Google faz contribuição para o Hibernate

A RedHat fez um anúncio de três novos projetos “top-level” para o projeto Hibernate, os projetos Validator e Search, que agora foram oficializados e o novo projeto Shards, que foi uma contribuição do Google para o projeto e tem como objetivo oferecer clusterização e particionamento horizontal de dados.

Notícia completa: Google Contributes Data Partitioning Capability to Hibernate

bahh, não tinha visto a noticia aqui ainda quando postei la no blog :slight_smile:

é… Google está caminhando para ser um grande nome na comunidade open source…

codes, Guice, gwt, Hibernate Shard

Pra quem ganha milhões usando software livre tbm, acho que esse tipo de coisa é o mínimo que eles podem fazer.

Essa área de distribuição horizontal dos dados é bem carente. Esse Hibernate Shards promete. Achei bem legal!

A principal dificuldade (a meu ver) são os relacionamentos entre diferentes bases. Tanto é que essa versão inicial tem a limitação de não suportar isso.

Eles dizem que estão trabalhando nisso, mas vão precisar ser bastante criativos…

[quote=Fabio Kung]Essa área de distribuição horizontal dos dados é bem carente. Esse Hibernate Shards promete. Achei bem legal!

A principal dificuldade (a meu ver) são os relacionamentos entre diferentes bases. Tanto é que essa versão inicial tem a limitação de não suportar isso.

Eles dizem que estão trabalhando nisso, mas vão precisar ser bastante criativos…[/quote]

O problema de particionamento vertical é que quase nenhuma empresa tem know-how para implementar, o custo da solução acaba maior que simplesmente trocar o banco por um servidor High End com um SAN gigantesco.

O hibernate shards tá muito, muito longe de ser usável. Não tem suporte a topologias mistas de particionamento, principalmente quando envolve replicação entre os clusters. Apesar disso, o maior impeditivo que eu vejo é que não suporta replicação, maioria das empresa partem primeiro para uma solução master+slaves ou multi-master antes de ir para particionamento.

Com certeza está longe de ser usável!

Replicação realmente faz muita falta. Acabei esquecendo de comentar, mas é mais um dos pontos que eles dizem que estão correndo atrás (último parágrafo da documentação, se não me engano).

Mesmo sendo não-usável eu ainda acho promissor, pois quando precisei de algo parecido não achei nenhuma alternativa que funcionasse bem (usável) e sem vendor lock-in.

Se a coisa realmente emplacar, distribuição horizontal com a transparência dada pelo hibernate me parece fenomenal. Por isso eu disse que o projeto promete, mesmo achando que eles vão precisar de muita criatividade…

Pode ser a causa da doação, não? :lol: “Deixa a comunidade resolver os pepinos…” :wink:

Boa iniciativa do google em contribuir código, inspira pelo exemplo! E, que o Shards amadureça… seria muito bom ter um membro da “família” Hibernate nesse nicho!