Grails ou JRubby?

Ambas tecnologias são muito ageis no desenvolvimento, mas qual delas hoje tem mais folego no mercado e no mundo Java ?

A grande vantagem do Groovy é que você pode usar o Groovy direto em codigo java.

Só para resaltar o Grails é uma mistura de Hibernate+Spring :slight_smile:

Eu nunca mechi muito o Groovy, acho ele muito parecido com o Ruby, então, acredito que a resposta pra você é um grande DEPENDE :slight_smile:

[quote=Felagund]A grande vantagem do Groovy é que você pode usar o Groovy direto em codigo java.

Só para resaltar o Grails é uma mistura de Hibernate+Spring :slight_smile:

Eu nunca mechi muito o Groovy, acho ele muito parecido com o Ruby, então, acredito que a resposta pra você é um grande DEPENDE :)[/quote]

Era oque eu temia ! :stuck_out_tongue:

Ja eu nunca mechi muito com Rubby :stuck_out_tongue:

mas fiquei entusiasmado com a facilidade de desenvolvimento

A grande facilidade, é as validações, e a comunicação entre cada parte, sem falar nos generators, mas se não me engano (me corrijam se estiver errado, não mechi com o GRails), isso tudo tem no GRails.

E pela sintaxe ser parecida é tranquilo mudar de um para o outro (Acredito eu).

Esses posts “X ou Y???” ja estão ficando chato…

não precisa participar da discussão então …

esse tipo de topico ajuda muito quando alguem tenta trocar de tecnlogia. Os pontos positivos e negativos de cada tecnologia são visualizados com mais facilidade, ninguem pediu “qual é o melhor” ou “qual vc usa” … esses ultimos sim são um pé no saco, pq todo mundo ja sabe a resposta …

eu uso e prefiro grails…

Em questão de mercado, Ruby está mais forte que Groovy. Em questão de preferência, duas opiniões:

• Groovy é muito fácil para quem vem de linguagens C-like, é praticamente o irmão gêmeo dinâmico do Java. Ruby é um pouco alien neste sentido.
  • Um forte do Ruby é ser justamente diferente como disse acima. Quem quer aprender para obter uma mente diferente sobre o desenvolvimento, respirar um ar fresco, vá com ela.