Got error 139 from storage engine [RESOLVIDO]

Boa tarde galera,
Vi vários tópicos, mas nenhum tem uma solução pra isso (na verdade não sei nem se existe solução):
Tenho uma tabela no banco que contém 18 colunas e 10 dessas colunas recebem um texto digitado pelo usuário e esse texto tem, em torno de, 3000 caracteres cada um. Resumindo, ao fazer textos muito grandes ele retorna esse erro.
Pelo que li o mySQL tem um limite de bytes para cada registro armazenado no banco e o registro que to tentando inserir é maior que o limite. Como faço para mudar esse limite ou deixar dinâmico para aumentar o quanto eu precisar?
Obs.: Já tentei colocar os tipos de dados: VARCHAR(3000), TEXT, LONGTEXT, BLOB, etc… e todos retornam o mesmo erro!

===============================

RESOLVIDO. QUEBREI A TABELA EM TRES TABELAS.

qual o sql do insert, quantas colunas vc tem? ateh onde sei o limite eh 8000 por registro (tirando colunas do tipo text), qual tipo de banco vc usa? innoDB? myIsam?

[quote=balrog]qual o sql do insert, quantas colunas vc tem? ateh onde sei o limite eh 8000 por registro (tirando colunas do tipo text), qual tipo de banco vc usa? innoDB? myIsam?
[/quote]

tem 29 colunas e estou, realmente inserindo textos muito grandes, os tipos de dados estão quase todos como VARCHAR(3000)… e com certeza estou inserindo muito mais que 8000 caracteres

se eu usar text resolve ou nem?

http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/column-count-limit.html

ta isso quer dizer que não tem como?? nao entendi direito…

eu coloquei TEXT e o limite aumentou um pouco, mas o registro que eu vou gravar ainda é maior que isso. Não tem como fazer o tamanho do registro ser dinâmico?

To em desespero, tenho que entregar o projeto e não resolvi isso ainda.