Olá,
Criei uma aplicação GUI (Swing) com MVC. Mas queria fazer que a parte das regras ficasse no servidor. Para mim fazer esta comunicação (instanciar as VO, chamar as DAO…) teria que usar RMI, certo?
Mas como vou fazer isto? Alguém tem alguma idéia ou exemplo?
Grato, Rodrigo
o q eu gosto de usar neste caso, mas dai teria q usar spring,
eh usar a invocação remota por HTTP, ou ate mesmo com RMI… mas se
tu nao usar spring, tu pode fazer na mao sim atraves de RMI!!!
Olá, poderia usar servlets também… atenção, não JSP com HttpServlets, mas servlets puros… afinal, servlets são programas que rodam em um servidor.
Abraços!!
pode usar EJBs no server, e instanciá-los no cliente… Assim toda a lógica de negocio fica no server
compartilho a opiniao do Darkseid… 
[]s
OK… ok… mas se vou usar EJB e instanciá-los, não poderia fazer isto com minhas DAO’s? Lembrandro que quero fazer isto numa intranet…
E como vou fazer a chamada destes métodos?
Grato, Rodrigo
Pois eh, e onde entra o tal do RMI? Seria quando invocasse um método remoto, certo? mas como?
Rodrigo.
[quote=“rodrigow”]Pois eh, e onde entra o tal do RMI? Seria quando invocasse um método remoto, certo? mas como?
Rodrigo.[/quote]
da uma olhada em artigos e tutoriais aqui no Portal Java, há conteúdo sobre RMI 
Rodrigo,
Ou vc usa um ou usa outro…
Se usar RMI, poderá chamar métodos (com retorno e passagem de parâmetros) que estão em outro computador. Assim, poderia acessar um método que contivesse uma lógica de negócio que estivesse em outro computador. RMI porém, não é muito fácil de usar, nem muito flexível…
Se usar Servlets, seu servidor deverá estar junto com o Tomcat, as regras de negócio estarão em servlets ou em classes que serão chamadas por servlets. Os servlets recebem parâmetros de entrada, e podem enviar respostas de volta ao cliente.
Se vc usar EJB, irá encapsular neles lógicas de negócio, e instanciá-los no cliente. Eu porém não sei usar EJB´s, pra explicar como isso é feito…
Seu grande problema é colocar as regras de negócio em classes que não estão na máquina cliente, existem diversas tecnologias para se rodar código que está em outro computador. Entre elas uma que ninguém veiculou, o uso de Web-Services. Usando Tomcat+Axis vc encapsula regras de negócio em pontos distintos de rede com muita facilidade.
Pesquise um pouco e veja a solução que lhe deixa mais confortável no desenvolvimento.
Abraços!