Graficos - Java3D ou OpenGL

Tenho que desenvolver um aplicativo utilizando Java ou C++.
A ideia é fazer uma tela para entrada e exibição de dados, utilizando o swing no caso do java…
e nesta tbm vai aparecer gráficos de algumas funções e alguns “desenhos” que mudarao de posição em runtime (exemplo 2) e que dps possa “mexer” nele como no exemplo 1 e 3…

a duvida é como posso fazer esses gráficos, pensei em utilizar java3d ou OpenGl…
alguem pode me dizer qual seria o meio mais facil entre os dois?.. ou se tem algum jeito mais simples, pq a ideia nao é fazer um “doom3”.

alguns exemplos do que eu preciso fazer:

1 - http://cs.felk.cvut.cz/~xobitko/ga/ —> GA Example (2D func.)

2 - http://math.hws.edu/xJava/GA/index.html —> Start the world (clicar 2x)

3 - http://www.javafree.org/javabb/viewtopic.jbb?t=857321&page=1&h=cubo%20AND%203d#116957

acho que o javaFx tbm pode ajudar…

http://blog.caelum.com.br/2007/07/18/falando-em-java-introducao-ao-javafx/