Google Web Toolkit - Só eu que acho ele horrivel?

Eu vi uma apresentação do GWT, e achei a coisa horrivel. O modo de trabalhar, as classes, as limitações.

Só eu achei isso?

tb nao gostei.

Lembro de uma vez ter criticado a forma que o GWT trabalha(forma de escrever o código) e até entrei com alguns integrantes do GUJ mas se a pessoa que for prudente ao esvrever o código é até melhor se for passar o código adiante! (em caso saída da função ou novos colaboradores no projeto)

farribeiro, desculpa cara mas:

Até aqui tudo bem :wink:

Aqui desandou e eu não entendi nada :slight_smile: hehe

Deve estar com mal emprego de pontuação. Vou separar por ponto final.

na verdade era conflito… Acho que foi neste post http://www.guj.com.br/posts/list/33088.java

sabe ainda existe muitos códigos toscos de entender, pois eu achei para obter o resultado desejado é muito tosco

Ihh, eu adorei! Muito bom! consegui desenvolver um joguinho com funcionalidades que demorariam pelo menos o triplo pra fazer na mão(usando os frameworks que tem por aí: Yahoo, dojo, etc… )

Quando eles começarem a soltar updates mais frequentemente e o projeto amauderecer um pouco, vai ficar melhor ainda. A lista de discusão é bastante ativa e o pessoal ajuda bem.

voces ja viram o http://www.wirelexsoft.com/VistaFei.html ?

uma ide para o GWT… parece interessante… olhei por alto

quem conhece melhro o GWT pode avaliar melhro que eu!

falow

[quote=felipecruz]voces ja viram o http://www.wirelexsoft.com/VistaFei.html ?

uma ide para o GWT… parece interessante… olhei por alto

quem conhece melhro o GWT pode avaliar melhro que eu!

falow[/quote]

Está sendo discutido aqui: http://www.guj.com.br/posts/list/37484.java

Tem uns outros que focam muito na parte grafica:

este vc progama em swing normalmente e depois roda na web:
http://webonswing.sourceforge.net/

este outro é doido… com ajax nativo como mágica:

ambos os dois vc usa OO e listeners… só pensa em objetos.

tem o echo2 tb… mas achei pesadinho:
http://demo.nextapp.com/Demo/app

e é claro o Lazslo nao pode ficar fora da lista…

mas para meus projetos, eu ainda fico com o Click,:
http://click.sourceforge.net/

agora idependente do framework… quando vc parte para os componentes/eventos fica muito mais simples desenvolver sistemas, porque suas paginas tambem sao componentes e vc pode utilizar OO e herança. Frameworks como o WW são bons, mas estou parando com estes Action-framework.

O Lazslo tem tudo para se desenvolver, infelizmente ele ainda é muito pesado, talvez por culpa do flash ou dele mesmo, mas ainda está um pouco sofrível para desenvolver uma app web com boa performance nele, mas tende a melhorar com certeza!

sim, com certeza.

mas a questão não é somente a camada visual… é programar orientado a eventos e utilizar componentes genérios (templates) os quais vc pode utilizar herança e construir uma página com poucas linhas de código.

Exemplo:

>> Formulario simples usando reflexao para um VO

public class EditAluno extends FormPage {
   public Form form;

public EditAluno(){
       form = FormFactory.getForm("form",Aluno.class);

form.setJavaScriptValidation(true);
   }

//ao clicar em ok vem aqui..   

protected void doSave() {       
AlunoBO alunoBO = new AlunoBO(); 
Aluno a = new Aluno();
form.copyTo(a);
//logica de negocios aqui...., salva o aluno...
alunoBO.save(a);

//se preocupe com a logica de negocios... os compoenentes vao //renderizar a pagina do jeito correto

//redireciona para a página da lista
       setRedirect(Alunos.class);
   }
}

Este é um pequenno exemplinho hello world do que uma pagina componente pode fazer…

Tem mais uma porrada de exemplos que eu poderia colocar… mas eu acho que já deu para entender. No exemplo a form foi construida por reflexao, e nao foi necessário nada de HTML, taglibs, etc. A form tem um toString() que chama o toString() para cada um de seus componentens… o resultado é que o formulario é gerado automaticamente sem html… existem várias maneiras de customizar o layout gerado, e deixar com a carinha que seu cliente quer.

e assim, um estagiário inexperiente consegue fazer uma tela linda (em poucos minutos ) que funciona porque a classe mãe garante tudo… o carinha nao precisa nem saber progamar direito, basta saber digitar. E o click é bacaninha, utilizar convenções e nada de xml… e a performance é simplesmente animal.

e é claro que da de usar wizards do EclipseWork para gerar o código mais rapidamente baseado num determinado template… e desta forma o projeto pode ser terminado no prazo, com uma produtividade destruidora, etc… e consequentemente deixar seu gerente feliz e ganhar um $ :slight_smile:

webwork, vraptor, mentawai sao legais, mas modelo Action-framework nunca mais…

Hoje eu assisti a uma palestra sobre o DWR. Achei demais! Até onde eu vi é a melhor opção para integrar Java no Servidor <-> Ajax.

e qual a vantagem dele sobre prototype ou dojo?

vc precisa escrever uma classe java que tem um metodo X, entao vc configura este metodo X para ser usado acessado por ajax…

pq nao como o prototype e dojo fazem? basta falar que vc quer executar o servlet: “getCliente/id/1” e atualizar o

fica normal assism, vc usa seu sistema que ja existe e pronto, como todas as regras de seguranca que o J2EE possui… com dwr vc está chamando diretamente uma classe Java… e se eu tenho um Filter que controla minha transacao e segurança? ele simplesmente vai pro pau?? e tenho que controlar a transacao nesta classe Java que o dwr esta usando?

como funciona este casos?

por exemplo se eu posso executar um pequeno scriptizinho como este do prototype:

new Ajax.Updater('divResultado', '/meuServlet')

e atualizar o divResultado com o conteudo retornado pelo /meuServlet de forma automática, usando toda a infra-estrutura, frameworks e pattterns que eu tenho por trás do /meuServlet…

pq eu usaria dwr? para quebrar meu framework a estrutura que é utilizada no projeto? isto que eu nao entendo :slight_smile:

Assim, passei a manhã inteira ontem tentando fazer o GWT funcionar junto com o Maven 2 em um projeto que eu uso aqui e toda a tentativa foi absolutamente infrutífera.

O compilador e o ambiente de execução tem coisas bizarras que não fazem o menor sentido. Uma delas é que ele procura pelos arquivos JAR do GWT no classpath da aplicação, se ele achar a pasta dos arquivos e não encontrar as DLLs exatamente da maneira que elas vieram no arquivo distribuído, o “hosted mode” simplesmente não funciona.

A documentação do site do Google na parte de RPC é simplesmente nenhuma e incorreta. Eles não explicam aonde devem ficar as classes remotas e você fica achando que é em “qualquer lugar”, quando na verdade você tem que seguir a padronização que foi definida no XML de configuração.

Não é possível usar filtros de servlets, listeners ou qualquer coisa parecida no “hosted mode” porque simplesmente não existem tags pra fazer isso e o GWT não deixa você controlar a execução da aplicação.

Se você abrir o JAR do compilador vai ver que eles “meteram” várias bibliotecas diferentes lá dentro, o que pode dar um “pau” desgraçado se de repente você pega uma referência cíclica no classpath da sua própria aplicação sem nem saber.

Sem contar que o fato de ter que “compilar” apenas pedaços da aplicação e ficar criando interfaces “remotas” e “locais” para os serviços é simplesmente absurdo. Será que o Google tá querendo voltar ao EJB 2 agora?

Sei não, estamos testando agora o Echo 2 e eu acredito que seja sim a melhor escolha pra desenvolver interfaces realmente complexas na web sem firulas, preocupações, instalações de plugins ou mágicas.

Não sei, talvez eu esteja até sendo radical demais porque esperava muito do GWT, mas estou completamente decepcionado :cry: