Pessoal, eu tô tentando usar o Google Maps API, por enquanto pra testar eu tô tentando só exibir o mapa mas nem isso eu tô conseguindo, minha aplicação tá dando exceção dizendo que parou inesperadamente, eu fui tentando ir eliminando pra saber onde tá o problema até que eu eliminei o código TODO, deixando somente o fragment no xml e a activity extendida de FragmentActivity, mas o erro NEM mudou pra outro, persiste o mesmo erro. Aparentemente tá tudo certinho de acordo com vários tutoriais que eu vi aqui, segue o manifest, o layout e a activity pra quem quiser dar uma olhada;
public class TesteActivity extends FragmentActivity {
// Google Map
//private GoogleMap googleMap;
@Override
protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.activity_teste);
/*try {
// Loading map
initilizeMap();
} catch (Exception e) {
e.printStackTrace();
}*/
}
/**
* function to load map. If map is not created it will create it for you
* */
/*private void initilizeMap() {
if (googleMap == null) {
FragmentManager fmanager = getSupportFragmentManager();
Fragment fragment = fmanager.findFragmentById(R.id.map);
SupportMapFragment supportmapfragment = (SupportMapFragment)fragment;
googleMap = supportmapfragment.getMap();
// check if map is created successfully or not
if (googleMap == null) {
//
}
}
}*/
}[/code]
Como vocês podem notar, o código foi todo comentado só deixando a activity extendida de FragmentActivity e o fragment no xml do layout. A versão do Android no celular que tá rodando a aplicação é 2.3.6.
Abraços à todos e qualquer ajuda é sempre bem vinda.
Valeio muito obrigado pela atenção. Então, eu até agora não tô entendendo muito bem como funciona essa questão do Google Play Services, No Eclipse e no projeto eu tenho tudo configurado, o Google Play Services SDk, todas as libs importadas, support, etc… O projeto compila sem nenhum erro, só que na hora de executar no celular sempre aparece essa mensagem “A aplicação … fechou inesperadamente.”. Como é que é essa questão do Google Play Services no celular? Precisa ter alguma coisa relacionada à isso instalada no celular? Os dispositivos onde estão sendo feitos os testes são Samsung “Galaxy Y Duos(Android 2.3.6)” e “Samsung Galaxy TAB(Android 3.2)”. A pergunta é; O “Google Maps API v2”, funciona nas versões mais antigas do Android mais especificamente essas duas versões que eu mencionei acima?
A Key, uma coisa que eu não entendi também foi essa questão dan key de debug. Em todo lugar onde eu procuro informação, é muito confuso não dão as informações direito. A Key que eu tô usando é a key normal que eu consegui lá no Console, passei o SHA + o nome do package do meu projeto e recebi a Key que já tá configurada no Manifest EMBORA o problema ainda não seja esse eu acho, pois de acordo com o que eu vi nas pesquisas aqui, a falta da Key resulta no fragment do mapa ficar branco sem carregar o mapa, mas a aplicação executa normal sem cair em exceção.
Valeio eu lhe agradeço muito se você puder me ajudar nessa questão meu amigo. Forte abraço.
A key da para ver nas preferencias do android no eclipse. Você tem o cadastro na google ? Se sim, gerou a key para api do android google maps v2 ?
Por que assim, quando eu coloquei no meu Galaxy Y (2.3.3) ele não tinha google play services, porém ele não travou e fechou, mostrou um botão “instalar google play services”.
[quote=Valeio Bezerra]A key da para ver nas preferencias do android no eclipse. Você tem o cadastro na google ? Se sim, gerou a key para api do android google maps v2 ?
Por que assim, quando eu coloquei no meu Galaxy Y (2.3.3) ele não tinha google play services, porém ele não travou e fechou, mostrou um botão “instalar google play services”.[/quote]
Como eu descrevi ali no meu post, sim Valeio eu tenho a chave criada e configurada no manifest, a API Android tá ativada no Console, etc… Mas eu já resolvi o problema, resolvi em menos de 2 horas pra falar a verdade, o que me chateia nessa Google é isso, passei mais de 20 horas tentando fazer a API do Google funcionar e quando desisti e fui pro OSM, levei menos de 2 horas. Instalei uma API do OpenStreetMap chamada OSMDroid e coloquei no meu código pra carregar as imagens(tiles) do Google Maps, nem da key eu precisei pra carregar as imagens do Google, ficou mais que perfeito. Assim, o processo no código pra criar overlay, mais especificamente um marcador, é meio confuso, diferente do padrão que nós estamos acostumados usando o Google Maps, Google Maps que eu nem vi funcionando no Android mas que olhando no código não foge muito ao padrão da API Javascript. De resto, OSMDroid carregando as imagens do Google, só alegria.
Pois é parece que eles não querem que a gente use, essa é a verdade! A API Javascript tanto v2 quanto v3, não tem nenhum impecilho pra desenvolver, já essa pra Android aí eu nem vi o mapa. Agora uma coisa, esse OSMDroid é bom hein cara! Gostei, tem uns bugzinhos mas que dá pra resolver, o meu tá funcionando redondinho aqui.
Desculpa a demora Valeio, é que o fórum tá enviando a notificação pra um e-mail que eu não uso mais, mudei nos “MEUS DADOS” ali, porém ele continua enviando pro e-mail antigo. Vamos lá; O OSMDroid é uma API pro OpenStreet Map que é um recurso gratuito Open Source, pelo OpenStreet Map a gente tem a possibilidade de carregar imagens(tiles) de vários provedores, Mapnik… Cloudmade, Google… Sendo que no meu caso ali eu carrego as imagens do Google pois o Cloudmade eu não achei suporte de implementação com o OSMDroid e o Mapnik que é o mapa padrão do Open Street Map, é muito ruim pois quase todas as ruas não têm nome. Então eu como NÃO CONSEGUI de jeito nenhum usar a API do Google pois eles definitivamente não querem que eu use, eu optei por usar essa API paralela do OSM e carregando as imagens do Google Maps, ficou perfeito e com uma vantagem ainda, NÃO PRECISA de chave de API e o logotipo do “Google” do lado inferior esquerdo + o texto “Dados cartográficos …” no canto inferior direito, SUMIRAM
Cara, eu nunca usei a api do maps pra fazer nada no android, mas tenho uma aplicação desktop que gera html, que uso a api… daí acho que deve ser a mesma coisa.
A v2 foi descontinuada, de acordo com a google… se eu fosse vc, daria uma estudada na v3, tem uns recursos bacanas, é mais interativa, e tudo mais. Eu senti que ela é mais fácil de usar.
[quote=saryoromulo]Cara, eu nunca usei a api do maps pra fazer nada no android, mas tenho uma aplicação desktop que gera html, que uso a api… daí acho que deve ser a mesma coisa.
A v2 foi descontinuada, de acordo com a google… se eu fosse vc, daria uma estudada na v3, tem uns recursos bacanas, é mais interativa, e tudo mais. Eu senti que ela é mais fácil de usar.
Cara, a versão 3 é só no Javascript, Android é V2 ainda e é a atual. A versão pra API Android é V2, quanto a versão 3, o meu sistema na web usa a versão 3, eu implementei. Sobre gerar HTML; o meu sistema de monitoramento eu desenvolvi no Delphi onde gero o HTML e carrego em um TWebbrowser, como você disse ali. Só que não Android não precisa fazer isso pois ele trem a API(JAVA) dele. Esse método de gerar o HTML e carregar dentro de algum container ou componente webbrowser, dá certo no Delphi pois no Delphi eu tenho como executar um javascript que tá dentro do HTML. Em Java eu não faço a menor ideia de como fazer isso. Mas não precisa desse estresse todo não, como eu mencionei ali, eu já resolvi o problema usando API paralela. Só esqueci de atualizar o título do post com [resolvido]. Foi mal.