GUI com ide ou na unha?

Galera o seguinte para o pessoal que programa java, qual vcs preferem desenvolver GUI com IDEs (Netbeans, Eclipse)
ou na unha.

sds

j.silvestre

Eu gostava de fazer tudo na mão quando eu trabalhava diretamente com C, geralmente usava GTK, e fazia tudo apenas com o Vi e o Gcc. No caso do Java, dificilmente faço tudo na mão. Quase sempre apelo para o Drag and Drop.

varia muito.
Do prazo que vai ser entregue.
Realmente as ides sujam o código no entanto trabalhar com elas é muito mais produtivo.

Eu faço com a ajuda do Visual Editor.

Agora, é importantíssimo saber como fazer na unha. Afinal, telas mais dinâmicas exigem que você desenhe componentes manualmente.

Olha eu uso eclipse para desenvolver com SWING. na mão so se eu quizer ir a falência…:wink: mais posso te aconselhar um bom editor que gosto muito, é open source e estavel para tudo que fiz ate agora. se chama visual swing. muito bom mesmo com uma palette enorme cheia de buttons, panels e tudo mais. você encontra ela na comunidade eclipse. digite visual swing em google ou veja diretamente no site de eclipse.

abraço
Ricardo

Movido para o fórum de interface gráfica.

A solução: Windows Builder Pro

estou usando o netbeans mas acho que o códiog é muito poluido. oque vcs acham do swingX ?

sds

j.silvestre

Oi,

Eu prefiro usar IDE, mas como já foi dito, é muito importante saber fazer na unha…

Boa tarde a todos.

Se é o que voces dizem "usar na unha seja utilizar o bloco de notas", sinceramente acredito que não consigo mais fazê-lo, até porque minha mente já não cabe tanta informação para guardar tantas outras novas, e armazenando as informações novas, acabo dando um delete nas velhas, onde ao recorrer as informações velhas, tenho que recarregar dos alfarrábios.

Acredito também que realmente acho muito difícil que exista alguém que dispensa os recursos oferecidos por uma boa IDE como o NetBeans e o Eclipse.

Entretanto voce pode ainda programar na unha, ou melhor, na munheca, utilizando uma dessas IDEs acima. No NetBeans, quando voce clica no menu File --> New Project, a caixa de diálogo te oferece voce criar um projeto Java Application e Java Desktop Application. A única diferença entre ambas é que a primeira não coloca além da palette de bibliotecas Swing e até a obsoleta AWT para o Drag and Drop, como não configura uma classe Main Principal e outros recursos que a IDE cria, adicionando os códigos extras, ou seja, seria o que eu diria [color=darkblue]"programar na munheca e não mais na unha"[/color].

Preferências a parte, tudo depende do tempo que voce possui para desenvolver o seu projeto. Se o seu projeto é desenvolver uma aplicação a curto prazo, então não há outro jeito, se não aproveitar os recursos da IDE com a palheta de componentes e utilizar o Drag and Drop, mesmo que isto vá sujar a sua aplicação com código extra, tornando a mais pesada por sinal. Contudo se voce possui tempo extra, nada melhor do que deixar o código limpo programando na unha, quero dizer na munheca.

Prefiro usar o IDE apanas para tarefas como compilar, criar um nova classe, criar gets e sets, dicas de código. Agora para colocar a lógica prefiro fazer na unha mesmo.

Agora para criar components visuais (botoes, alinhas componentes) uso os dois, sempres tentando deixar o código bem limpo.

//Pelo netBeans 6.9
jTextField1 = new javax.swing.JTextField(); // <-------- muito longo não :( 
//Um JTextField, que custa colocar um import?