Olá Lista,
estou iniciando meus estudos para a adoção de java como nova plataforma de desenvolvimento em minha empresa.
Minha dúvida: quando criamos uma GUI utilizando Swing ou AWT há a necessidade de escrevermos muito código para tratar os objetos gráficos. Isto não polui demasiadamente o código ? Qual a maneira ideal para separarmos as regras de negócio da camada de apresentação ?
Desde já agradeço a colaboração !
Leonardo
caro leonardo,
Eu tb sou novo em Java e no começo fiquei um pouco surpreso com a pouca praticidade dos componentes GUI. Mas logo vi q na verdade tanto o pacote AWT e o Swing não são tão complicados. Eles são muito flexiveis… ou seja… vc pode fazer o q quiser com eles!!! esta eh a grande vantagem na minha opinião. E por causa desta flexibilidade eles parecem complicados. Porém a documentação do Java eh excelente e explica detalhadamente como tratar cada componente. Creio q vc não terá grandes problemas com isso… de qquer modo indico o livro “Java como programar - deitel & deitel” , q traz ótimas explicações sobre os pacotes GUI… quanto a separação da camada de apresentação e talz deixo em aberto para os mais experientes responderem…
um abraço e boa sorte!!!
João Bosco
João Bosco, obrigado pela força ! Minha preocupação talvez seja por que ainda não tenho tanta familiaridade com o Java como tenho com outras linguagens.
Estou empolgado e tenho certeza que o java é uma ótima opção ! 
Diria que os Swing é mais fácil de trabalhar do que os componentes GUI do Windows. O problema no Java é a falta de ferramentas visuais para montar os elementos da sua interface 
Eu recomendaria a leitura do livro Professional Java Programming, escrito pro Brett Spell e publicado pela Wrox. Ele mostra vários exemplos do dia dia da programação comercial, inclusive sobre Swing.