Herança: utilizar ou não?

Pessoal, boa noite.

Sou iniciante em Java e tenho estudado fervorosamente essa linguagem, mas algo me gera dúvida, devo tentar extinguir completamente a herança e tentar utilizar apenas composição e interfaces?

Faço essa pergunta pois vejo comentários meio divididos, e apesar de saber que deveria me ater ao curso que estou fazendo, acabo indo procurar, o que pode dificultar um pouco já que vejo muitas opiniões divergentes do mesmo assunto.

Desde já, agradeço!

O ideal é você postar seu caso. Não coloque a tecnologia na frente da necessidade.

Entendo. Não tenho um caso, apenas surgiu essa dúvida, mas de fato, não posso colocar a tecnologia na frente da necessidade que possa vir a surgir. Obrigado!

Se você usar JFrame você já está usando herança, mas o seu conceito dependendo do que você aprendeu pode ser complicado, pois você vai conhecer métodos abstract, implement, extends, @Override, etc, cada um com sua função. Eu particularmente recomendo não querer pular etapas, aconselho se quer aprender mais rápido que um professor está ensinando, então adquira uma apostila, pode ser uma que tenha na internet, e siga os exemplos desde o começo e procure fazer pelo menos +5 programas diferentes com cada exemplo, assim fica mais fácil de realmente entender.

1 curtida

Vou tentar ilustrar isso tomando a liberdade de colocar na discussão um outro ponto bem crítico de quem começa a estudar OO: if bom é if morto!.
O que isso significa?
Significa que não devemos, dentro de OO, usar ifs de maneira indiscriminada.
Da mesma maneira, devemos ter parcimônia ao cogitar herança.
Não é melhor usar composição/agregação?
Não é melhor usar implementação?
Se você analisar o que precisa desenvolver e identificar que uma composição ou implementar uma interface é mais adequado, sempre opte por tais soluções.
A última alternativa é estender.
Logo, não devo estender JFrame?
Sim! Este é um exemplo de “if morto”.