Então, eu estou progredindo até que bem no iReport mas me deparei com um problema agora. Eu não sei gerar gráficos =)
Alguem aí pode me dar um Da Basics de como fazer gráficos? Tipo, eu tenho uma tabela com cidade e UF (estado), eu quero gerar um gráfico de pizza mostrando a quantidade de cidades por UF.
Eu dei uma fuçada alí mas eu não sei preenxer nenhum dos campos das propriedades do gráfico. Ficaria eternamente grato se alguem me desse essa mão.

coloca o grafico no summary, ai com o direito vai nas propriedades do grafico, na aba detalhes
tem uma aba de seleção de valor, então no chave de expressão - coloca o campo estado e no valor de expressão coloca a quantidade de cidade… e pronto…
Como assim a quantidade de cidades? E se eu quiser que ele conte todas as que tiver no relatório??
foi o que vc falou, mostra a qtdade de cidades por uf…
[quote]
E se eu quiser que ele conte todas as que tiver no relatório?? [/quote]
vc cria uma variavel que soma a quantidade de cidades…ai mostra o total de cidades…
não é isso que vc quer?
Eu quero o seguinte. O usuario passa como parametro os estados que ele quer que seja relatado. Dai o relatorio mostra uma lista dos nomes de todas as cidades de cada um dos estados que o usuario pediu e no final do relatorio aparece um grafico de pizza onde cada fatia é um estado e o tamanho de cada fatia é a porcentagem de cidades que aquele estado tem referente ao total.
cara… como vc esta pensando em fazer isso???
vc ja fez o select para consultar as cidades?
eu acho que é só passar os codigos dos estados por parametro (ex: 11,41,42,43) ai colocar esse parametro no select…
ai vc monta um relatório normal para listas as cidades, e na parte do grafico faz igual te falei antes…
Meu relatório está pronto, só falta o gráfico. Eu não posso fazer como você falou porque a quantidade de estados que vai ser relatado é variável, o usuário é quem escolhe os estados que ele quer no relatório. Eu não posso colocar isso estático na query. Exatamente por isso que eu queria uma luz de como fazer isso pois estou completamente perdido na hora de criar um gráfico, eu nunca fiz isso.
mas não é para ficar estatico cara…
tenta criar um variavel que soma as cidades por estado… ai joga essa variavel no grafico.igual falei antes (quantidade de cidade)
nunca fiz criando variavel, mas não deve mudar nada…
Hm… E podes me ensinar ai a criar um contador?? =)) Tipo, contar quantas cidades diferentes retornaram da query (eh isso que eu tenho que fazer neh??)
PS:Eu so muito noob u.u
SELECT
cidade."nm_cidade" AS cidade_nm_cidade,
cidade."cd_cidade" AS cidade_cd_cidade,
cidade."uf" AS cidade_uf,
uf."uf" AS uf_uf,
uf."nm_uf" AS uf_nm_uf
FROM
"public"."cidade" cidade INNER JOIN "public"."uf" uf ON cidade."uf" = uf."uf"
WHERE
('0' IN ($P!{pUF}))
OR (cidade."uf" IN ($P!{pUF}))
ORDER BY
cidade."uf" ASC,
cidade."cd_cidade" ASC
tabela cidade e tabela uf, ambos tem o vampo uf mas foi necessário usar as duas por causa da arquitetura do sistema.
cara… faz assim, cria um grupo “Estado” no iReport e faz listar as cidades daquele grupo…
ai vc cria a variavel de qtde de cidade por grupo…
ai joga a variavel no grafico… mas não se se vai funcionar…
mas acho que é alguma coisa assim…
Mas esse parâmetro numérico do gráfico não é a quantidade de fatias que eu quero que ele tenha? Então não seria a quantidade de estados ao invés da quantidade de cidades de um estado, que pode ser diferente da quantidade de cidades dos outros estados?
Finalmente consegui, obrigado a todo mundo que postou aqui