GWT ou FLEX?

9 respostas
C

Olá Pessoal,

Bom já conheço o GWT, mas não o Flex, gostaria de saber qual é o melhor e pq??

9 Respostas

vitinho1712

Olá carllacj, Tudo bem ?

Eu nunca cheguei a mecher com gwt, mas conheço pessoas que já mexeram tanto com
flex quanto com gwt, e todos dizem que o flex é melhor.

Eu mexo com flex já faz um tempo, e to gostando, é muito fácil de aprender, e também é
muito parecido com java, em questão de sintaxe.

Sem contar a facilidade de se fazer uma aplicação rápida e bonita.

Eu prefiro o Flex :wink:

Felagund

Eu já mexi com ambos, e vou ser sincero.

ODEIO Linguegens baseadas em Tags, com o Código escondido por traz do Flex, não me empenhei muito em mecher com o Flex, mas o GWT tem a vantagem de ser puro Java.

Mas em se falando de User-Friendly, acredito que o flash é muito mais amigavel que o GWT.

Gostei bastante de alguns resultados que obtive com o flex, mas não gostei do parto pra fazer funcionar com o eclipse. Talves estivesse fazendo algo errado, não sei.

Mas no fim, eu digo assim, o GWT é mais facil se vc está habituado com Java, mas a interface do Flex é muito mais elegante.

Agora vai de vc escolher qual acha melhor.

[]'s

vitinho1712

Mas o flex não é só em tags(MXML), tem o actionScript também, que é parecido com java,
e fazer o flex funcionar no eclipse também não é difícil, acho que não demora nem 20 minutos.e
realmente, a interface do flex é mais elegante.

Mas depende muito da necessidade também

Felagund

vitinho1712:
Mas o flex não é só em tags(MXML), tem o actionScript também, que é parecido com java,
e fazer o flex funcionar no eclipse também não é difícil, acho que não demora nem 20 minutos.e
realmente, a interface do flex é mais elegante.

Mas depende muito da necessidade também

vc acha 20 minutos pouco?

vitinho1712

huahauhauhauhuahauha

sei lá cara, eu demoro menos pq eu peguei uma classe pronto de amigo meu,
pra integrar, ai demora entr 5 e 10 minutos.

mas se a aplicação tem quer ser bonita vale a pena ficar uns 20 minutos configurando o flex (por mais intediante que seje huahauaha).

mas depois de configurado é fácil de mecher.

M

O que é melhor, pombo-correio ou papel de carta?

T

Olá carllacj, ja utilizei o gwt em um projeto, gwt e tb o gwt-ext, um ponto forde do gwt é a linguajem é bem verdade que com gwt não temos toda a api java, tipos como BigDecimal, coisas como reflexão são um desafio à parte, mas enfim antes de desenvolver os projetos minha equipe ficou cerca de 3 meses estudando o gwt , extendendo classes criando componente personalizados a fim de montar uma api e um padrão para implementação, o resultado final é que hoje e possível construir uma interface de cadastro simples e suas respectivas pesquisas, com hibernate e tudo mais em torno de 2 horas, oque acredito ser um tempo aceitável em um ambiente de produção de software, antes do gwt eu ja tinha utilizado struts, então quando conheci o gwt fiquei impressionado, quem desenvolveu pra web aplicalções tradicionais com webwork, struts, jsf, com certeza ficará entusiasmado quando conhecer o gwt ou flex, o gwt é uma alternativa sem dúvida muito interessante embora a ± um ano quando utilizei a api ainda tinha muitas deficiências que atrasaram o projeto, mas o resultado final foi excelente.

Atualmente estou trabalhando em outro projeto utilizando flex, ainda não conheço muito dele, estamos fazendo o mesmo caminho estudando a api e customizando componentes e tal, um positivo do flex em relação ao gwt é a qualidade visual superior, o sistema fica mais bonito, mas em contra partida comparar o actionscript com java, e quase um insulto, quando vc pesquisa a api e trabalha com ela percebe que na verdade esta utilizando uma linguagem de scrip mesmo, debugar e problemático, o uso de interfaces é mais limitado que no java e pra conseguir algo como reflexão ou generics tem que fazer verdadeiras brucharias.
Sem dúvida o clicar e arrastar do flex seduz o programador no começo, mas para desenvolver aplicativos sérios vc acaba precisando programar muito em actionScript então a produtividade não é nada surpreendente, no meu ponto de vista o flex é menos produtivo q o gwt mas proporciona uma qualidade visual melhor, e também tenho observado que a performace do flex é melhor, atualmente o runtime do flex é mais eficiente em rodar código actionscript do que as engines dos navegadores pra rodar o código javascript gerado pelo gwt, mas isso não é uma verdade absoluta, podemos em breve ter engines javascript melhores, a google e mozilla estão trabalhando nisso.

Existem alguns outros pontos a serem observados, como a aceitação do usuários, o crescimento da comunidade que pode influenciar na continuidade dos skds gwt e flex e as promessas ai tanto da google quanto da abobe para a evolução das tecnologias…

espero ter contribuido na sua escolha… t+

Rafael_Nunes

Isso depende muito do tipo de projeto que você vai desenvolver.

Flex possui muito componente pronto, e a curva de aprendizado dele é bem suave. Mas como ele é independente de backend, o GWT tem uma integração muito mais fácil com Java.
Mas em relação a User Interface, o Flex é na minha opinião a melhor alternativa RIA neste quesito.

D

Rafael Nunes:
Isso depende muito do tipo de projeto que você vai desenvolver.

Flex possui muito componente pronto, e a curva de aprendizado dele é bem suave. Mas como ele é independente de backend, o GWT tem uma integração muito mais fácil com Java.
Mas em relação a User Interface, o Flex é na minha opinião a melhor alternativa RIA neste quesito.

++

Criado 12 de junho de 2009
Ultima resposta 3 de jul. de 2009
Respostas 9
Participantes 7