Na verdade, o meu problema não é tanto no thread pool ou na programação concorrente. Essa é uma área que tenho bastante experiência. E, na verdade, eu já imaginava que a limitação seria por conta do SO.
Mas, falar em “número grande” é um termo empírico. Se não há maneiras de se estimar o que é grande a antemão, fica realmente difícil projetar com antecedência.
E também é meio óbvio que isso variará de máquina para máquina. Mas as vezes a gente precisa de um balisador, uma regra geral, mesmo que isso não atenda a todos os casos. Ou então, precisamos de um meio mais ou menos confiável de pelo menos estimar isso. Afinal, infelizmente, nosso chefe quer saber de antemão se o sistema é possível, antes de investir nele.
Por exemplo, devo me preocupar se eu tiver mais de 100 threads? Ou mais de 1000? O parque de máquinas aqui da Siemens é enorme. Mas pelo menos já saímos da era do Pentium 2. Acho que posso dizer com relativa segurança que todos temos pelo menos 128mb de ram.
É uma aplicação para cliente final, não uma aplicação que rodará num servidor.
E a concorrência entre as threads nesse caso também não é um grande problema. As threads não interagem entre si. O objetivo delas é executar carga em centrais telefônicas. Cada uma tem seu próprio grupo de objetos e roda uma instância separada do script. Agora, para isso, o computador não pode se sobrecarregar antes da central…
Em todo caso, já estou construindo um protótipo aqui, para fazer os devidos profilings com scripts reais. E se achar alguma maneira matemática ou menos dependente de “feeling” de estimar isso, posto por aqui.