GregorianCalendar exibe o mês errado

8 respostas
I

Pessoal,

tenho o seguinte trecho de código:

GregorianCalendar data = new GregorianCalendar(); data.set(2003, 11, 22); SimpleDateFormat formatador = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy"); System.out.println(formatador.format(data.getTime()));

No entanto, a saída desse programa é:

22/12/2003

Por que o mês exibido é dezembro se eu defini como novembro?

8 Respostas

ViniGodoy

O campo do mês no calendar vai de 0 (janeiro) até 11 (dezembro). Quando você definiu 11, estava definindo em dezembro.

Também achei uma droga terem feito assim.

bombbr

itiburski:
Pessoal,

No entanto, a saída desse programa é:

22/12/2003

Por que o mês exibido é dezembro se eu defini como novembro?

Meses do ano iniciam em zero (Janeiro) e terminam em onze(Dezembro), na classe Calendar. Utilize as constantes que definem os meses.

GregorianCalendar data = new GregorianCalendar();
data.set(2003, Calendar.NOVEMBER, 22);
I

ViniGodoy:
O campo do mês no calendar vai de 0 (janeiro) até 11 (dezembro). Quando você definiu 11, estava definindo em dezembro.

Também achei uma droga terem feito assim.

Pois é, ficou estranho mesmo. Mas enfim, obrigada pela resposta.

Outra coisa, se eu receber a data por um request, tem alguma classe ou método que me auxilie a converter esse valor para o tipo GregorianCalendar ou eu vou ter que desmembrar a string e chamar o método set()?

ziegfried

converter String para GregorianCalendar:

String dataString = request.getParameter("data"); //supondo que a data esteja em dd/mm/yyyy DateFormat formatador = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy"); Calendar data = new GregorianCalendar(); try{ data.setTime(formatador.parse(dataString)); } catch(ParseException e) { e.printStackTrace(); }

ps: acostume-se a declarar variáveis com o supertipo.

NO: GregorianCalendar data = new GregorianCalendar();

YES: Calendar data = new GregorianCalendar();

boa sorte!

sergiolopes

Na verdade terminam no 12 (e não no 11). Tem o decimo terceiro mes, o Calendar.UNDECIMBER

I
<blockquote><div class="quote-author">ziegfried:</div>ps: acostume-se a declarar variáveis com o supertipo.

NO: GregorianCalendar data = new GregorianCalendar();

YES: Calendar data = new GregorianCalendar();

boa sorte!

Hmmm… Farei isso. Mas me diga uma coisa, qual o ganho que se tem em declarar as variáveis com o supertipo?

Obrigada.

Abdon

O ganho é o encapsulamente, por exemplo vc pode trabalhar com um greagoriancalendar, japão imperial, atravez das assinaturas dos métodos da classe abstrata Calendar

Melhor que

Calendar data = new GregorianCalendar();

é

Calendar data = Calendar.getInstance();

pelo fato de calendar ser uma “locale-sensitive classes”, ou seja, pega sua instancia correta atravez do objeto locale.

ViniGodoy

No caso das collections a vantagem de se trabalhar com o supertipo é mais clara. Por exemplo, no caso das listas, você tem o ArrayList e o LinkedList além de wrappers para sincronização e imutabilidade de suas próprias listas. É muito fácil trocar de implementação, mesmo no meio do projeto, pois embora as implementações sejam diferentes o comportamento das coleções entre si não varia. Este tópico explica isso com mais detalhes.

Embora essa seja realmente uma boa dica, não vejo grandes vantagens para o caso dos calendários. Eu particularmente faço isso, mas só porque GregorianCalendar não me dá nenhum método adicional mais facilitado.

Eu citaria algumas razões:

1. Embora o tempo seja igual para todo mundo, a forma que se trabalha com um calendário é muito diferente. Ou seja, muito provavelmente um código feito para um calendário gregoriano não funcionará para o calendário japonês, e vice-versa;
  2. Acredito que em 90% dos casos, não há interesse de suportar outro tipo de calendário e é preferível ter uma implementação clara do que algo genérico e muito mais confuso.

Na minha opinião, seria realmente interessante que a Sun disponibilizasse algo mais fácil para o GregorianCalendar, e não nos forçasse a trabalhar de forma genérica, a menos que isso fosse um requisito explícito do projeto. Métodos para determinar dias úteis ou mesmo getters mais agradáveis seriam bastante práticos, aumentariam a legibilidade do código e o tornariam menos sujeito a erros.

O negócio é ficar torcendo para a JSR-310 ser logo aprovada e colocada no SDK. E enquanto isso, ir usando alternativas de terceiros, como a JODA.

Se quiserem mais uma ampla discussão sobre o calendar, podem também dar uma olhada no meu post coisas que odeio em java.

Criado 6 de abril de 2007
Ultima resposta 9 de abr. de 2007
Respostas 8
Participantes 6