alguns jogos que gosto do Windows no Linux com Cedega/Wine, mas sem chance, se fizessem me C# quase certo que consegueria… agora era muito bom que fizessem em Java, mas não fazem este é o problema.

O Mono é muito importante, é a fina linha de esperança que temos de poder rodar os programas Rwindows no Linux na perfeição…

Por isso todo apoio ao Mono tem que continuar… os testes que fiz de compatibilidade entre a Framework da Microsoft e o Mono, e alguns programas, funcionou tudo perfeito.

Basta abrir os olhos e ver quantos softwares são desenvolvidos sobre o .Net e pensar que tudo isto não vai rodar no Linux é mau… o Mono é que nos da a garantia de que podem continuar desenvolvendo em .Net que rodo no Linux na boa…

Isto só aumenta a aceitação do Linux no PC do João da Esquina de 50 anos…[/quote]

Suas hipóteses baseiam-se no fundamento que fundações como a Gnome e a GTK, ou os desenvolvedores do Linux estão preocupados com a compatibilidade explicita com o windows e os aplicativos windows (no caso os aplicativos propritários), bem como na aréa de compatibilidade com os jogos 3D e os engines gráficos de jogos.

1 - Como disse acima, se ler atentamente a noticia…verá que eles estão mais preocupados e empolgados com a liberação consecutiva da JDK e da JME, o que permite a portabilidade bem mais eficiente entre os aplicativos linux, e os aplicativos para dispositivos moveis.

2 - Os desenvolvedores do Gnome elogiaram o uso da GPL, que no caso é a mais restritiva entre plataformas que tutilizam software livre e as que utilizam sofwate comercial.

Flos.

[quote=eduveks]A questão é, que com Mono é possível rodar os porgramas feitos na Fremework Microsoft… já usei alguns programas no Linux assim, feitos para Windows e funcionou perfeitamente, depois que resolveram o problema da System.Forms…
[/quote]
è possivel em termos… pois existem MUITA coisa que ainda não esta portada… e repito… CLR/CLI não é tudo em .Net… se seu programa usar uma DLL QUALQUER ( o que é MUITO COMUM em .Net tendo vista que a maioria das pessoas apenas fizeram bind em dll’s e lancaram o produto em “.Net”) … pronto nada funciona no linux… então essa sua afirmacao ainda é uma utopia…

Se vc fizer ele em java… não seria sonho e sim realidade :slight_smile: de sonhar tem gente a mais de 5 anos sonhando com windows vista…

Se fizerem em C# vao depender do DirectX , nao viaja , esse cenario que voce esta observando só vejo em 2512… .Net é MUITO dependente das dll’s feitas PRO windows…

Perfeicao ? voce nao deve estar falando serio … voce viu o suporte a servicos enterprise do Mono ? para né… falta anos luz pra ficar usavel… no proprio site eles dizem que ASP em windows “nao funciona direito” se usar mono…

Não querendo ser rude… mas voce não deve ter rodado algo sério… faca algo realmente enterprise… webservices( jah q eh a unica coisa q ele tem ) com camadas… e teste…

[quote=eduveks]
Basta abrir os olhos e ver quantos softwares são desenvolvidos sobre o .Net e pensar que tudo isto não vai rodar no Linux é mau… o Mono é que nos da a garantia de que podem continuar desenvolvendo em .Net que rodo no Linux na boa…

Isto só aumenta a aceitação do Linux no PC do João da Esquina de 50 anos…[/quote]
Linux não tem muita aceitacao NAO porque nao tem programas… e sim porque ainda está MUITO DIFICIL de mecher…para desktop ele ainda vai ter que evoluir muito… suporte a hardware tmb… não vai ser o Mono que vai fazer o cara da esquina usar Linux…

Bem ai é que o problema não reside… o Linux em termos de hardware esta ótimo cada vez melhor, e fácil!!! Mais fácil que o Ubuntu e o Novel Suse impossível, muito mais fácil q o Windows, tenho varios amigos que andam migrando prara o Linux, que não manjam nada de informática e são meros usuarios, e estão bastante satisfeitos :smiley:

O único impecilio que vejo para o Linux dominar o mundo dos Desktops é a falta de compatibilidade com os programas que os usuários gostam/dependem que são feitos para Windows…

Deixa eu só comentar sobre o cenário do mercado em Portugal, que é o que conheço melhor…

Visão normal de quem vai fazer um novo software…
.Net opção de varias linguagens, Java uma… basta ver no mercado o que se encontra… programador .Net em qualquer esquina… Java não é bem assim… nivél de salário… os programadores .Net ganham menos que os em Java no geral… logo o custo de desenvolvimento vai ser mais baixo… mas o custo do projeto final vai ser mais alto por causa das licenças… bem basta ter um bom vendendor… que faça o cliente final bancar as licenças e então vamos ter um custo de desenvolvimento mais baixo e maiores lucros… é esta a visão aqui… e o .Net infelizmente vem dominando…

Mas quem programa em Java aqui ta feito… oportunidades boas e bem rentaveis não falta… desempregado não fica… não conheço nenhum… agora só programador .Net conheço uns tantos desempregados…

A realidade é que as empresas de desenvolvimento forçam o .Net por q teem menos dispesas em desenvolvimento… e o cliente aguenta com que lhe oferecem… se ele ve a maioria das empresas oferecendo .Net vai pro .Net, agora se as empresas em Java são bem menos logo, há menos competitividade e depois menos mão de obra… que acaba por também encarecer os projetos em Java… acaba no final das contas pro cliente… projetos em Java e .Net custarem o mesmo… e como estão mais acostumados com a Microsoft… mesmo sabendo que não é tão bom… mas pronto… estão mais acostumado… acabam indo pro .Net… assim ficam presos ao Windows…

O Mono acho que ainda pode balançar um pouco mais este barco…

So para constar, a propria Micro$oft estava processando o pessoal do mono e tals… Ou seja, ela quer q eles se ##%#^@#@$.

.Net a partir da versão 2.0 passou a ser especificado (por q será? :twisted: )

E o lance de se ter varias linguagem contra uma so no java… bem… eu sinceramente NAO vejo vantagens em se poder ter num mesmo projeto coisas em VB.NET, C#.NET, C++.NET e Delphi.NET… isso me cheira a um omeletao…

Coitado do cara que for dar manutençao nisso :twisted:

[]'s

[quote=thadeurc]So para constar, a propria Micro$oft estava processando o pessoal do mono e tals… Ou seja, ela quer q eles se ##%#^@#@$.

.Net a partir da versão 2.0 passou a ser especificado (por q será? :twisted: )
[/quote]
Onde posso baixar ela ? todas neh… nao soh a CLR

Eu acredito que seja vantagem na reaproveitacao de codigo… para quem faz componentes isso é legal :slight_smile:

[quote=thadeurc]
E o lance de se ter varias linguagem contra uma so no java… bem… eu sinceramente NAO vejo vantagens em se poder ter num mesmo projeto coisas em VB.NET, C#.NET, C++.NET e Delphi.NET… isso me cheira a um omeletao… [/quote]

Sim é salada… mas… a lógica é a seguinte… imagina o cenário:

O projeto tem q ser web e talz… há o cara que manja de html e desenvolvimento web só sabe VB… blz, faz a parte da web em VB… há tb precisa de uns webservices… putz o cara que manja de webservices só sabe C#… blz… é só fazer…

Ou seja em .Net vc consegue ter pelo menos 3 vezes mais mão de obra do que em Java, é salada é… mas sai mais barato desenvolver… por isso de achar um programador .Net em qualquer esquina…

E para piorar (foi o que aconteceu comigo)… há tem um projeto aqui que tem q ser feito em C#… há mas eu não sei C#, só sei Java… ok, então aprende ai C# em dois dias q é fácil, é igual ao Java só muda umas “palavrinhas”…

Mas isto não quer dizer que o .Net tenha um dominio absoluto… o Java tem uma boa fatia do mercado, mas não o suficiente para esmagar o .Net… e vamos ter que sobreviver com o .Net… mas a questão é se o .Net vai continuar… tem que se arranjar alguma forma das aplicações .Net rodarem no Linux… que se não vai ficar cada vez mais complicado convencer empresas e usuários a mudarem para o Linux… por isso o Mono se não é perfeito… tem que ficar perfeito… e isto é q era bom :twisted:

e todos viveram felizes para sempre né ??? acorda…

[quote=eduveks]O projeto tem q ser web e talz… há o cara que manja de html e desenvolvimento web só sabe VB… blz, faz a parte da web em VB… há tb precisa de uns webservices… putz o cara que manja de webservices só sabe C#… blz… é só fazer…

Ou seja em .Net vc consegue ter pelo menos 3 vezes mais mão de obra do que em Java, é salada é… mas sai mais barato desenvolver… por isso de achar um programador .Net em qualquer esquina… [/quote]

Desenvolver software não é apenas escrevê-lo. Fazer uma salada pode ser mais fácil, rápido e barato. E mantê-la?

Meu, desde que eu comecei a jogar, sempre tem 500mil agradecimentos pra artistas (musica, modelagem, animação, enredo, vozes, luzes, efeito) do que o pessoal que codifica. Isso que hoje boa parte dos jogos são feitos em C ou C+ (certo?)

Agora com a onda dos multiplos processadores, todo mundo vai querer uma linguagem de alto nivel (Java e pontoNet são grandes opções).

Se o framework não tão bom do java levar 5 horas pra fazer a parte de codificação a cada 20 de artistas, não vai set uma produtivida um pouco melhor da codificação que vai fazer milagres.

Acho que quem fizer a Sony criar uma VM pro play3 vai dominar o mundo =D

Pode ficar tranquilo, quando o Mono tiver 100% compativel a M$ lança o .Net*.0.0.1.asddasdasd.1

Kbo a compatibilidade.

VELO

Coméquié?!

Aqui no planeta Terra, a esmagadora maioria das aplicacoes comerciais de grande porte sao feitas em Java.

exatamente… conhece a palavra UTOPIA ? pois eh… Mono compativel é uma UTOPIA… é correr atraz do rabo… a ms NUNCA vai deixar isso acontecer… alguem viu o q ela tah fazendo com a borland ? a borland está COMENDO POEIRA… lancou o Delphi 2006 a MS lancou o .Net 2.0 DUAS SEMANAS DEPOIS… resumindo… vai demorar mais 430 anos pra sair um delphi pra .Net 2.0… e o mercado… esta disposto a esperar ?

[quote=velo]
Kbo a compatibilidade.
VELO[/quote]

O que é “Kbo”?

[quote=Daniel Quirino Oliveira][quote=velo]
Kbo a compatibilidade.
VELO[/quote]

O que é “Kbo”?[/quote]
Kbo: Derivado latino web 2.0 da palavra acabou, hehehhe

VELO

Não sei porque vocês se preocupam tanto com compatibilidade entre versões do .NET. A Microsoft nunca prometeu mantê-la (com o .NET Framework 3.0, isso é mais do que evidente) e isso nunca foi um problema para os .NETters no geral. Então, querem tentar procurar pêlo em outro ovo?