Gente veja só, eu tenho uma classe e nela eu tenho 2 campos jtextfield, criei um metodo nela para desabilitar o campo
public void desabilita()
{jt_nome.setEditable(false);
jt_dataN.setEditable(false);}
quando eu chamo ele na minha classe ele funciona perfeitamente mas o meu problema é o seguinte, quero criar uma classe separada para armazenar essa função, crio a classe tudo ok, so que quando coloco o nome do meu jtextfield ( jt_dataN e jt_nome ) ele nao reconhece pq nao tenho essas jtextfield nessa nova classe (obviamente) porém ai esta a minha dúvida como instancio o meu jtextfield nessa classe para mim poder criar um metodo de desabilitar o campo fora da classe que contem os jtextfield!
minha dúvida e mais ou menos uma herança de metodo com instanciacao de objeto! obrigado!
vejam essa e a classe que quero criar a funcao de desabilitar
public class functionCli extends Cliente
{
public void desabilitacampos()
{
jt_nome.setEditable(false);
jt_dataN.setEditable(false);
}
}
consegui! assim ela compilo porem ela n tem retorno como deixo ela invez de void com retorno que de para mim puxar de outra classe? obrigado
vejam coloquei esse comando no meu botao
private void bt_novoActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
functionCli fun = new functionCli();
fun.desabilitacampos();
}
ele nao desabilita os 2 campos ;/ !! algueim me da uma luz por favorrrrrrrrrrrrr
Para que fazer uma nova classe para isso se o método é mais simples e ainda faz parte das responsabilidades da classe?
no caso iria criar uma classe nao apenas para armazenar esse desabilitacampos ia fazer uma superclasse que seja sobrecarregada com codigos para deixa minha otra tela mais limpa! entendeu ? pode me ajudar?