Então, faz pouco tempo que venho estudando o ruby on rails e estou gostando muito da linguagem e do framework pela agilidade e praticidade.
Ainda não comecei a estudar o grails, mas pelos resumos que eu li me parecer ser uma copia do Ruby On Rails certo?
então… fiquei me perguntando se vale a pena continuar estudando RoR, sendo que já tenho uma fluência maior com Java… e pensando um pouco, talvez a moda pegue e o Grails ganhe mais adeptos do que o RoR, já que a linguagem mais utilizada hj em dia é o Java…
o que vocês acham? qual o palpite para o futuro desses 2?
Como Grails e Ruby on Rails não são produtos de código fechado, não têm license keys, nem são fonte de lucro das empresas patrocinadoras, não há porque dizer que um vai acabar com o outro. Ou seja, ambos vão existir por um bom tempo.
Minha preferência pessoal sempre foi Ruby on Rails. A principal razão é que nunca gostei da “retrocompatilidade” do Groovy com Java. Já fui programador em C++ e sei os problemas que dá por querer ser compatível com outra linguagem.
O Rails tem o mindshare. Ele está muito à frente do Grails em número de desenvolvedores, livros, projetos, plugins, e qualquer outra métrica que você utilizar. É mais fácil o JSF acabar com ASP.Net do que Grails acabar com Rails.
Nesse ponto eu concordo… mas tbm dizem que o PHP surgiu primeiro, depois veio o ASP e “dominou” por um bom tempo, ai o ASP sai de cena para dar lugar ao ASP.NET e o PHP volta a ficar em alta… não sei, mas o Grails derrepente pode dar uma alavancada assim como o asp deu na época que surgiu…
Então, faz pouco tempo que venho estudando o ruby on rails e estou gostando muito da linguagem e do framework pela agilidade e praticidade.
Ainda não comecei a estudar o grails, mas pelos resumos que eu li me parecer ser uma copia do Ruby On Rails certo?
então… fiquei me perguntando se vale a pena continuar estudando RoR, sendo que já tenho uma fluência maior com Java… e pensando um pouco, talvez a moda pegue e o Grails ganhe mais adeptos do que o RoR, já que a linguagem mais utilizada hj em dia é o Java…
o que vocês acham? qual o palpite para o futuro desses 2?
[/quote]
A questao é: vc esta afim de aprender Ruby? Pq apesar do RoR poder ser utilizado por pessoas sem conhecimento de Ruby, a verdade é que conhecer como as coisas funcionam internamente é um grande diferencial para o profissional no mercado. E em relacao ao futuro deste qq coisa dita seria mera especulacao, ja que ninguem tem bola de cristal.
Se puder, de uma olhada nos dois, com isso vai estar em condicao de comparar melhor cada ferramenta baseado nas suas proprias experiencias.
Bom, a Sun bancou o JRuby principalmente por causa do Ruby On Rails. Se o JRuby não conseguisse rodar o Rails, então eles simplesmente despediriam o Charles Nutter.
[quote=willrocksBR]que geram um scaffolding que nao serve para nada a nao ser prototipo.
Voces acham que depois do scaffolding eh so meter um css e pronto? Existe muito em um sistema alem daquele scaffolding tosco que so server para CRUD.[/quote]
Os CRUDs gerados pelo scaffolding realmente só devem ser utilizados da forma como foram gerados para protótipos mesmo. E páginas mais complicadas requerem mais que um simples scaffold.
Basta “dar uma googlada e ver” também que o que você falou não passam de mitos hoje em dia. E mesmo que não fossem, bastaria utilizar JRuby.
Sou suspeito pra falar, mas minha opinião é a seguinte: ambos irão coexistir e, bem: com relação a um ser cópia do outro, a história não é bem assim.
A situação que vamos ver daqui pra frente será a seguinte: quem curte Java e o estilo de programação da linguagem, irá se sentir mais a vontade com Grails.
Quem prefere Ruby, se sentirá mais a vontade com Ruby on Rails.
Algo que o Grails possui a seu favor consiste na compatibilidade com Java. Você utiliza código legado de maneira transparente em Grails. No entanto, RoR também está ganhando esta vantagem com o avanço do projeto JRuby. Sendo assim: ninguém mata ninguém: simplesmente irão conviver numa boa.
Com relação à “cópia”, bem: na realidade não é bem assim. É inegável a influência do RoR no Grails (Grails se chamava Groovy on Rails!), porém é interessante salientar que o que há em comum consiste basicamente na aplicação do conceito de programação baseada em convenções. As pessoas costumam achar que Grails está copiando RoR pelo fato deste possuir scaffolding e seguir na mesma direção. No entanto, ao dar uma aprofundada em ambos, fica nítido que são bem diferentes. Só a idéia básica é a mesma.
Exceto pela facilidade de acesso a os milhoes de bibliotecas em java para fazer as mais diversas tarefas, Groovy é muito mais compativel que Jruby e pela atividade na mailing list. Acho que esse povo do rails só se comunica pelo twitter.
Muitos programadores PHP geram SQL concatenando strings cujo resultado se demonstra inseguro (sql injection? joana d’arc bug?). Isso não quer dizer que PHP é ruim, o mesmo se pode falar do abuso do scaffolding: que é facilmente resolvido programando de forma correta.