Sou programador C# e há algum tempo venho estudando Java
pra possibilidade de desenvolver um novo sitema “desktop” que
seja multiplataforma pra justamente poder implantar redes Linux
em empresas que não querem cair nas licenças da MS.
Blz, Java é perfeito pra isso, tenho feito alguns testes (usando EJB tb)
e notei q há uma diferença de performance mesmo, como já ouvi
falar aqui mesmo no forum, mas n seria nada que viesse a fazer eu
mudar de idéia. Mas tem um outro “problema” rolando, pesquisei,
pesquisei e não encontrei nenhum relato de algo parecido com o q
eu quero fazer, um sistema de médio/grande porte para desktops,
quase “nada” web, só vjo falar do programa feito para IR.
Sei q deve existir, mas talvez n seja muitos, mesmo pq o grande lance
do Java, pelo q me parece, é Web mesmo e estão tentando dar um pouco
mais de atenção a aplicações Swing. E daí eu penso, será q se fizermos
o sistema em Java teremos um melhor destaque, ou estamos entrando
numa “fria”, por gastar mais tempo de aprendizado e não valer a pena
justamente por não ter tanto espaço (para desktops)…
Só queria algumas opniões d quem já vive n apenas no mundo java, mas
sim no contexto SWING.
Eu tenho feito aplicações desktop usando Swing e estou plenamente satisfeito. É muito flexível, tem um design inteligente e até hoje não me deixou na mão.
Existem muitos tópicos aqui no GUJ sobre o Swing e dá para ver que muitos não são de estudantes, mas de pessoal que efetivamente o utiliza na prática.
Talvez o único problema é que aplicações desktop maiores geralmente interoperam com outros sistemas, com COM, ou com hardware (portas seriais, por exemplo). E nesse ponto, o Java é complicadinho.