Hashtable - O que significa ser sincronizado?

Olá pessoal, gostaria de saber o que significa ser sincronizado, estou estudando sobre Hashtable e ele é sincronizado.
Sincronizado seria uma estrutura de dados que pode ser acessada simultaneamente por vários Threads?
Eu dei uma lida sobre, mas ainda não ficou bem claro pra mim.
vlw

Justamente ao contrário. É uma estrutura que não pode ser acessado simultaneamente por duas Threads.

Agora, o problema do sincronismo é que, normalmente, HashTables não são usados em contextos multi-thread. Nem HashTable e nem list. E, para garantir que existe sincronização, há todo um processamento adicional, tanto por parte do Java, quanto do SO. Por isso, HashTables tem pior performance que os maps, na maior parte dos casos.

Entendi. A vantagem disso seria por exemplo, quando alguém remover um elemento da Hashtable e outro tentasse buscar esse elemento tudo ao mesmo tempo, ele não econtraria este elemento, porque o método de remover foi executado primeiro… certo?
A vantagem disto é para não ter este tipo de problema? Porque pode ser que duas threads acesse essa estrutura ao mesmo tempo e gere algum problema, certo?
O HashMap por exemplo, não é sincronizado, então para uma aplicação multi-thread, seria recomendável eu sincronizá-lo?
vlw

Isso mesmo.

Para uma aplicação multi-thread, desde que as threads acessem o mapa ao mesmo tempo, seria recomendável usar o HashTable no lugar do HashMap, ou sincronizar o mapa usando:

Map<Tipo, Tipo> novoMapa = Collections.synchronizedMap(mapaNaoSincronizado);

Entretanto, como eu falei, essa situação é bastante rara. Geralmente os maps e listas serão usados dentro de métodos sincronizados, o que elimina a necessidade deles mesmos o serem. E, caso você realmente precise de acesso concorrente, existem estruturas melhores no pacote java.util.concurrent.

Entendi. Bacana…