GNU Classpath anuncia nova release 0.13

Beleza pessoal, saiu o GNU Classpath, agora pergunto, o que exatamente isso significa?
1º É apenas um pacote de APIs similar ao que vem junto do java ou tem algo de diferente?
2º Ele pode substituir o java da SUN? O que ele substitui?
3º Porque um java open source se o java é free? Não existe um risco de despadronização a linguagem?
4º Alguem usa? Pra que? Por que?

Obrigado pela atenção e me desculpem pelo interrogatório.

1. GNU Classpath é uma tentativa de se implementar um JRE livre (segundo as definições de liberdade do GNU).
  2. Pode, um dia, talvez, substituir a implementação da Sun, ou da IBM, ou da BEA, ou da Apple, ou da… Mas não ainda.
  3. A implementação da Sun não é livre, é apenas gratuita. Idem para as implementações da IBM (alguém aí ouviu boatos sobre a CPL-ização da JVM da IBM?), BEA, Apple…
  4. Provavelmente as mães dos desenvolvedores do GNU Classpath usam :smiley:

[quote=Daniel Quirino Oliveira]
4. Provavelmente as mães dos desenvolvedores do GNU Classpath usam :D[/quote]

Putz, tuh soh podia ser um [quote]Sun Certified Java Comediant [/quote]

Mas massa, valeu pelas explainações.

Alguem sabe se esse Classpath tem algo de novo, extra ao JRE?

[quote=velo]Beleza pessoal, saiu o GNU Classpath, agora pergunto, o que exatamente isso significa?
1º É apenas um pacote de APIs similar ao que vem junto do java ou tem algo de diferente?
2º Ele pode substituir o java da SUN? O que ele substitui?
3º Porque um java open source se o java é free? Não existe um risco de despadronização a linguagem?
4º Alguem usa? Pra que? Por que?

Obrigado pela atenção e me desculpem pelo interrogatório.[/quote]

1-É uma implementação das bibliotecas da versão standard do java.
2-Pode substituir em varios casos, mas devido ao fato de não ser um projeto completo sucesso com o software em questão nem sempre é possivel
3-A espeficação do Java é livre, as implementações são fechadas e gratuitas, o nome Java é propriedade da Sun. Não existe nenhum risco de despadronizar ou qualquer coisa assim uma vez que para poder se chamar java tem que passar por um pacote de testes com milhões de linhas de código.
4- Eu uso para rodar eclipse com o gcj no linux.

[quote=louds]
4- Eu uso para rodar eclipse com o gcj no linux.[/quote]

AHHH, sim, o louds também.

Daniel, eu só uso em casa mesmo.
Produção só Java.

[quote=louds]
4- Eu uso para rodar eclipse com o gcj no linux.[/quote]

Como você fez isso? Toh afim de fazer o mesmo no meu PC de casa, fiquei curioso :smiley:

É “facil”, basta procurar na lista do gcj pelas instruções, que vão te dizer qual versão e patches do gcc usar.

Ai é só fazer man gcj e ver como compilar e executar o eclipse!

Ou ainda vc pode baixar um rpm da RH com o eclipse.

[quote=louds]É “facil”, basta procurar na lista do gcj pelas instruções, que vão te dizer qual versão e patches do gcc usar.

Ai é só fazer man gcj e ver como compilar e executar o eclipse!

Ou ainda vc pode baixar um rpm da RH com o eclipse.[/quote]
louds, quais as principais vantagens de utilizar ele e não o da SUN?

acho que é apoiar o software livre, testar bugs, certo? :stuck_out_tongue:

Nah, esse eh o motivo nobre da coisa. O motivo de verdade eh que ele roda ligeiramente mais rapido em alguns casos.

mas não roda todas as APIs, né?

Ainda nao. Leia o site, diacho :wink:

AH, eh mais gostoso pergunta!

O startup é sensivelmente menor. A unica coisa ruim é que ainda tenho que manter uma JVM proprietaria instalada para debug.