A RedHat fez um anúncio de três novos projetos “top-level” para o projeto Hibernate, os projetos Validator e Search, que agora foram oficializados e o novo projeto Shards, que foi uma contribuição do Google para o projeto e tem como objetivo oferecer clusterização e particionamento horizontal de dados.
Essa área de distribuição horizontal dos dados é bem carente. Esse Hibernate Shards promete. Achei bem legal!
A principal dificuldade (a meu ver) são os relacionamentos entre diferentes bases. Tanto é que essa versão inicial tem a limitação de não suportar isso.
Eles dizem que estão trabalhando nisso, mas vão precisar ser bastante criativos…
[quote=Fabio Kung]Essa área de distribuição horizontal dos dados é bem carente. Esse Hibernate Shards promete. Achei bem legal!
A principal dificuldade (a meu ver) são os relacionamentos entre diferentes bases. Tanto é que essa versão inicial tem a limitação de não suportar isso.
Eles dizem que estão trabalhando nisso, mas vão precisar ser bastante criativos…[/quote]
O problema de particionamento vertical é que quase nenhuma empresa tem know-how para implementar, o custo da solução acaba maior que simplesmente trocar o banco por um servidor High End com um SAN gigantesco.
O hibernate shards tá muito, muito longe de ser usável. Não tem suporte a topologias mistas de particionamento, principalmente quando envolve replicação entre os clusters. Apesar disso, o maior impeditivo que eu vejo é que não suporta replicação, maioria das empresa partem primeiro para uma solução master+slaves ou multi-master antes de ir para particionamento.
Replicação realmente faz muita falta. Acabei esquecendo de comentar, mas é mais um dos pontos que eles dizem que estão correndo atrás (último parágrafo da documentação, se não me engano).
Mesmo sendo não-usável eu ainda acho promissor, pois quando precisei de algo parecido não achei nenhuma alternativa que funcionasse bem (usável) e sem vendor lock-in.
Se a coisa realmente emplacar, distribuição horizontal com a transparência dada pelo hibernate me parece fenomenal. Por isso eu disse que o projeto promete, mesmo achando que eles vão precisar de muita criatividade…
Pode ser a causa da doação, não? :lol: “Deixa a comunidade resolver os pepinos…”
Boa iniciativa do google em contribuir código, inspira pelo exemplo! E, que o Shards amadureça… seria muito bom ter um membro da “família” Hibernate nesse nicho!