GUI, Listener externo e callback apos Performed. Tem Como?

Boa noite a todos vocês, esta é o meu primeiro post, sou novato em java e estou desenvolvendo um aplicativo GUI do tipo MDI, estive pensando em componentes fracamente acoplados e reutilizaveis para telas, então pensei em criar os listeners de ações dos usuarios(ex: clique de botão) como classes separadas, para assim poder utilizalos em diferentes pontos do aplicativo, o problema é que como os listeners são separados da classe de tela que os chama, não consigo acessar essas telas para invocar seus metodos apos ou durante um performed. Bom então isso que estou tentando fazer não é muito recomendado? Se for aceitavel este meu modo de pensamento como poderia fazer isto? (pensei em definir uma interface da qual a tela extenderia, e então passar a tela como interface para o contrutor do listener. É correto?), um exemplo mais pratico seria o cenario de ter duas telas a primeira com uma lista de usuarios, onde haveria um botão de inclusão de usuario que levaria a segunda tela, apos incluir este usuario gostaria que a lista de usuarios fosse atualizada, desculpe se não expliquei muito bem, bom qualquer comentario ou sujestão é bem vinda! Obrigado!

Procure aprender sobre Observer Pattern:

http://www.oodesign.com/observer-pattern.html

Hum, interessante mas fiquei um pouco confuso… Tipo tenho um botão na minha tela (ele é o subject neste caso correto?), quando ele é clicado ele dispara uma ação para o listener (observer), e este quando termina dispara uma ação para a tela (assim a o listener se torna um subject?) sendo assim a tela é um observer? Correto? Hã tudo bem isso é correto de fazer? Obrigado pela resposta rapida!

Esse “jeito” de trabalhar que vc descreve é bem parecido com o padrão MVP (model-view-presenter). Esse padrão é bem familiar para quem trabalha com GWT. Dah uma olhada nisso e posta as dúvidas ou me add no gmail para conversarmos.

Tópico movido para o fórum de interface gráfica.

Um passei o dia inteiro ontem coletando informações sobre o MVP, até comecei a fazer um programinha bobo, ai surgiu uma duvida: COMO IMPLEMENTAR O MVC COM O MPV, ai eu fiz assim: coloquei minhas actions, presenters,telas e interfaces de telas no pacote view, fiz um pacote controller, Model e um DAO, (primeiramente: é assim mesmo?) então ficou MVC por fora, e MPV (sem o M) na view, considerando que isso esteja certo, os metodos do controller por exemplo: Incluir Cliente, eu chamo na action ou no presenter??? Obrigado pela ajuda!

Bom Pessoal cheguei a uma arquitetura ideal para meu projeto, uma mistura de MVC, MPV e MVPVM, assim consigo resolver meus problemas referentes a baixo acoplamento, mas vai dar trabalho, tomara que valha a pena rsrsrsrsr, bom ta encerrado o tópico… :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile: