Olá Pessoal,
Bom já conheço o GWT, mas não o Flex, gostaria de saber qual é o melhor e pq??
Olá Pessoal,
Bom já conheço o GWT, mas não o Flex, gostaria de saber qual é o melhor e pq??
Olá carllacj, Tudo bem ?
Eu nunca cheguei a mecher com gwt, mas conheço pessoas que já mexeram tanto com
flex quanto com gwt, e todos dizem que o flex é melhor.
Eu mexo com flex já faz um tempo, e to gostando, é muito fácil de aprender, e também é
muito parecido com java, em questão de sintaxe.
Sem contar a facilidade de se fazer uma aplicação rápida e bonita.
Eu prefiro o Flex
Eu já mexi com ambos, e vou ser sincero.
ODEIO Linguegens baseadas em Tags, com o Código escondido por traz do Flex, não me empenhei muito em mecher com o Flex, mas o GWT tem a vantagem de ser puro Java.
Mas em se falando de User-Friendly, acredito que o flash é muito mais amigavel que o GWT.
Gostei bastante de alguns resultados que obtive com o flex, mas não gostei do parto pra fazer funcionar com o eclipse. Talves estivesse fazendo algo errado, não sei.
Mas no fim, eu digo assim, o GWT é mais facil se vc está habituado com Java, mas a interface do Flex é muito mais elegante.
Agora vai de vc escolher qual acha melhor.
[]'s
Mas o flex não é só em tags(MXML), tem o actionScript também, que é parecido com java,
e fazer o flex funcionar no eclipse também não é difícil, acho que não demora nem 20 minutos.e
realmente, a interface do flex é mais elegante.
Mas depende muito da necessidade também
[quote=vitinho1712]Mas o flex não é só em tags(MXML), tem o actionScript também, que é parecido com java,
e fazer o flex funcionar no eclipse também não é difícil, acho que não demora nem 20 minutos.e
realmente, a interface do flex é mais elegante.
Mas depende muito da necessidade também[/quote]
vc acha 20 minutos pouco?
huahauhauhauhuahauha
sei lá cara, eu demoro menos pq eu peguei uma classe pronto de amigo meu,
pra integrar, ai demora entr 5 e 10 minutos.
mas se a aplicação tem quer ser bonita vale a pena ficar uns 20 minutos configurando o flex (por mais intediante que seje huahauaha).
mas depois de configurado é fácil de mecher.
O que é melhor, pombo-correio ou papel de carta?
Olá carllacj, ja utilizei o gwt em um projeto, gwt e tb o gwt-ext, um ponto forde do gwt é a linguajem é bem verdade que com gwt não temos toda a api java, tipos como BigDecimal, coisas como reflexão são um desafio à parte, mas enfim antes de desenvolver os projetos minha equipe ficou cerca de 3 meses estudando o gwt , extendendo classes criando componente personalizados a fim de montar uma api e um padrão para implementação, o resultado final é que hoje e possível construir uma interface de cadastro simples e suas respectivas pesquisas, com hibernate e tudo mais em torno de 2 horas, oque acredito ser um tempo aceitável em um ambiente de produção de software, antes do gwt eu ja tinha utilizado struts, então quando conheci o gwt fiquei impressionado, quem desenvolveu pra web aplicalções tradicionais com webwork, struts, jsf, com certeza ficará entusiasmado quando conhecer o gwt ou flex, o gwt é uma alternativa sem dúvida muito interessante embora a ± um ano quando utilizei a api ainda tinha muitas deficiências que atrasaram o projeto, mas o resultado final foi excelente.
Atualmente estou trabalhando em outro projeto utilizando flex, ainda não conheço muito dele, estamos fazendo o mesmo caminho estudando a api e customizando componentes e tal, um positivo do flex em relação ao gwt é a qualidade visual superior, o sistema fica mais bonito, mas em contra partida comparar o actionscript com java, e quase um insulto, quando vc pesquisa a api e trabalha com ela percebe que na verdade esta utilizando uma linguagem de scrip mesmo, debugar e problemático, o uso de interfaces é mais limitado que no java e pra conseguir algo como reflexão ou generics tem que fazer verdadeiras brucharias.
Sem dúvida o clicar e arrastar do flex seduz o programador no começo, mas para desenvolver aplicativos sérios vc acaba precisando programar muito em actionScript então a produtividade não é nada surpreendente, no meu ponto de vista o flex é menos produtivo q o gwt mas proporciona uma qualidade visual melhor, e também tenho observado que a performace do flex é melhor, atualmente o runtime do flex é mais eficiente em rodar código actionscript do que as engines dos navegadores pra rodar o código javascript gerado pelo gwt, mas isso não é uma verdade absoluta, podemos em breve ter engines javascript melhores, a google e mozilla estão trabalhando nisso.
Existem alguns outros pontos a serem observados, como a aceitação do usuários, o crescimento da comunidade que pode influenciar na continuidade dos skds gwt e flex e as promessas ai tanto da google quanto da abobe para a evolução das tecnologias…
espero ter contribuido na sua escolha… t+
Isso depende muito do tipo de projeto que você vai desenvolver.
Flex possui muito componente pronto, e a curva de aprendizado dele é bem suave. Mas como ele é independente de backend, o GWT tem uma integração muito mais fácil com Java.
Mas em relação a User Interface, o Flex é na minha opinião a melhor alternativa RIA neste quesito.
[quote=Rafael Nunes]Isso depende muito do tipo de projeto que você vai desenvolver.
Flex possui muito componente pronto, e a curva de aprendizado dele é bem suave. Mas como ele é independente de backend, o GWT tem uma integração muito mais fácil com Java.
Mas em relação a User Interface, o Flex é na minha opinião a melhor alternativa RIA neste quesito.[/quote]
++